A inovação do Design com o melhor da Feira de Milão 2023

Imagine caminhar pela cidade e viver uma experiência encantadora, com instalações por todos os lados, desde os ambientes mais convencionais aos mais inusitados. E tudo com o bom gosto do design, suas formas, cores e luzes, seja nas ruas, restaurantes, pavilhões e até mesmo nos históricos Palácios.

Os amantes do Design de Interiores, Arquitetura e Mobiliários viveram uma imersão inesquecível com a Feira de Milão 2023, nos dias 18/04 a 23/04, que tomou conta da cidade e trouxe o que há de novo em tendência e inovação no setor.

No mês de abril, Milão recebeu o evento mais importante da cidade, até mais que a Semana da Moda de Milão. A importância da Feira de Design de Milão, conhecida como Salone Del Mobile Di Milano, reflete o olhar do italiano para o design.

Milão é conhecida como uma das capitais mundiais do design, abrigando uma rica tradição e uma vibrante cena criativa. A cidade oferece um cenário propício para a realização da Feira de Design, com uma combinação única de patrimônio histórico, arquitetura contemporânea e influências artísticas. Esse contexto de cultura e história contribui para a atmosfera única da Feira e a torna um evento imperdível.

Concentrada exclusivamente no campo do design, como o de interiores, design de móveis, design gráfico, design industrial, a Feira acaba sendo um ponto de encontro para profissionais e entusiastas do design de todo o mundo.

O Salone Del Mobile Di Milano, ou Semana de Design de Milão, é essencial para a exposição de produtos inovadores, lançamentos exclusivos e as últimas tendências do setor. Empresas e designers do mundo todo aproveitam a oportunidade para apresentar suas criações, desde peças de mobiliário até objetos de decoração, soluções de design inovadoras à iluminação. O que faz da Feira de Design em Milão ser considerada um indicador-chave das próximas tendências do design global.

Feira de Milão pelo olhar de Marília

“Uma grande exposição, onde todas as marcas de móveis e objetos expõem em torno de 24 pavilhões, um conglomerado enorme. Sem contar a arquitetura do espaço, que é lindíssima. A cidade inteira se transforma para receber o Salone e o FuoriSalone, que são instalações fora da Feira, espalhadas pela cidade, em celebração ao evento. Desde instalações de iluminação com tradicionais carros como Audio, Alfa Romeo ou Ferrari até mesmo carros de Rally, da marca Lancer, pendurados entre os monumentos”, relembra Marília Veiga.

A cada 2 anos as temáticas intercalam entre a El Cuccina e a Euroluce, que é a de iluminação, e voltou em 2023, depois de 4 anos, devido às pausas na agenda no período de pandemia. A Euroluce é uma feira itinerante distribuída por 4 pavilhões e nela algumas marcas merecem destaque.

“Entre as marcas que destaco este ano estão a Ornare, que é brasileira, a Poliform, Flexform, Living Divani e, principalmente a Minotti, que teve um dos stands mais lindos da feira, imenso, com 2 andares, dando a sensação de que você estava em casa e não em feira, um espetáculo”, enfatiza Marília. 

É o caso desse ambiente, veja que harmonioso equilíbrio no espaço junto a uma janela bastante inspiradora, remetendo a um cenário de filme.

Além de inusitadas instalações, as cores têm seu protagonismo bem pontuado junto ao minimalismo dos mobiliários. “Esse ano usaram muitos tons de cinza, um tom de verde abacate, que está se usando muito, e o mostarda, marcando as produções bem minimalistas dos mobiliários”, frisa.

A forma como são apresentadas as produções, seja em cima da mesa, nas estantes, é tudo muito inspirador.

Nessa mesa podemos ver o destaque do tom abacate, o contraste do pendente em rosa, a produção impecável dos arranjos aos detalhes nos vidros da mesa, bastante cinematográfico.

Aqui o tom verde e o painel mostarda ditam a tendência do design, que tem sido muito utilizada este ano.

Marília registra o uso de muitos sofás orgânicos e assimétricos, como tendência, como o caso desse ambiente da Living Divani. Repare no detalhe das poltronas e suas formas em semi-arco. 

“A marcenaria está bastante presente, o mobiliário, como os armários, usa muito o LED dentro do móvel, as diferentes dobradiças das portas, todo esse design vai evoluindo a cada ano, fica mais leve e mais bonito.”

Já a Ornare apostou no conceito clássico das cores neutras para contrabalançar com detalhes nos objetos ou em alguns nichos, como no caso deste closet.

Olha que interessante a marcenaria deste closet que casa bem com o ambiente.

A Flexform apostou no cinza e no tom marrom mais claro, o que trouxe um acolhimento.

Neste podemos ver a composição de escuro com o claro e as formas geométricas brincando entre o reto e o circular.

Aqui temos um ambiente mais branco e preto, deixando o tom para os decorados.

Percebe-se que as imagens também dialogam e contrapõem-se com os sofás ou poltrona.

A Poliform evidenciou o conceito orgânico nos estofados. 

Explorou o movimento tanto na marcenaria, como nos decorados. Passando uma sensação de integração entre os ambientes.

Aqui podemos ver a mistura de cores nos estofados, dando um ar bem contemporâneo.

Euroluce traz o que é tendência em iluminação na Feira de Milão 2023

Além das marcas de móveis, teve a Euroluce, que trouxe muita novidade em termos de iluminação, com presença marcante do LED em tudo. A Euroluce é uma das exposições mais importantes do setor de iluminação e design de iluminação, realizada dentro do contexto da Feira de Design em Milão.

Ela apresenta uma ampla gama de produtos de iluminação, desde lâmpadas e luminárias até sistemas de iluminação integrados e soluções de iluminação inteligente. 

Nesse artigo Suítes de casal planejadas para melhor conforto e acolhimento (mariliaveiga.com.br) podemos observar como aplicamos conceitos de iluminação para conforto e estilo. Acompanhe nossos projetos Projetos de Alto Padrão | Marília Veiga (mariliaveiga.com.br) e fique por dentro das próximas tendências e como vamos aplicá-las no desing  dos nossos clientes. 

A feira abrange todos os aspectos da iluminação, desde o design até a tecnologia e a eficiência energética.

Formatos diferentes, flexibilidade, LED e fio dos pendentes são alguns dos pontos altos da Euroluce, sinônimos de inovação. 

“Inovaram muito nessa questão do fio, algumas marcas usaram o fio como se fosse uma alça de nylon, como uma trama, fazendo a própria luz ser flexível. Tinham cabos que iam de um lado a outro do ambiente, mas que na verdade tinham o LED jogando pra cima ou trazendo o encaixe no spot”, detalha.

Além dos clássicos, como a marca Vibia, que vemos acima, seus pendentes trazem uma transparência, remetendo a uma alça, transmitindo uma nuance de delicadeza.

Aqui vemos outro exemplo da Vibia, brincando com o conceito de bolas.

Neste caso, a Vibia brincou com o formato da iluminação, criando desenhos no espaço.

A Artemide usufrui dessa espécie de iluminação com luz flexível, como podemos observar nessa composição orgânica que traz o spot em movimento orgânico ou as luminárias com bastante flexibilidade.

A Davide Groppi, tem pendentes diferentes geométricos, bastante minimalista, como se fosse um fio reto, deixando o ambiente clean e descolado.

O FuoriSalone trouxe o conceito de explorar cores, texturas e a sustentabilidade

A Feira de Design em Milão é um evento de grande escala, espalhado por várias localidades da cidade. A feira abriga centenas de expositores de diferentes países, que apresentam uma ampla variedade de produtos, materiais, estilos e abordagens. 

Essa diversidade é uma das características mais marcantes da feira, pois oferece uma visão abrangente do cenário do design contemporâneo e possibilita a descoberta de novos talentos e ideias.

Passear por Milão durante a Feira de Milão é inspirador. Ao passar pela Via Durine, tem a loja a B&B, que tem o stand no salão, e muitas outras lojas, que deixam a rua toda transformada.

A B&B usou muitos objetos no teto, aplicou de formas diferentes as cores, como este sofá que tem uma cor em uma parte e o restante é diferente, muita luz, muita cenografia. Pode-se notar os detalhes de contraste de tecidos e estampas.

A marca Cassina, de mobiliários clássicos, com linha composta por grandes ícones como Le Corbusier, Cadeira Barcelona, Mesa Sarine.

Com móveis clássicos, mas com cores, trazem materiais diferentes. Em uma das instalações, feita dentro de um cofre de banco, onde o ambiente era todo vermelho, pegaram todos os projetos originais desses móveis e expuseram de forma diferente. Na mesa colocaram todas as peças que integram os móveis e expuseram de uma forma inusitada, o que ficou muito interessante.

No caso da foto, as cadeiras foram penduradas, com o propósito da cadeira precisar exercer a função de cadeira. “Essa feira por não trazer o revestimento, trata muito a questão da sustentabilidade, dos materiais serem de procedência sustentável. Também da simplicidade do design, dele ser bonito, simples e funcional”, destaca Marília.

“Uma das marcas que mais gostamos foi a Paola Lenti, que trabalha muito bem as cores dos móveis externos e internos. Com tons fortes como vermelho, verde, amarelo e mostarda. E ela consegue trabalhar essas cores de forma inusitada, singular. A trama dos móveis é interessante, como ela usa os tecidos”, acrescenta Marília, que conversou com a artista.

No caso desta instalação, o painel é um reaproveitamento de tecidos em patchwork, trazendo um ar contemporâneo. Segundo a ArchTrends, os tecidos foram recuperados da produção da empresa de Paola e desviados do aterro para estofar novos móveis ou para reinterpretar peças icônicas de suas coleções passadas.

A marca Kohler, de louças e metais, fez uma instalação celebrando a água, com uma escultura no teto, colorida, e à noite, por ter um espelho embaixo, se via essa escultura refletida na água, além dos produtos da marca.

A Louis Vitton também tem uma linha de móveis e fez uma exposição de objetos nômades, onde tinha uma escultura no centro de um edifício neoclássico, que tem um átrio no meio, um espaço aberto, mostrando que as novidades dialogam com o ambiente, mas também traz algo atemporal.

As linhas de cadeiras e mobiliários da Giorgio Armani ganharam uma instalação clássica com música e jogo de iluminação, sem contar o design e acabamento impecáveis.

Essa foi nossa imersão encantadora pela Feira de Milão 2023. Voltamos cheios de ideias para os projetos de interiores, o próximo pode ser o seu! Entre em contato e faça uma analise de design para o ambiente que desejar. Quer mais? Prepare-se para a próxima edição, que já tem data agendada, consulte o site e fique por dentro: https://www.salonemilano.it/it

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Quer FAZER SEU projeto como A GENTE?

Conteúdos Relacionados

Projeto Casa Vila Madalena

Antes Depois FICHA TÉCNICA DO PROJETO LocalizaçãoVila Madalena – SP Tamanho500 m² O que foi feito: Projeto Gestão e acompanhamento dos fornecedores Compra de Mobiliário,

Leia mais

PROJETOS