arquitetura-e-design-de-apartamentos-super-aconchegantes-blog-marilia-veiga-16

Arquitetura e design de apartamentos super aconchegantes

arquitetura-e-design-de-apartamentos-super-aconchegantes-blog-marilia-veiga-01

“Não há lugar como nossa casa…não há lugar como nossa casa!”

Quem nunca pensou duas vezes antes de sair de casa, quer seja por motivo de trabalho, lazer ou algum outro compromisso? Você deve estar pensando: “É um dilema das grandes cidades mesmo; a violência, o trânsito… Ah, o trânsito…”

Mas não é só isso não, os motivos para não querer sair de casa podem ser muitos: para uns pode ser a praticidade de se ter tudo à mão ou não querer trocar o conforto do sofá ou poltrona preferida, para outros pode ser o fato de se ter o controle da temperatura e da iluminação. Há quem diga que prefere mil vezes a própria comida ou do esposo ou esposa, outros que não querem deixar para trás todo o conforto e comodidade de um bom home theater com poltrona reclinável e som por comando de voz.

E tem ainda a turma do “Ah, minha cama quentinha que parece que me chama pelo nome!”. E eu não sei você, mas já ouvi relatos de pessoas que adoraram uma viagem maravilhosa num lugar incrível, mas sentia ao mesmo tempo uma imensa vontade de voltar para poder desfrutar das vantagens e da intimidade que só o nosso próprio lar pode proporcionar.

Reunir os amigos para desfrutar momentos agradáveis juntos; tomar um bom vinho, poder dar risadas, assistir a uma final de campeonato, saborear uma nova cerveja artesanal, contar histórias, enfim; construir novas memórias é sempre bom, mas onde? Pode até ser que tenha partido de você a ideia de fazer algum programa em casa mesmo (ou na casa de alguém) para ficar algo mais íntimo, descontraído: A-con-che-gan-te!

Todo mundo tem aquele amigo ou amiga “Masterchef” (se você não tem, pode ser você, viu!) que qualquer “jantinha”, almoço ou simples churrasco no qual ele ou ela esteja no comando vira um verdadeiro evento, digno de stories e mais stories

Vamos acompanhar alguns dos inúmeros motivos alegados pelos moradores desses apartamentos cujos projetos de arquitetura e design de apartamentos foram cuidadosamente pensados por Marília Veiga e sua equipe e você vai ter que concordar com eles enquanto repete com a gente e a Dorothy do Mágico de Oz: “Não há lugar como nossa casa!” E já pode começar a sonhar com seu novo lar …

Entre e fique à vontade!

 

A evolução dos lares e o design de apartamentos

Como se sabe, as primeiras habitações humanas foram cavernas, por motivos instintivos e óbvios: se proteger contra os predadores e as intempéries. Após o período pré-histórico, o homem percebeu que era vantajoso por várias razões montar sua habitação perto da de outras pessoas. Assim começaram as aldeias que depois viraram vilas, até que finalmente vieram as cidades.

Das cavernas até as grandes civilizações e chegando às megalópoles de hoje em dia, o ser humano vem pensando em formas mais seguras de se viver o tempo todo. Mas morar, residir em um lugar, enfim, viver não é sobre apenas sobreviver.

Desde a antiguidade procuramos também um pouco mais de conforto e, em alguns casos, nos diferenciar dos demais com um pouco mais de estilo, por assim dizer. Que o digam os faraós que tinham mobílias fabricadas com materiais nobres como ouro e marfim e os grandes imperadores e seus suntuosos ambientes para banho.

Ainda sob um olhar mais evolucionista, além de segurança, conforto e requinte, hoje a busca é também por formas mais sustentáveis de se construir e de se viver, incorporando também o uso das mais variadas tecnologias nas habitações e no design de apartamentos, tudo obviamente sempre muito personalizado.

 

O design de apartamentos e a reformulação dos ambientes no século XXI

Na história mais recente do mercado imobiliário, a tendência que se observa é a de cada vez mais as pessoas quererem suas casas para conviver e não apenas para dormir. Assim, o design de apartamentos dos grandes centros viram seus dormitórios, de certa forma, diminuírem e os espaços de convivência como salas e cozinhas aumentarem.

Na realidade, a integração de ambientes nos últimos anos vem  transformando o conceito aberto em praticamente um “must have” para muitas famílias que privilegiam os momentos de estarem reunidos. Da mesma forma, o aproveitamento dos espaços também mudou e é muito comum o living ser incorporado a um bom home theater.  

As mudanças e as inovações em design de apartamentos não param de acontecer cada vez mais rápido. A sociedade 5.0, que até bem pouco tempo atrás parecia tão distante, já é uma realidade; são chaves digitais, comandos de voz e tantas outras inúmeras tecnologias que começam com um simples assistente virtual, passa para uma cortina ou persiana automatizada e aos poucos vai tomando conta de toda a nossa rotina. Controle de iluminação e temperatura da casa toda pelo celular, bancadas de cozinha à prova de fogo, aquecimento para pisos… O mercado oferece inúmeros tipos de soluções para atender os anseios e necessidades dos moradores – que são as mais variadas possíveis.

Em termos de estrutura, se antes a casa típica do brasileiro tinha uma área íntima maior, com grandes quartos e havia muitas divisões de cômodos, o que se vê hoje é a predominância por pedidos de ampla área de lazer e espaços para convivência integrados como varandas, terraços e áreas gourmet pensados para receber muitos convidados.

Há design de apartamentos com áreas gourmet magníficas que deixariam bistrôs e restaurantes de luxo morrendo de inveja. Alguns com grandes mesas com vários lugares, outros com várias mesas espalhadas para receber a família e os amigos.

Som ambiente controlado pelo smartphone e super adegas climatizadas, além de enormes TVs e telões para acompanhar o jogo enquanto se saboreia um autêntico churrasco brasileiro com carvão e tudo mais (mas sem aquele cheiro residual, graças às potentes e inteligentes coifas de hoje em dia). De fato, sair de casa para quê?

arquitetura-e-design-de-apartamentos-super-aconchegantes-blog-marilia-veiga-13

 

Fique em casa

Acabamos aprendendo nos últimos anos que ficar em casa poderia, além de seguro, ser muito vantajoso. Aliás, delicioso! E o ser humano, adaptável que é, adaptou também suas moradias mais uma vez à sua nova realidade. E muitos fizeram isso em grande estilo.

 

Design de apartamentos com Salas Integradas: Living com home theater e sala de jantar

No projeto dessa sala cuidadosamente pensada por Marília Veiga, a ideia foi promover uma integração perfeita para que a família pudesse desfrutar de momentos inesquecíveis juntos, além de proporcionar uma experiência incrível aos seus convidados.

No primeiro ambiente, temos um living que também é um home theater – uma tendência – e logo atrás do sofá, uma sala de jantar. A ideia é não haver absolutamente nenhuma divisão mesmo, percebemos a mudança dos ambientes apenas pela colocação dos móveis. E estes móveis aqui, junto à decoração e os tons que combinam com a marcenaria, são um caso à parte.

Quer saber como
transformamos apartamentos antigos?

Atrás dessas persianas, temos ainda uma varanda gourmet. Esse tem sido o pedido de famílias que privilegiam cada oportunidade para ficarem juntos: união de vários ambientes em um espaço único.

O morador tinha ainda o desejo de poder degustar e ao mesmo tempo compartilhar seu amor por vinhos de uma maneira bem exclusiva. O resultado não poderia ser menos do que esplendoroso! Uma marcenaria customizada que acompanha toda a parede, desde o hall até uma adega com uma razoável capacidade para muitas garrafas de vinho.

A adega, que foi o coração dessa reforma, se integra à parede, podendo ser acessada tanto pela sala de jantar quanto pela área mais interna, onde fica a cozinha que, aliás, é o abrigo de um espaço gourmet literalmente dos sonhos.

arquitetura-e-design-de-apartamentos-super-aconchegantes-blog-marilia-veiga-15

Aqui, no design desse apartamento, é permitido variar bastante o cardápio, temos: churrasqueira a gás, churrasqueira elétrica, cooktop, balcão refrigerado… Com certeza qualquer receita aqui é garantia de sucesso!

arquitetura-e-design-de-apartamentos-super-aconchegantes-blog-marilia-veiga-14

Esse verdadeiro sport bar personalizado, possui ainda várias mesas para reunir os amigos e duas TVs para não perder nenhum lance; tudo pensado para os amantes dos esportes também. Quem precisa mesmo sair de casa, quando o que há de melhor está bem aqui à mão?

 

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

Sua majestade, a varanda!

Terraço vira espaço integrado no segundo andar com living e sala de jantar

Algumas pessoas que moram em apartamentos de grandes cidades costumam dizer que, às vezes sentem vontade de poder viver em uma casa para ter uma sensação de maior espaço, poder contemplar uma paisagem e viver a experiência de desfrutar uma varanda bem espaçosa e sentir o ar livre.

Para que esta família pudesse usufruir da vista maravilhosa desse apartamento em todos os momentos em que quisesse se reunir, a qualquer hora do dia ou da noite, Marília Veiga aproveitou o terraço de maneira integral, buscando atender todos os desejos dos moradores. Ali tudo foi transformado, deixando o ambiente bem “cara de casa”. O resultado foi um segundo andar com living, sala de jantar e cozinha integrados.

De todos os lugares é possível contemplar um “quadro natural” de tirar o fôlego. Você pode admirar o nascer do sol sentado em uma das confortáveis poltronas que acompanham esse aparador ao mesmo tempo em que saboreia o seu café da manhã, ler um bom livro no sofá do living ao entardecer e ainda apreciar as luzes da cidade com seus amigos e familiares em uma das oito cadeiras dessa linda mesa de jantar.

A cozinha apesar de estar em uma área mais reservada, parece estar isolada, mas está integrada ao terraço e pode ser acessada a partir da sala de jantar. Privacidade ou integração a seu dispor.

Lá dentro, uma série de itens atuais e tecnológicos como duas geladeiras side by side, cooktop com coifa, forno e micro-ondas em torre, além de um forno de pizza. Um toque especial para a iluminação de fitas de led que junto com estes pendentes dão um charme a mais e nos faz notar o brilho desses armários customizados, feito sob medida.


Cozinha em marcenaria customizada com iluminação em fita de led e pendentes direcionados

Se falta muitas vezes o espaço nas cidades grandes, mas sobram os desejos dos moradores, Marília Veiga abusa da criatividade e bom gosto no design de apartamentos.

O desejo era uma adega, mas a prioridade era o living e o home theater… Por que não tudo?

Apesar do pouco espaço, Marília Veiga conseguiu agradar a todos com esse projeto exclusivo. Aqui podemos ver que o apartamento ganhou um ambiente único e acolhedor; ideal para quando os dias mais frios vão se aproximando.

Um espaço para bar com duas adegas; uma para vinho branco e outra para vinho tinto, e poltronas contemporâneas que dão vontade de fazer o tempo parar só para apreciar bem devagar o momento.

 

Design de apartamentos: Uma casa 5.0 para moradores de bom gosto

e-tempo-de-aconchegar-arquitetura-e-design-de-apartamentos-que-fazem-a-gente-nao-ter-vontade-de-sair-de-casa-blog-marilia-veiga-04arquitetura-e-design-de-apartamentos-super-aconchegantes-blog-marilia-veiga-03

O home theater foi para o living de muitos lares, essa tendência nós já pudemos perceber. E aqui nesse outro design de apartamento, o tema Inteligência Artificial não ficou restrito à escolha dos filmes. Praticamente tudo aqui é automatizado; desde as cortinas até o sistema de som e iluminação, que podem ser acionados pelo celular.

Problemas em achar controles-remoto quase todo mundo tem… Mas, como nosso celular está quase sempre à mão, problema resolvido! Use seu smartphone também quando quiser aumentar ou diminuir a temperatura do ar-condicionado. Por meio dele ainda é possível acessar o circuito interno de câmeras de segurança da casa e até iniciar uma gravação. O que, em termos de segurança, é muito útil!

Recursos da tecnologia que facilitam a vida: Está no quarto, num dia frio, já debaixo das cobertas e não lembra se apagou as luzes da sala? Cheque o celular! Caso tenha realmente esquecido, nem precisa se levantar, acione o sistema de iluminação dali mesmo e dê um toque na tela. Pronto, luzes apagadas!

Sala com circuito interno de câmeras de segurança pode ser acessado de smartphone

 

“Pra sonhar…”

Quando falamos em “não há lugar como nossa casa”, talvez o lugar que a gente mais sinta falta de verdade em longas viagens ou depois de um estressante dia de trabalho e trânsito intenso, seja do nosso quarto, da nossa cama; do nosso mundo particular, não é mesmo?

Para esse quarto de casal abaixo, tudo foi meticulosamente pensado para proporcionar o maior conforto e aconchego possível.

Os móveis e a decoração contemporânea em tons neutros que vão do nude ao marrom mais escuro, são um convite ao descanso. A cama possui design moderno e a cabeceira combina com o restante dos móveis e toda a marcenaria customizada, com foco para o móvel especialmente projetado para a parede em que fica a televisão. O tapete escolhido por Marília Veiga vem para combinar com as persianas e o papel de parede atemporal de arabescos florais em tons de cinza esverdeado. Um encanto de quarto!

 

De casa para o trabalho e do trabalho para casa – sem sair de casa!

Para quem optou ou precisou aderir de uma vez por todas ao home office, a ideia é ter o melhor dos dois mundos: a funcionalidade do escritório e o conforto e a conveniência de se estar em casa. Mas os espaços precisam estar bem delimitados para não confundirmos a função de cada um, certo? Só assim para trazer o trabalho para casa e a casa estar dentro do trabalho.

É o caso do home office projetado por Marília Veiga para esta moradora que muitas vezes não tem literalmente um minuto de intervalo sequer entre as várias reuniões online que ela pode ter em um único dia. Justamente por isso, o conforto e a praticidade estavam no topo da lista de desejos, ou melhor dizendo, era a meta.

O amarelo é uma cor quente, alegre e já é adotado na decoração de muitas empresas que querem trazer mais luminosidade e atenção para o ambiente de trabalho.

Aqui Marília Veiga escolheu o tom amarelo açafrão como elemento principal na marcenaria customizada, especialmente pensada para composição com essa mesa super sofisticada em acrílico. O contraste fica por conta do piso de madeira de demolição e das cortinas que dão um pouco de “ar de casa”: clássicas numa versão mais contemporânea graças aos seus tons e texturas. Sem dúvidas um ambiente único, onde importantes decisões são tomadas com o máximo de exclusividade e requinte.

A iluminação também foi pensada para ajudar a manter um “estado de alerta” na medida certa para o trabalho; claridade sim, mas sem pesar o ambiente ou cansar a vista. O restante da marcenaria customizada, segue em tons neutros como o branco, para compor com o amarelo e o cinza, bem corporativos! Elegância e sobriedade para o dia a dia.

Segurança, conforto, comodidade, praticidade, aconchego… Qualquer que seja o motivo declarado ou motivo não revelado, não importa se pode parecer  para alguns, que olham de fora, que uma pessoa esteja dando desculpas para não querer sair de casa, se você é como um desses moradores e se identificou com algum desses espaços e privilegia sua intimidade e a sua família, se viver bem para você significa  poder proporcionar bons momentos para quem você ama de maneira exclusiva, você há de concordar com eles e com a gente: “Não há lugar como a nossa casa, não há lugar como a nossa casa!”

Marília Veiga e Equipe

 

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. O atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso , afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes