Como trabalhar o lúdico e a versatilidade no quarto infantil

Quarto infantil precisa encantar, ser funcional e, principalmente, bem planejado na altura e na medida dos móveis. Pensar muito no uso que a criança vai fazer deste espaço e não somente na estética.

No universo criança entram os bebês, crianças e adolescentes. Para cada etapa da vida desses pequenos, a concepção do quarto varia muito. O ideal é que algumas coisas possam ser aproveitadas até boa parte da vida dessa criança.

Crie um ambiente colorido e que atenda os desejos da criança

Os móveis devem ser feitos para a criança, tudo tem que ser adequado ao que ela realmente gosta de fazer e trazer o lúdico sempre. Qual o universo que essa criança gosta? Qual a cor preferida? Brincar com a parte da marcenaria e criar no quarto o ambiente para ela poder se sentir segura, relaxar e se divertir.

Deixar este espaço com o jeitinho dela, para que ela se sinta à vontade e nem ofereça riscos de bater a cabeça, cair, tropeçar etc. “É um mix de lúdico com praticidade e também um pouco de segurança também, entendendo a proporção dessa criança”, acrescenta Marília Veiga.

Para isso, é importante antes de criar o quarto infantil, ouvir a criança, saber o que ela gosta, quais personagens, para então pensar no projeto de decoração para este dormitório. “Gostamos de apresentar um projeto em 3D para os pequenos. Assim eles vão entendendo o projeto e fazendo parte”, conta Marília.

O móvel deve ser solto e adaptável para cada momento ou que possa ser facilmente substituído. Pensar em um armário que possa ser modulado de forma diferente depois de um tempo. Um berço que será transformado em cama. Uma cama feita para o tamanho da criança, ou que parte dela vire também uma mesa para ela desenhar.

Depois de um tempo a criança vai crescer e o quarto deve ter uma escrivaninha para fazer lição, pensar em cadeiras que facilmente toquem os pés no chão e feitas de forma ergonômica para cada fase.

Para o quarto infantil, é preciso pensar no tema e em cores que equilibrem o ambiente. “Os móveis em marcenaria, planejados, precisam trazer alguma graça. Gostamos muito de fazer um céu de estrelas com LED, já criamos um palco no quarto de uma criança que gostava de teatro. É tudo muito lúdico, divertido e repousante ao mesmo tempo”, diz.

Gosta de bichos? Floresta, brincar de índio, qual super-herói ou personagem favorito? Nessa hora pode abusar do papel de parede, criar algo criativo com a cama, como cabaninha, escorregador. Trazer a decoração para o todo do quarto, desde os armários, cortinas, piso.

Na fase da pré-adolescência uma penteadeira com luzes de camarim, lugar para televisão e games para os adolescentes. Pensar muito bem em lugares que possam guardar desde os brinquedos, nichos para livros, gavetas para cadernos, prateleiras com livros, onde será colocado o computador e como será resolvida a infraestrutura para toda a fiação também.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Quer FAZER SEU projeto como A GENTE?

Conteúdos Relacionados

Projeto Apartamento Bela Vista

Antes Depois FICHA TÉCNICA DO PROJETO LocalizaçãoBela Vista – SP Tamanho435 m² O que foi feito: Projeto Gestão e acompanhamento dos fornecedores Automação Residencial Reforma

Leia mais

Projeto Casa Vila Madalena

Antes Depois FICHA TÉCNICA DO PROJETO LocalizaçãoVila Madalena – SP Tamanho500 m² O que foi feito: Projeto Gestão e acompanhamento dos fornecedores Compra de Mobiliário,

Leia mais

PROJETOS