CASACOR 2023 traz a floresta como principal atração

A badalada edição CASACOR 2023 está se aproximando e lança um olhar sensível e delicado do corpo, morada e habitat do planeta. Nós já estamos contando os dias para este evento. Com a temática “Corpo & Morada”, o ponto de partida no Brasil será Goiás, no dia 06 de maio. 

Em São Paulo, o evento começa no dia 30 de maio e fica até 06 de agosto, no Conjunto Nacional, uma importante construção na Av. Paulista projetada pelo arquiteto David Libeskind. Por muito tempo, o palco principal da edição paulistana foi o Jockey Club de São Paulo, integrado à natureza e às construções estilo art-decó.

Essa renomada mostra de design de interiores, arquitetura e paisagismo é considerada o maior evento do segmento das Américas, trazendo o que é tendência e inovação no setor. 

Segundo nos informou a equipe de Comunicação do evento da capital, neste ano de 2023, a mostra estará num espaço ampliado e terá mais de 11.000 m² de área construída. A CASACOR São Paulo vai ocupar o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do icônico edifício.

Para transformar o espaço e apresentar uma mostra surpreendente, a CASACOR 2023 convidou um elenco poderoso, que terá o desafio de dar luz ao tema definido pela equipe curadora: “Corpo & Morada”. Os profissionais vão apresentar projetos que façam referência à pele em que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta.

Renomados profissionais irão representar importantes marcas por meio de seus projetos para a arquitetura residencial, de interiores e paisagismo.

A organização do evento nos trouxe informações valiosas que são esperadas nesta edição:

Banho de Floresta

Botânico e paisagista, Ricardo Cardim, em parceria com a arquiteta Alessandra Caiado Cardim, promete ser uma das grandes atrações da mostra, trazendo seu conceito de Floresta de Bolso para o Conjunto Nacional. O elenco de paisagistas traz ainda os talentosos Clariça Lima, Catê Poli e João Jadão, Ricardo Pessuto, Luciana Bacheschi e Gabriela Pileggi, Luciano Zanardo e a dupla Felipe Stracci e Luciana Pitombo, do Plantar Ideias.

Veteranos 

Entre os nomes já consagrados pela CASACOR, a mostra terá a presença sempre aguardada de Guilherme Torres, além de Léo Shehtman e Brunete Fraccaroli. 

Presença internacional

Dividindo seu tempo entre Bolívia e Brasil, o arquiteto boliviano Eduardo Baldelomar é um dos convidados da edição, que terá, ainda, a dupla de peruanos Augusta Pastor e Santiago Roose que também vão estrear na CASACOR São Paulo 2023.

Giro Brasil

Cada vez mais, a CASACOR São Paulo recebe profissionais de outros estados brasileiros e nessa edição não poderia ser diferente, com a presença dos baianos Caio Bandeira e Thiago Martins e de Maria Clara Marback, Cristiane Pepe e Ecatherina Brasileiro. 

Os mineiros serão representados por José Carlos Navarro, Fernanda Rubatino e Letícia Nannetti e os catarinenses Salvio Júnior e Moacir Junior do Studio CASAdesign, além de Tufi Mousse e Rodolpho Schier. Já trazendo o olhar gaúcho para a mostra, assinam ambientes Juarez Cruz e Luciana Viganó.

Entre os cariocas, marcam presença Adriana Valle e Patricia Carvalho, da Migs Arquitetos, e Bianca da Hora. O arquiteto pernambucano Josemar Costa Junior também terá seu espaço na mostra e a sergipana Gleuse Ferreira completa o time.

Interior e litoral paulista

O interior do Estado de São Paulo também terá forte presença com projetos assinados por Gustavo Martins, Mônica Costa, Cacau Ribeiro, Hellen Pacheco e Quintino Facci, além do trio Silvia Camargo, Caru Cunha e Nana Cunha. Já o litoral paulista será representado por Carla Felippi.

Pratas da casa

No time de arquitetos que se destacam na mostra desde o início da carreira, a edição traz Luiz Otávio Debeus, Ticiane Lima, Erica Salguero, Mauro Contesini, Tota Penteado e Ricardo Caminada, Flávia Burin e Bruna Moretti, Barbara Dundes, Marcela Penteado, Gabriel de Lucca e Paulo Azevedo. E outros nomes que já passaram com sucesso por CASACOR, como Carlos Navero, Cilene Lupi e Vilaville Arquitetura. Samuel Angelo também repete presença na mostra, agora em parceria com Zeh Henrique Domingues.

Estreias de peso

Entre as estreias, a arquiteta e apresentadora do GNT Stephanie Ribeiro que divide a autoria do projeto com José Carrari Filho e Gabriel Ramires. A arquiteta e ativista social, Ester Carro, da ONG Fazendinhando. Além das arquitetas Audrey Carolini, Thamires Mendes, do Arqtab, que se juntaram a Maycon Fogliene, para projetar um estúdio 100% acessível.  

Estreiam também Anna Yuri e Jefferson Anthero, a dupla da AD/VP, Andressa Danielli e Vanessa Pasqual, Bruno Moraes, Danielle Vit, Daniel Szego e Fredy Terzian, Felipe e Eloy Fichberg, Felipe de Almeida, Isabella Nalon, Juliana Cascaes, Rafael Zampini, Renan Altera e Rubia Vieira.

Por que a CASACOR inspira tantos profissionais e amantes da área?

  1. Por trazer ambientes temáticos, únicos e inspiradores. Visão e estilo de projetos autorais concebidos para criar espaços e ambientes inovadores e surpreendentes, que dialogam com as temáticas de cada edição. No final da matéria listamos as últimas temáticas deste evento que vem se consagrando há mais de 40 anos!
  2. Conscientização sustentável. Em 2022, foi considerado pelo segundo ano consecutivo um evento de Lixo Zero, o que reflete nos projetos de design de interiores, o olhar de designers em mobiliários sustentáveis. Muitos profissionais utilizam materiais reaproveitados em seus projetos, criando ambientes elegantes e ecologicamente corretos. 
  3. Alguns estados procuram integrar a mostra em espaços que envolvem a natureza. No caso da capital paulista, apesar de não ter a natureza, o icônico prédio do Conjunto Nacional para a arquitetura tem forte relevância. Muitas edições da mostra acontecem em locais cercados pela natureza, como jardins, parques ou prédios históricos, e os designers aproveitam essa conexão com o ambiente natural para criar espaços harmoniosos e aconchegantes.  Os arquitetos e designers incorporam nos ambientes elementos naturais, como plantas, materiais orgânicos, com aproveitamento de luz natural.
  1. Tendências tecnológicas de causar impacto e de forma criativa. Desde ambientes com automação residencial, iluminação inteligente, sistemas de som e imagem de última geração a diversos outros recursos tecnológicos. 
  2. Sem contar o trabalho em parceria entre arquitetos, designers, paisagistas, artistas, entre outros especialistas que, juntos, criam ambientes incríveis, resultando em projetos únicos e inspiradores.

Do tema à experiência, o resgate das últimas edições que tornaram a CASACOR ser cada vez mais memorável

Uma retrospectiva das últimas edições da CASACOR resgata projetos inovadores e impactantes de design de interiores ao longo dos anos, entre eles o de Marília Veiga no evento de 2017.

1. CASACOR 2022 – Como tema “Infinito Particular”, mirou na necessidade de procurar um equilíbrio pós-pandemia, que refletia bem o sentimento de exaustão das pessoas. E trouxe bastante o refúgio dos moradores e a necessidade de resgatar a memória, de uma maneira bem intimista. (Vele ler a matéria: https://casacor.abril.com.br/noticias/infinito-particular-tema-casacor-2022/ )

CASACOR 2022 – Foto: https://casacor.abril.com.br

2. CASACOR 2021 – “Casa Original” foi a temática que marcou a volta pelo espaço itinerante destacando casas, estudos e lofts. O tema que foi criado para a edição de 2020, permaneceu na edição de 2021. (Também vale a matéria: https://casacor.abril.com.br/ambientes/casacor-sp-2021-56-ambientes-endereco-inedito/

CASACOR 2021 – Foto: https://casacor.abril.com.br

3. CASACOR 2019 – A edição “Planeta Casa” abordou questões de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e consciência ecológica. Os projetos apresentaram soluções sustentáveis e ecológicas em termos de materiais, energia, eficiência hídrica e aproveitamento de recursos naturais.

(Quer sentir um pouco mais desse aconchego? Leia mais: https://casacor.abril.com.br/noticias/planeta-casa-o-que-voce-vai-encontrar-na-casacor-sao-paulo-2019/ )

CASACOR 2019 – Foto: https://casacor.abril.com.br

4. CASACOR 2018 – A partir da temática “A Casa Viva”, a edição de 2018 focou na relação entre a natureza e o design de interiores. Os projetos buscaram trazer a natureza para dentro dos ambientes, com o uso de plantas, jardins verticais, áreas verdes e elementos naturais em harmonia com o design de interiores.

(Navegue nessa edição e relaxe com as imagens: https://casacor.abril.com.br/ambientes/casacor-sao-paulo-2018-a-natureza-e-o-essencial-unidos-em-81-ambientes/ )

CASACOR 2018 – Foto: https://casacor.abril.com.br

5. CASACOR 2017 – Dando “Foco no Essencial”, como dizia a temática de 2017, a edição destacou a simplicidade, a funcionalidade e a praticidade no design de interiores. Entre os projetos, destacamos o que fizemos especial para este evento! Os conceitos apresentaram soluções minimalistas, com ambientes clean e contemporâneos, trazendo a essência dos espaços e o uso de materiais e cores neutras.

(Confirma mais projetos dessa edição: https://casacor.abril.com.br/ambientes/casacor-sao-paulo-2017-o-essencial-e-expresso-em-69-ambientes/ )

CASACOR 2017 | Projeto Marília Veiga – Foto: https://casacor.abril.com.br

6. CASACOR 2016 – “Celebrar a Casa”: A edição de 2016 da Casa Cor São Paulo celebrou os 30 anos da mostra e trouxe projetos inspirados em diferentes épocas e estilos, desde clássico até contemporâneo, apresentando uma variedade de tendências e referências do design de interiores ao longo das décadas.

(Confira detalhes da edição 2016: https://casacor.abril.com.br/ambientes/casa-cor-goias-2016-36-ambientes-para-celebrar-a-vida/ 

https://casacor.abril.com.br/ambientes/casacor-es-2016-revive-os-dias-de-gloria-de-hotel-com-42-ambientes/  )

CASACOR 2016 – Foto: https://casacor.abril.com.br

7. CASACOR 2015 – “O Brasil visto por dentro”, a edição de 2015 destacou a cultura brasileira como inspiração para o design de interiores. Os projetos apresentaram elementos da cultura brasileira, como cores, texturas, materiais e referências regionais, ressaltando a diversidade e riqueza do país. 

(Confira mais detalhes dessa edição: https://casacor.abril.com.br/ambientes/casa-cor-sao-paulo-2015-a-cobertura-completa-com-todas-as-fotos/ )

CASACOR 2015 – Foto: https://casacor.abril.com.br

Esses são apenas alguns exemplos de temas e abordagens impactantes que já foram apresentados na CASACOR ao longo dos últimos anos. A mostra sempre busca trazer novidades, tendências e propostas criativas de design de interiores, sendo uma referência importante para profissionais e entusiastas do setor. 

Se você se encantou por este universo, acompanhe a gente por aqui porque sempre trazemos as novidades mais recentes do setor com o olhar personalizado da Marília.

Sobre a CASACOR 2023

Os ingressos estão disponíveis desde 14 de abril, na bilheteria digital da CASACOR com valores especiais. Quem comprar durante a pré-venda garante 20% de desconto sobre o valor total do ingresso (na modalidade ingresso comum e tipo inteira). 

Outra novidade são os pacotes promocionais para 3 e 5 dias, buscando oferecer uma opção para aqueles que gostam de voltar em outras oportunidades para visitar a mostra durante suas 10 semanas de realização.

Em 2023, assim como nos anteriores, a CASACOR São Paulo manterá sua agenda de visitação programada, portanto, o visitante deve escolher o dia e a hora em que deseja visitar a mostra e, no ato da compra.

Acompanhe o calendário das edições CASACOR 2023: https://casacor.abril.com.br/mostras/ 

Mais ações da CASACOR: www.janelascasacor.com.br

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Quer FAZER SEU projeto como A GENTE?

Conteúdos Relacionados

Projeto Casa Vila Madalena

Antes Depois FICHA TÉCNICA DO PROJETO LocalizaçãoVila Madalena – SP Tamanho500 m² O que foi feito: Projeto Gestão e acompanhamento dos fornecedores Compra de Mobiliário,

Leia mais

PROJETOS