Como escolher um apartamento ideal?

O post de hoje vai ajudar você na deliciosa tarefa de escolher o seu novo apartamento.

Muitas são as dúvidas que surgem na hora de se escolher um apartamento para morar. O que é importante conhecer e considerar para que essa escolha seja acertada?

Mais do que cumprir requisitos técnicos, o seu apartamento ideal precisa atender aos seus desejos, sonhos e necessidades e eu vou falar um pouco mais sobre isso hoje.

Características do imóvel

A localização do imóvel é uma das primeiras questões que todo mundo observa, sua proximidade do trabalho e de escolas, facilidades oferecidas pelo bairro e entorno, a vista, a segurança da região.

Mas a configuração da planta, tamanho dos quartos e banheiros, luminosidade dos ambientes, posição em relação ao sol e possibilidades de personalização dos espaços são outros fatores que precisam estar no seu radar.

Em São Paulo, bairros nobres como Higienópolis e Jardins, abrigam verdadeiras jóias em termos de arquitetura, localização e espaço, mas, geralmente, são imóveis mais antigos.

Reformas nesses apartamentos costumam ser maiores, mais trabalhosas e demoradas, mas com um bom planejamento é possível tornar esses locais o seu apartamento ideal.

Uma facilidade oferecida pelas construtoras em novos apartamentos que pode economizar tempo de obra, mas que precisa ser muito bem avaliada, são os pacotes de personalização, que podem incluir os revestimentos de pisos, bancadas e metais.

A quantidade de luz que entra no apartamento e o tempo que ele recebe sol ao longo do dia interferem na climatização dos espaços e também na decoração. Nem sempre as pessoas se atentam a isso na hora de escolher o imóvel, mas receber luz do sol por um período do dia é muito saudável para o ambiente e, consequentemente, para seus moradores.

A altura do pé direito também é um fator a se considerar, pois interfere na percepção da amplitude e conforto do apartamento e nesse quesito muitos apartamentos antigos saem na frente. É melhor que se tenha um bom pé direito para que seja possível fazer o rebaixo de gesso.

O forro de gesso permite que seja feita uma iluminação embutida, além de separá-la por circuitos e isso abre inúmeras possibilidades para o projeto, assim a iluminação ganha um status diferenciado na composição da decoração e na ambientação dos espaços.

Além disso, também é possível instalar caixas de som, que ficam praticamente camufladas no teto e oferecem uma incrível qualidade acústica para o Home Theater, varandas e outros ambientes do apartamento.

O mesmo efeito visual pode ser dado ao sistema de ar condicionado, a depender do tipo escolhido, o qual também pode ser embutido no forro de gesso.

O projeto de integração de sala e varanda como qual tantas pessoas sonham levanta uma questão importante sobre os caixilhos. O condomínio permite que eles sejam retirados ou não? É preciso nivelar o piso do terraço com o da sala?

Dependendo do tipo de porta e de sua abertura, essa retirada pode nem ser necessária, bem como o nivelamento de pisos, mas tudo isso precisa ser pensado antes mesmo da aquisição do imóvel, caso seja um fator crucial para você.

O terraço

Nos últimos anos houve uma valorização maior das áreas sociais em detrimento da área íntima dos apartamentos, ou seja, as plantas privilegiam os espaços de convivência como salas, cozinhas e, principalmente, os terraços e apresentam quartos e banheiros menores.

As varandas gourmet ganharam protagonismo. Sua integração com a sala de jantar é fundamental para quem gosta de fazer churrascos e receber amigos em casa, por isso a facilidade de acesso à cozinha também é importante.

Os terraços passaram a ter fechamento com vidro, o que amplia o espaço de estar, traz mais conforto acústico e também privilegia a climatização do apartamento. Mas quando o terraço é arredondado, esse fechamento pode se tornar um desafio, por isso a dica é: dê preferência a imóveis com o terraço em ângulos retos.

Apartamentos mais novos possuem uma laje técnica para o ar condicionado e isso faz toda a diferença no projeto, porque, quando essa laje não existe, a condensadora tem que ser alocada no terraço.

Isso é bem desagradável porque, além de consumir um espaço precioso da área de convivência, pode aumentar o calor do ambiente e também fazer barulho. Por isso a existência de uma laje técnica é um ponto importante a ser observado na aquisição do apartamento.

Apartamentos mais antigos não possuem grandes terraços. Em contrapartida os quartos costumam ser bem maiores e o pé direito mais alto, como dito anteriormente.

Às vezes a metragem quadrada é ótima, mas a planta tem muitos recortes, chanfros e arredondamentos que acabam atrapalhando o aproveitamento de espaço e exigindo uma obra maior para sua atualização para conceitos mais modernos.

Necessidades pessoais

É fundamental considerar, acima de tudo, as necessidades e objetivos dos moradores do apartamento para que ele seja de fato o lar ideal.

Quantos são os moradores? Qual a idade de cada um? Como é a rotina deles? O que querem encontrar quando chegarem em casa após um dia de trabalho? Aliás, o trabalho é dentro ou fora de casa? Alguém na casa gosta de cozinhar? Receber pessoas é algo importante para vocês?

Essas são algumas perguntas que podem ajudar a pensar no espaço necessário, sua configuração e personalização dos ambientes.

Uma pessoa que mora sozinha, trabalha em home office e eventualmente viaja a negócios tem necessidades diferentes de uma família com duas crianças, por exemplo, e isso impacta na configuração do espaço, no mobiliário, na decoração, nas opções de lazer do prédio ou condomínio e, principalmente, no tamanho do imóvel ideal.

Muitas pessoas querem chegar em casa ao final de um dia estressante de trabalho e encontrar um verdadeiro oásis em suas suítes, um banheiro de hotel cinco estrelas, uma banheira generosa, espaço para relaxar, ler e descansar.

Algumas construtoras entregam os apartamentos com banheira na suíte do casal, mas com o chuveiro dentro dela e isso não é aconselhável. O ideal é que chuveiro e banheira sejam separados para melhor conservação da banheira e um maior conforto no dia a dia.

Há quem deseje um home theater bem confortável e espaçoso para assistir filmes e séries em família ou uma área para a brinquedoteca das crianças que seja de fácil acesso e visibilidade para os pais que estão em outro ambiente apreciando um vinho, por exemplo.

A presença de um home office é crescente e tem se mostrado uma forte tendência para os próximos anos. E existem inúmeras possibilidades para a criação de uma área de trabalho no projeto, caso ele seja necessário.

Se você é um apreciador de vinhos, precisa ter uma adega. Se você gosta de cafés especiais, é importante pensarmos em um cantinho do café. Você precisa de uma estante para comportar sua biblioteca pessoal? Uma grande televisão ou tela com projetor são importantes para sua família?

Todos esses detalhes e informações sobre quem vai habitar o imóvel são fundamentais na hora de criar um projeto e tornar o seu apartamento o lar ideal para você.

Armazenamento

Espaço para armazenamento geralmente é uma questão importante nos projetos. O aproveitamento de cada centímetro nos armários, despensas, roupeiros, toalheiros e depósitos.

Apartamentos que possuem depósito na garagem ou em outro ambiente destinado pelo condomínio facilitam muito a vida das famílias, assim como áreas reservadas para as bicicletas.

Quando as plantas possuem dependência de empregada, esta pode ser convertida em depósito ou despensa, servir para criação do home office, de uma adega, um atelier ou qualquer outra necessidade que você tenha. O espaço também pode ser utilizado para ampliação da sala, de um banheiro ou quarto quando sua parede é compartilhada com outro cômodo.

O apartamento ideal

Em resumo, o seu apartamento ideal é aquele que atende suas necessidades e dos demais moradores, no qual você se sente confortável para viver e receber pessoas. O apartamento ideal para você pode ser completamente diferente do apartamento ideal do seu vizinho de porta, ainda que a planta do imóvel seja a mesma.

Nesse post eu coloquei diversas perguntas e questionamentos para você se fazer no momento que for adquirir o imóvel que se tornará o seu lar. É como um guia que ajudará você a tomar a melhor decisão.

E se você estiver em dúvida entre dois imóveis, por exemplo, nós podemos ajudar na sua decisão de compra.

A personalização dos espaços e a criação de projetos personalizados é o que torna o seu apartamento no seu lar ideal. Conte com a Marília Veiga Interiores para fazer do seu sonho uma realidade!

Deseja conhecer nossos projetos?