fbpx
Apartamento na planta vale a pena?

Apartamento na planta vale a pena? Entenda as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta.

Reformar Apartamento Antigo

Muitas vezes a aquisição de um imóvel é a realização de um grande sonho, o start para o início ou crescimento de uma família. Então começa a busca pelo local ideal, muitas pesquisas em sites, visitas a imobiliárias e stands de venda. Aliás, será que comprar um apartamento na planta vale a pena ou é melhor escolher um imóvel usado e reformar? 

Decerto existem vantagens e desvantagens em qualquer uma das transações e, claro, reformas são sempre um enorme investimento financeiro, de tempo e de energia. Aliás, aqui no blog tem um texto que fala se vale a pena reformar um apartamento antigo ou usado, que pode ajudar você a tomar a sua decisão. Mas no post de hoje eu vou me concentrar em falar se vale a pena escolher um apartamento na planta. 

Embora a pandemia tenha afetado inúmeros setores da economia, a venda de imóveis de luxo e de alto padrão não foi afetada. Aliás, ela teve um aumento nesse período, motivada pela baixa taxa Selic, a necessidade de se ter mais espaço, já que as famílias estão mais tempo em casa, e também pela oportunidade de investimento. 

Assim, a venda de imóveis de alto padrão e de luxo superou todas as expectativas, uma vez que independe da situação econômica geral. Porém, a maioria das pessoas buscava imóveis já prontos para morar, dada a necessidade do momento. Mas, mesmo assim, os lançamentos continuam surgindo em todo o país e é importante saber se vale a pena comprar um apartamento na planta.

Vantagens de comprar apartamento na planta

Em primeiro lugar, vale lembrar que quem tem tempo e consegue esperar 2 ou 3 anos até a construção ser finalizada, pode se beneficiar bastante de uma compra na planta. Dentre as principais vantagens de se adquirir um imóvel assim está o valor, que, geralmente, é cerca de 20% menor do que o de um apartamento já finalizado. 

Além disso, existe uma possibilidade maior de negociação direto com a construtora, seja para pagamento à vista ou parcelado, uma opção para aqueles que preferem manter o valor investido e rendendo até a hora das chaves, por exemplo.

Ainda mais, o imóvel pode valorizar entre 20% e 50% até ficar pronto, de acordo com informações do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), ou seja, é uma boa opção também para aqueles que desejam investir ou mesmo morar no imóvel. Assim, sabe que no momento em que for trocar o apartamento receberá um valor bem maior do que aquele que foi pago. 

Apesar da viabilidade de se fazer uma reforma em qualquer apartamento (novo ou usado), durante a construção existe a possibilidade de personalização da planta, dentro de algumas opções fornecidas pela construtora. Assim, você reduz a quantidade de obras civis após a entrega das chaves, economizando tempo e outros recursos. 

Ainda mais, outro fator que conta muito nesses casos é adquirir um apartamento mais atual, com uma arquitetura singular, muitas vezes assinado por escritórios renomados, mais moderno e com uma série de diferenciais que só um projeto novo pode oferecer.

Novos empreendimentos em São Paulo 

Nesse sentido, muitos novos empreendimentos estão surgindo na capital paulista com essa arquitetura diferenciada que falei a pouco. Por exemplo, o Casa Lafer, no Itaim, com seu enorme terraço arredondado, 424m2 privativos, 4 suítes, 5 vagas na garagem, um pé direito de 3 metros de altura e diferentes opções de planta.

Da mesma forma, podemos destacar o Edifício Ibaté e seu estilo moderno, localizado nas proximidades do Parque Ibirapuera, com 480m2, 4 suítes e 5 vagas, com 4 opções de plantas que proporcionam espaços amplos e com muita iluminação natural.  Além disso, o Reserva Alto de Pinheiros/Manacá é um premiado empreendimento de prédios mais baixos, cujos apartamentos podem ser de três ou quatro dormitórios, uma a quatro suítes, com 3 ou 4 vagas, com 191m2 a 369m2 de área útil, sem vigas e pilares, com plantas flexíveis, janelas do chão ao teto e muitos outros atrativos.

Quer saber como
transformamos apartamentos antigos?

Desvantagens de comprar na planta

Por outro lado, se você tem um prazo determinado para a mudança, muito provavelmente a aquisição de um imóvel na planta não seja a sua melhor opção. Aliás, essa pode ser a maior desvantagem no seu caso. 

Além disso, também é preciso pensar bem antes de assinar o contrato, porque, em caso de desistência, perde-se boa parte do valor já investido. Assim como o documento também prevê atrasos na entrega, o que merece atenção, já que pode interferir nos seus planos.

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

O que ter em mente antes de comprar um apartamento na planta?

 

1. A construtora

 

Já que estou falando sobre o contrato, é imprescindível que você escolha bem a construtora que vai dar forma ao seu sonho, tanto do ponto de vista de solidez e confiabilidade, quanto relacionado ao que ela de fato entrega em termos de qualidade, beleza, tecnologia e segurança. Por isso, também é interessante conhecer outros empreendimentos já entregues. 

 

2. Localização

 

Da mesma forma, tenha atenção com a localização do novo apartamento, se está perto do trabalho, da escola das crianças, do clube, com fácil acesso ao aeroporto e às principais avenidas da cidade, a shoppings e a outros comércios de interesse. Ademais, verifique o trânsito no entorno, para chegar e sair do bairro, assim como o risco de enchentes, afinal esses problemas podem afetar até mesmo os bairros mais nobres. 

 

Além disso, ter uma ideia de como seguirá o desenvolvimento da vizinhança é fundamental para que você não tenha surpresas desagradáveis quando receber as chaves. Por exemplo, descobrir que um novo prédio irá ocultar a vista pela qual você se encantou no ato da compra ou que irão construir um centro comercial, que irá impactar na circulação de pessoas e carros. 

 

3. O condomínio 

 

Similarmente, verifique tudo que o empreendimento tem a oferecer em termos de lazer e segurança, com uma visão de longo prazo, caso o seu objetivo seja morar neste apartamento. 

 

Por exemplo, se ele vai atender as necessidades dos seus filhos quando forem adolescentes da mesma forma que atende enquanto são crianças ou se a quantidade de vagas de garagem será suficiente quando todos já estiverem dirigindo, entre outras questões a se analisar. 

 

4. Ajuda de um especialista 

 

A saber, é bastante válido você contar com um consultor imobiliário para encontrar as melhores oportunidades de acordo com os seus interesses e possibilidades. Assim, você poupa tempo de pesquisa e de visita a muitos stands (embora esse processo tenha lá seus atrativos!), mantendo o foco naqueles empreendimentos já pré-selecionados e mais alinhados com o que você pretende.  

 

Além disso, se você estiver em dúvida entre 2 ou 3 empreendimentos e quiser uma ajuda, uma análise e indicação de qual planta é melhor e das possibilidades desse projeto, pode contar com a gente também! 

5. Visão de futuro 

Enfim, para que a sua escolha seja mais assertiva, o ideal é que ela seja feita com um olhar no futuro e não no presente, e até de forma mais racional e menos emocional, embora seja muito gostoso visitar um decorado e começar a se imaginar lá dentro! 

Transformando um apartamento no apartamento dos seus sonhos

Enfim, com as chaves em mãos é hora de partir para a etapa final dessa grande realização: transformar um apartamento no seu lar perfeito! Para isso, tenha em mente que uma reforma pode ser bem estressante para quem não tem experiência ou pretende fazer sem a ajuda de um time especializado em design de interiores. 

Por outro lado, você sabia que pode contratar os nossos serviços antes mesmo de pegar as chaves? Aliás, a nossa equipe pode acompanhar você na vistoria que acontece antes da entrega das chaves, para verificar se está tudo ok com a construção, por exemplo, com os caimentos de banheiros e terraço. 

Assim, não existe um momento certo de fechar o seu projeto, tanto que muitos clientes nos procuram ainda durante a construção, principalmente se a construtora oferece a possibilidade de personalização da planta. Mas, podemos dizer que com pelo menos 6 a 4 meses de antecedência, considerando a data de entrega do imóvel, é um bom período, pois conseguimos ganhar tempo nas etapas iniciais, como o briefing, a criação e aprovação dos layouts em 3D. 

Então, poderemos iniciar as obras logo que as chaves estejam disponíveis. De fato, quando se compra um apartamento na planta é preciso lembrar que ele é entregue praticamente “pelado”, apenas com revestimentos nas áreas molhadas, ou seja, banheiros, cozinha e área de serviço, sendo que na grande maioria dos casos esses não agradam os futuros moradores e precisam ser substituídos. Porém, olhando pelo lado positivo, essa mesma razão acaba sendo uma vantagem, porque pouca coisa precisará ser demolida e retirada do imóvel! Assim, é fundamental prever também o seu budget para o projeto de interiores e dominar o planejamento da obra.

Inspirações Marília Veiga Interiores 

Ao contratar a Marília Veiga Interiores, você terá a certeza de que:

  • o seu apartamento será único, pois o projeto é totalmente personalizado;
  • a estética estará alinhada à sofisticação, ao conforto e à funcionalidade;
  • o cronograma da obra e o prazo de entrega final serão respeitados;
  • indicaremos os melhores fornecedores e materiais de alta qualidade;
  • tudo será executado com excelência e sob a nossa supervisão;
  • você não precisará se preocupar com nada;
  • seu orçamento não irá estourar!

Então, agora quero convidar você a conhecer dois projetos de apartamentos que fizemos do zero, a partir do contrapiso, nossa especialidade!

O primeiro é um apartamento de 250m2 na Vila Mariana, em São Paulo, no qual fizemos o projeto de interiores, o acompanhamento da reforma civil, a gestão dos fornecedores, escolha de acabamentos, automação, iluminação, especificação de marcenaria, aquisição de mobiliário e itens de decoração e, claro, a produção final, com muita sofisticação e alto padrão de qualidade. Neste caso, um diferencial é a automação, permitindo que a iluminação, o ar-condicionado e as TVs sejam controlados pelo celular. 

O segundo projeto que destaco hoje é de um apartamento incrível no Palazzo Del Imperatore, nos Jardins, com 550m2, que também pegamos no contrapiso, fizemos o projeto de interiores e cuidamos de todas as etapas, até a produção final. Assim, os clientes receberam um lar aconchegante, atual e com muito espaço para receber os amigos, como eles queriam.  

Enfim, comprar um apartamento na planta é realmente uma grande oportunidade para quem pode esperar um pouquinho mais para realizar esse sonho. Então, conte com a gente nesse projeto!

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. O atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso , afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes