fbpx
apartamento pós divorcio

Apartamento após o divórcio: nova identidade para uma nova fase

apartamento pós divorcio

A separação é um momento muito delicado na vida de uma família. Apesar de todo o desgaste emocional que envolve, ainda há medidas práticas a serem tomadas, como a busca de um novo apartamento após o divórcio. Nesse sentido, o objetivo maior é encontrar um local confortável para viver e receber os filhos, no qual se tenha privacidade e liberdade para construir novas memórias. 

Mas, as pessoas que saem de uma relação não precisam passar por isso sozinhas. Seja para a escolha desse novo apartamento, bem como sua adequação às novas necessidades e decoração, pode contar com a nossa ajuda! 

Afinal, geralmente trata-se de um processo trabalhoso e que toma tempo. Aliás, em especial os homens não gostam ou não têm conhecimento para todo o processo. Por exemplo, escolher os móveis, a paleta de cores da decoração, criar os espaços perfeitos para os filhos, ou montar uma cozinha.

Mas, embora as mulheres tenham uma afinidade maior com essas questões, talvez, dadas as circunstâncias, seja um momento em que elas também precisam de um suporte. 

Portanto, é importante ter em quem confiar para que tudo fique confortável, bonito e funcional. Então, é sobre isso que vou falar hoje.

Quem são os recém divorciados?

Um divórcio pode ocorrer em qualquer fase da vida de um casal e pelos mais variados motivos. Aliás, o isolamento social e a obrigatoriedade de uma convivência maior dentro de casa devido à pandemia potencializaram o desgaste de relações que já não caminhavam bem, conforme relatado por casais que firmaram suas separações em 2020.

Assim, os divórcios consensuais em cartórios aumentaram 54% entre maio e julho do ano passado, de acordo com levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF). 

Em geral, a maioria das separações acontece quando os homens já têm sua carreira profissional muito bem sucedida e estável. Ou seja, isso ocorre em torno dos 40 anos de idade, quando já existem um ou dois filhos, que são diretamente afetados pela decisão do casal e precisam ter sua presença contemplada na nova residência do pai. 

Geralmente, as mulheres são um pouco mais novas, na faixa dos 30, 35 anos de idade. Dessa forma, algumas já têm suas carreiras profissionais bem estabelecidas, outras optaram por abrir mão do trabalho fora de casa para se dedicarem integralmente aos filhos. 


apartamento após o divorcio

Apartamento após o divórcio: o que as pessoas buscam nessa nova fase? 

Após uma separação, o desafio de cada um é se reconhecer como um indivíduo. Ou seja, essa identidade precisa ser, de alguma forma, resgatada. Afinal, acaba por ficar latente depois de alguns anos compartilhando a vida, as escolhas, as decisões e, claro, a casa. 

Por isso, a nova moradia deve refletir quem é esse indivíduo e ser o ponto de partida dessa nova etapa. 

apartamento apos o divorcio

Privacidade

Todo mundo precisa de privacidade, mesmo quando a casa é compartilhada com outras pessoas, não é mesmo? Agora, quando você acaba de encerrar um relacionamento, ter momentos de qualidade consigo mesmo é fundamental para reorganizar os pensamentos e sentimentos. 

Dessa forma, o novo lar precisa suprir essa necessidade, ainda que a pessoa tenha filhos, que passam algum tempo junto. Então, quando estiver em busca de um novo apartamento, pense em qual seria o melhor espaço ou a melhor forma de assegurar sua privacidade. 

 

apartamento novo

Liberdade

Assim como é muito importante se dar um tempo para compreender o momento e olhar para o futuro, o novo apartamento precisa contemplar também a liberdade de cada pessoa. 

Ou seja, a partir de agora vai se desenhar uma nova rotina. Diante disso, é preciso ter autonomia para fazer seus próprios horários, receber visitas, ler, ouvir música e curtir seus hobbies sem interferências. 

Afinal, tudo isso também faz parte do processo de autoconhecimento pelo qual se passa após a separação. Portanto, é preciso que o novo lar possibilite – e até mesmo favoreça – essas atividades tão importantes no processo de reconstrução da identidade.

apartamento após o divorcio

 

Filhos 

Se a pessoa divorciada possuir filhos, o novo apartamento terá que ser preparado para recebê-los. Seja apenas aos finais de semana, ou ainda de outra forma prevista pela guarda compartilhada. Aliás, é cada vez mais comum os pais dividirem com as mães os cuidados com os filhos mesmo durante a semana

Nesse sentido, ter os filhos em casa significa mais do que ter um local para que eles possam dormir tranquilos. Isto é, é preciso pensar nas necessidades de cada um, de acordo com a idade, levando em consideração as diferentes personalidades, estilos e atividades. Afinal, eles precisam se sentir acolhidos, bem recebidos e queridos nas casas do pai e da mãe, especialmente em um momento que também é difícil para eles. 

Por exemplo, crianças em idade escolar e adolescentes precisam de um espaço para os estudos, que pode ser projetado dentro do quarto ou no home office. Por outro lado, os menores precisam de espaço para brincar e também de local para armazenar os brinquedos. 

 

apartamento após o divorcio

Home Office

Ter um escritório em casa, um espaço para a biblioteca, um local mais isolado e silencioso para falar ao telefone ou fazer uma reunião sempre foi interessante. Mas, o home office se tornou praticamente indispensável com a pandemia e esse é um caminho sem volta. 

No entanto, existem diversas opções incríveis para a área de trabalho dentro de um apartamento. Por exemplo, ela pode estar integrada com a sala, com o quarto ou ser um espaço totalmente independente: e essa, talvez, seja a melhor opção para quem tem filhos.  

Por isso, é importante ter essa necessidade bem definida em mente na hora de escolher o novo lar.

apartamento após o divorcio

Identidade 

Assim, como já foi dito, após o divórcio a pessoa precisa se redescobrir, se reconectar com seus gostos e preferências particulares. Enfim, encontrar sua identidade

Então, isso se reflete diretamente no projeto de decoração do novo apartamento, nas cores e no mobiliário a ser utilizado. 

Por exemplo, se é um apreciador de vinhos, de cervejas especiais ou mesmo de cafés, é interessante criar um espaço no qual esse hobbie possa ser explorado da melhor forma possível. 

Da mesma forma, se gosta de jogar videogame ou assistir séries e filmes, como forma de se desligar do mundo externo e das pressões diárias. Nesse caso, é interessante pensar em uma sala de TV que tenha uma acústica projetada a fim de tornar essa experiência ainda melhor.

Do mesmo modo, se gostar de cozinhar, isso também precisa ser considerado no projeto da cozinha! Ainda mais se o propósito for de receber constantemente a família e os amigos para desfrutar de almoços e jantares.

Ou seja, a escolha e definição do projeto do novo apartamento é o momento de olhar para si e pensar o que realmente gostaria de ter na nova casa. 

apartamento após o divorcio

Pontos de atenção importantes no processo de escolha do apartamento após o divórcio

Em geral, quando um casal está montando seu apartamento, tomam as decisões em conjunto. Aliás, é comum também que muitas das definições do projeto fiquem a cargo da mulher, junto ao profissional de interiores. 

Por isso, no momento de escolher um apartamento após o divórcio há uma certa dificuldade em pensar na nova residência e em tudo que gostariam que ela tivesse. 

Então, seja qual for o seu perfil, veja algumas dicas que eu enumerei com o objetivo de clarear as ideias e ajudar em todas essas escolhas:

Quer saber como
transformamos apartamentos após o divórcio?

apartamento após o divorcio

1. Avalie as características do bairro e do condomínio

A localização do imóvel é muito importante e a segurança, fundamental. Não apenas ao sair e entrar, como também nas áreas comuns e de lazer, que serão utilizadas pelas crianças.  

Por isso, busque um apartamento em condomínio com portaria, monitoramento por câmeras, segurança 24 horas. 

Outra coisa, não se esqueça de analisar bem o entorno. Ou seja, é preciso saber se o bairro tem um bom comércio, se vai ser necessário utilizar o carro mesmo para pequenas saídas, como ir até a padaria ou à farmácia ou se isso pode ser feito a pé. 

A saber, outro fator a ser considerado é a distância para o trabalho, pois isso impacta diretamente na rotina. Além disso, avalie o tempo de deslocamento para a residência dos filhos, suas escolas e outras atividades desempenhadas por eles, principalmente se a guarda for compartilhada. 

Afinal, economizar tempo de deslocamento em cidades urbanas, como São Paulo, é sinônimo de qualidade de vida

 

apartamento após o divorcio

 

Faça um projeto com a sua cara: imprima sua personalidade 

Sua casa precisa refletir você. No entanto, é perfeitamente compreensível que alguém que permaneceu casado por alguns anos e é recém divorciado não saiba muito bem o que é exatamente a sua cara. Além disso, existe também um processo de reconstrução  e redescoberta em andamento, pelo qual homens e mulheres passam. 

Por isso, para ajudar na criação desse novo lar é que você pode contar com a gente. Nosso time vai descobrir e também ajudar você a saber o que tem a ver com a sua personalidade, de acordo com seu novo momento e as novas demandas que se apresentam.

Assim, você pode ter tranquilidade quanto às obras que forem necessárias: nós cuidaremos de tudo bem de perto, mantendo o cronograma e o orçamento aprovados por você.  

apartamento após o divorcio

2. Planeje as etapas 

O planejamento é o pontapé inicial de um projeto. Diante disso, um projeto de interiores pode ser organizado em 5 etapas: briefing, layout, orçamentos, gerenciamento e produção.

Primeiramente, temos o briefing, que é aquela reunião inicial com o cliente, na qual captamos a maior quantidade de informações sobre suas necessidades e desejos. Ou seja, é quando o ajudamos a identificar seus gostos e preferências em termos de cores e acabamentos.

Já o layout é o modelo em 3D do projeto, contemplando tudo que foi dito na reunião de briefing. Assim, é possível que  o cliente consiga visualizar os detalhes, esclarecer dúvidas e solicitar alterações. 

Então, com tudo definido, nós elaboramos o projeto executivo e fechamos o orçamento total do projeto, que é apresentado ao cliente junto com o prazo de execução do mesmo. 

Em seguida, partimos para fazer o gerenciamento da obra: cuidamos do cumprimento de todos os prazos e orçamentos, serviços e fornecedores. Tudo isso para garantir a máxima qualidade, de forma que você não tenha com o que se preocupar. 

Por fim, a última etapa é a produção. Aqui é quando a casa ganha vida, através da decoração. Por exemplo, o mobiliário, as obras de arte, esculturas e objetos decorativos: todos são escolhidos com a curadoria do nosso time, com um olhar apurado que irá traduzir a sua personalidade.

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

apartamento nova fase

3. Evite dor de cabeça: tenha ajuda especializada 

Tendo em vista todas essas etapas que acabei de mencionar, dá para se ter uma ideia de porque é tão importante contar com uma ajuda especializada neste momento.

Ainda mais lembrando que trata-se de uma fase delicada da vida, na qual muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, muitas pessoas e sentimentos estão envolvidos. Ou seja, você precisa manter o seu foco naquilo que é prioridade, enquanto a gente cuida da sua nova casa

Assim, imagine só se, além de todas as demandas que você já tem, precisasse ainda coordenar todos os fornecedores, compras, entregas de material, instalações, horários, prazos e pagamentos! Com certeza você não precisa desse estresse adicional.

Apartamento após o divórcio: veja algumas inspirações para essa nova fase 

Dentre tantos projetos que já tivemos o prazer de assinar, selecionei três apartamentos para relembrarmos juntos aqui. 

 

Apartamento na Vila Mariana

Em primeiro lugar, trago um imóvel de 250m2 na Vila Mariana, do qual cuidamos desde o princípio. Esse projeto abrangeu automação, reforma civil, iluminação, gerenciamento da obra, compra de mobiliário, especificação de marcenaria e, claro, a produção final. 

 

 

Aqui, uma coisa interessante de destacar é que o cliente queria uma área social integrada, mas também um espaço no qual pudesse degustar vinhos e fumar charuto. Então, optamos pela colocação de uma porta de vidro com corrimento no teto, sem divisões no piso. 

 

Apartamento no Ibirapuera

Em segundo lugar, o projeto que quero relembrar é de um apartamento super amplo no Ibirapuera. Com 320m2, o apartamento possui dois terraços. Então, um deles foi integrado ao living e ganhou um bar com adega, espaço perfeito para relaxar ao final do dia, apreciando a vista da cidade.

 

 

Já o segundo terraço foi transformado em uma área com churrasqueira e mesa para receber os amigos. Nesse caso, as cores ganham um destaque especial no mobiliário e marcenaria. 

 

Apartamento no Itaim

Por fim, a terceira inspiração de hoje é um apartamento no Itaim Bibi, de 170m2. Iniciamos o projeto com o apartamento recém entregue, ainda no contrapiso e a integração da área social foi o foco.

Aqui, a marcenaria personalizada em tons claros no Home Theater, com estante iluminada por led, deixou o ambiente amplo, sofisticado e aconchegante. Além disso, com uma paleta de cores mais neutras, os toques de cor ficaram por conta dos vasos e outros objetos decorativos. 

Portanto, seja qual for a sua necessidade, nós podemos ajudar a criar o lar perfeito para uma nova fase! Afinal, esse será um lugar para você criar novas memórias e escrever uma nova história, sem deixar de lado o conforto e a sofisticação. Entre em contato com a gente

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. O atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso , afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes