fbpx
Apartamento para recém casados

Apartamento para recém casados: montando o apartamento dos sonhos

Apartamento para recém casados

 

Hoje vou falar sobre o que é preciso pensar na hora de montar um apartamento para recém casados. Afinal, a decisão de compartilhar a casa com alguém é um grande passo, ainda mais importante quando se trata do início de uma vida a dois. 

Assim, a escolha do endereço, as reformas, a decoração, tudo é uma delícia! Mas, também pode ser um desafio alinhar todas as vontades e necessidades. Além disso, um fator crucial é o tempo. Portanto, é preciso haver um cuidado extremo com o cronograma de tudo, para que os recém casados não corram o risco de ter que passar uma temporada morando em um hotel, até que a obra seja finalizada. 

Por isso, é muito bom poder contar com a ajuda de profissionais especializados no gerenciamento de tudo isso. Certamente eles vão ajudar vocês a fazerem as melhores escolhas, otimizando tempo e custos

Hoje, eu quero compartilhar com vocês algumas dicas, que tornarão essa fase deliciosa em uma experiência incrível para o casal. Então, farei praticamente um roteiro, com tudo que vocês precisam ter em mente para realizarem o sonho do apartamento para recém casados perfeito! Vamos lá!

Apartamento para recém casados

Em primeiro lugar: pensar nos objetivos do casal 

Antes de tudo, para que a escolha do imóvel seja acertada, vocês precisam saber o que esperam deste novo lar. Aliás, eu sempre falo isso aqui no blog e pode até parecer óbvio, mas é porque de fato esse é o ponto de partida

Ou seja, apenas conhecendo os desejos de ambos e alinhando tudo isso o quanto antes, é possível escolher o imóvel e desenvolver um projeto pelo qual realmente se apaixonem. Isto é, que seja capaz de atender às suas necessidades e, ainda mais, que seja um local no qual anseiam estar e compartilhar.  

Assim, vamos passear pelos principais objetivos que devem ser considerados pelos recém casados:

 

Apartamento para recém casados

Receber visitas 

Primeiramente, vocês gostam de receber amigos e familiares? Então, se a resposta for “sim”, lembrem-se: vocês vão precisar de espaço para isso! 

Nesse sentido, é interessante pensar na integração da cozinha com o living e a varanda, de acordo com as possibilidades oferecidas pela planta do apartamento. 

Construir uma nova identidade 

A união do casal é também a união dos gostos pessoais, dos valores, tradições e costumes de cada um. Por isso, vai surgir uma nova identidade, que pertence aos dois: a identidade do casal

Então, o novo apartamento é o local no qual essa terceira identidade vai ser construída. Assim, ao final, cada espaço da casa deverá refletir essa identidade, na prática, de forma imediata. Portanto, nesse momento é preciso haver muitas conversas e trocas de informações, com sinceridade e compartilhamento de opiniões. Afinal, o resultado final precisa agradar o casal, individualmente e coletivamente.

 

Apartamento para recém casados

Um espaço para relaxar 

Chegar em casa ao final de um dia cansativo de trabalho tem que ser uma alegria, não é mesmo? De fato, é como se você chegasse em seu refúgio, em seu porto seguro. Por isso, é importante ter espaços para relaxar e fazer o que mais gostam: seja juntos ou separadamente. 

Acima de tudo, que esteja de acordo com a forma como vocês relaxam e recarregam suas baterias. Então, talvez o ideal seja ter uma hidromassagem ou Jacuzzi. Mas, há quem prefira um espaço para leitura, ou ainda uma sala de TV com equipamentos de última geração. 

Além disso, os hobbies de cada um também devem entrar nessa equação. Por exemplo: gosta de cozinhar? Vale investir num espaço diferenciado, moderno e fora do comum para executar suas receitas!

 

Apartamento para recém casados

Qualidade para trabalhar

Como precisa ser a área de trabalho de vocês? Aliás, a pandemia nos mostrou como é importante reservar um espaço para o home office no projeto. Tanto para quem trabalha full time de casa, como também para momentos excepcionais, como esse que vivemos. 

Nesse caso, a marcenaria customizada pode apresentar a melhor solução para quem opta por inserir o home office na suíte do casal ou integrado à sala. 

 

Pets

O casal tem pets? Em caso positivo, é importante pensar na segurança dos bichinhos, especialmente dos gatos, que são mais aventureiros e exploradores! Aqui, talvez seja necessária a instalação de redes de proteção.

Igualmente, algumas soluções para os bichinhos podem ser incorporadas ao projeto da marcenaria personalizada. Por exemplo, brinquedos, caminhas, casinhas e potes de alimentação e água. Isso confere um ganho enorme, tanto para a organização do apartamento quanto para a estética em si, que fica mais uniforme.

 

Apartamento para recém casados

Filhos 

O casal possui filhos ou pretende iniciar a multiplicação da família neste imóvel? Então, conforme for o planejamento familiar, é preciso considerar o tamanho do imóvel. Afinal, nos casos de família grande (ou se for esse o plano) um imóvel de maior metragem vai evitar uma nova mudança em um curto prazo. Bem como elimina a necessidade de uma nova reforma. 

Mas, considere que bebês, crianças e adolescentes têm necessidades bem diferentes, em muitos sentidos! Então, seja quanto à rotina, espaço de circulação, área de armazenamento, brinquedoteca, área de estudos, tamanho dos guarda-roupas… tudo muda de acordo com a faixa etária! 

Por isso, todos esses fatores devem ser listados e analisados neste levantamento preliminar.

 

Apartamento para recém casados

Originalidade do projeto 

Acima de tudo, o que há de mais interessante em se fazer um projeto de interiores para o novo apartamento é a sua originalidade. Afinal, ao incorporar os elementos relacionados ao estilo de cada um, o novo lar se torna único, ainda que a planta seja a mesma de outras unidades do prédio. 

2. Organizar as etapas do processo 

A princípio é preciso alinhar as ideias, gostos e necessidades do casal. Agora, é hora de planejar de forma detalhada como se dará o processo de transformar um apartamento em seu novo lar. 

 

Apartamento para recém casados

Por onde começar? 

Antes de tudo, é importante que o casal pense na opção de ter ajuda profissional especializada. Assim, é preciso considerar que essa decisão pode encurtar o trajeto e evitar dores de cabeça. 

Então, avalie as vantagens de optar por ajuda especializada:

  • Você terá opiniões valiosas sobre as possibilidades do projeto;
  • Terá a tranquilidade de ter sempre alguém focado no gerenciamento da obra;
  • Contará com uma empresa experiente para orientar escolhas de materiais e fornecedores;
  • Terá ainda a garantia do cumprimento de prazos;
  • Você poderá contar com alguém no controle do orçamento;
  • Terá um time de profissionais para ajudar o casal a combinar os gostos, deixando o projeto de fato com a cara dos dois. 

 

Apartamento para recém casados

Briefing 

Em primeiro lugar, temos o briefing. Aqui é o momento do projeto em que os gostos e estilos se encontram com as necessidades e desejos de ambos. 

Aliás, muitas vezes o casal nem conhece o próprio estilo. Ou, ainda, está inseguro sobre ele. Então, é nesse momento que o profissional de interiores vai usar sua expertise a fim de ajudá-los a identificar e combinar suas preferências.

Além disso, é também a ocasião em que dúvidas são sanadas. Ou seja, aqui o casal que está decorando o apartamento pela primeira vez pode captar referências, aprender sobre materiais, cores e de que forma isso tudo pode ser harmonizado.

Para isso, acontece uma reunião do casal com o profissional de interiores. Assim, as decisões tomadas nesta primeira etapa irão nortear todo o projeto. 

 

Layout 

Em seguida, tendo o briefing como base, é hora de elaborar algumas opções de layout e isso é feito por meio de imagens em 3D. Dessa forma, é possível visualizar detalhes que foram conversados e ter uma visão um pouco mais concreta de como tudo ficará após a execução.

 

Apartamento para recém casados

Orçamento 

Por fim, com o layout escolhido e aprovado, são feitos os projetos executivos, aqueles que guiarão a obra e todos os fornecedores envolvidos.

Então, no projeto executivo serão detalhados as partes:

  • elétrica, 
  • hidráulica, 
  • civil, 
  • automação, 
  • marcenaria. 

Assim, a partir daí, é possível fazer todas as cotações de serviços e também de materiais que serão utilizados e fechar o budget total do projeto. 

De antemão, vale ressaltar a importância em cumprir essa etapa de forma criteriosa, realista e bem completa. Ainda mais se o casal não tiver contratado o profissional de interiores, que pode cuidar de tudo com mais assertividade. 

Quer saber como
transformamos apartamentos?

Gerenciamento 

Outra fase do projeto em que o profissional de interiores faz toda a diferença é no gerenciamento das obras. Afinal, além da gestão de tudo que será feito, ele também coordena as pessoas envolvidas: compras, entregas, fornecedores, instalações.

Além disso, o profissional atua para garantir que o orçamento e os prazos sejam cumpridos. Dessa forma, você terá a entrega final do projeto no tempo acordado e seguindo os interesses do casal. 

Então, imagine ter que lidar com tudo isso e ainda os detalhes de um casamento, por exemplo? Por isso, é fundamental que o cronograma esteja muito bem ajustado. Assim, vocês não correm o risco de voltar da lua de mel e o apartamento não estar pronto, por exemplo.

 

Apartamento para recém casados

Produção 

A produção é uma delícia! Mas, também significa que a entrega está bem próxima. Nesse caso, costumo dizer que essa é a “cereja do bolo”: a etapa em que a decoração em si é feita, quando vestimos o novo lar dos clientes. 

Desse modo, entregamos o apartamento não só com os móveis no lugar, mas também com quadros nas paredes e flores nos vasos, prontinho para morar!  

Pós-entrega

A pós-entrega é muito importante. Afinal pequenos ajustes podem se fazer necessários a partir do momento em que vocês passarem a morar de fato no imóvel. Ou seja, existe uma garantia de 90 dias depois da mudança para solicitar nossa assistência. Portanto, essa é uma tranquilidade enorme, que só é possível quando se tem um time de interiores no projeto.

Por isso, aqui na Marília Veiga é praxe entregar aos clientes uma relação completa dos fornecedores utilizados. Além disso, juntamente com ela, as garantias de todos os produtos e serviços. 

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

Apartamento para recém casados

3. Referências nunca são demais! 

Por fim, eu separei alguns projetos que fizemos, para você se inspirar e ter referências de como realmente é vantajoso contar com suporte profissional nesses momentos. 

Por exemplo, fizemos um apartamento na Chácara Santo Antônio, no RSVP, que passou por todas essas etapas: 

  • projeto
  • gestão e acompanhamento de fornecedores
  • reforma civil 
  • escolha de acabamentos e iluminação
  • compra de mobiliário
  • especificação de marcenaria
  • produção final

 

Apartamento para recém casados

 

Na verdade, participamos, inclusive, da vistoria para entrega do imóvel aos clientes.
Aliás, esse projeto tem alguns elementos muito atrativos para um casal que está iniciando a vida a dois e gosta de receber os amigos. Por exemplo, a integração da cozinha com o terraço gourmet, sala de TV e home office na área íntima – além de um home theater -, adegas e cervejeiras, churrasqueira e até um forno de pizza. 

Do mesmo modo, outro projeto do qual participamos desde o início, com o apartamento ainda no contrapiso, é o do Itaim Bibi. Aqui, a integração total da área social foi o nosso norte e resultou em um apartamento amplo, mas, ao mesmo tempo, aconchegante e sofisticado. 

 

Apartamento para recém casados

 

Que tal iniciar a vida a dois, sem precisar se preocupar com as obras e a decoração do novo lar? Então, entre em contato com a gente e vamos juntos criar o projeto perfeito para vocês!

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. O atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso , afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes