Estilo de vida está entre as decisões na hora de buscar um bairro para morar. Quem opta por qualidade de vida, quer viver com estilo, em regiões que ofereçam segurança e conforto. Viver bem é característica dos bairros considerados os mais charmosos de São Paulo. O mercado imobiliário vem padronizando os imóveis pela capital, mas alguns bairros preservam suas particularidades e suas arquiteturas características.
Hoje em dia a mobilidade, áreas verdes e o fácil acesso a escolas, ao comércio e serviços são supervalorizados, o que vem modificando alguns conceitos de bairros mais procurados por São Paulo.
Fizemos uma seleção dos que são hoje considerados os bairros mais valorizados e charmosos de São Paulo pelo mercado imobiliário. Saiba o porquê!
Casarões sobrevivem em meio à verticalização
Entre os bairros que ainda conservaram seus casarões e mantém ainda o verde e todo o charme do centro é Higienópolis. Região com estrutura de alto padrão, opções de lazer, facilidade de locomoção, bons restaurantes e serviços acessíveis aos moradores da região.
Um bairro que se originou para receber a elite cafeeira no século XIX em seus palacetes, manteve sua tradição mesmo com a verticalização das residências, cujos prédios levam assinaturas de renomados arquitetos.
Entre os estilos arquitetônicos conservados se destacam prédios neocoloniais neoclássicos e florentinos. Além da arquitetura dos anos 60.
O bairro tem um dos IDHs mais alto da capital e os moradores têm o Parque Buenos Aires para passear e curtir uma boa área verde.
É em Higienópolis que se localiza a mansão conhecida como “casa abandonada”, da família Bonetti, que deu origem ao famoso podcast “A Mulher da Casa Abandonada” realizado pela Folha de São Paulo.
Conheça as histórias dos edifícios característicos clicando aqui.
Um bairro empresarial que guarda um patrimônio histórico
O Itaim Bibi teve um boom de empreendimentos comerciais, mas continua a ser visto como um dos bairros mais nobres de São Paulo.
Ele é um bairro mais novo, foi separado de Pinheiros em 1934 e transferido para o Jardim Paulista. Inicialmente, nos idos de 1896, era chamado pelos indígenas Itahy (Pedra Pequena), construído em terras pantanosas, não era tão valorizado porque era sujeito a alagamentos. Em seu entorno viviam imigrantes italianos, espanhóis e portugueses. Hoje é uma das metragens mais altas da cidade.
Suas ruas figuram estampadas pelos nomes das famílias que originaram o bairro, valorizado a partir da década de 70, com a construção de importantes avenidas como a JK e Faria Lima.
A Casa da Fazenda, que marca o ponto inicial do bairro, localizada na Rua Iguatemi, é protegida pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado. (Fonte: Veja SP)
Resquícios de chácaras e linhas de bondes dão charme ao bairro
Moema já teve bondes circulando por entre as chácaras de ingleses e alemães. Se você circula pela região, pode ver, em alguns trechos, fragmentos de linhas de bondes e terrenos ainda desocupados com vegetação.
Hoje a maior parte do bairro é ocupada por prédios residenciais e comerciais, mas conserva a característica charmosa da região. Em termos de bairro, é o queridinho, com restaurantes e bares descolados, conta com o Shopping Ibirapuera e fácil acesso aos meios de transporte.
Ainda preserva muito o verde, é um bairro bem próximo ao Parque Ibirapuera e com obras de Oscar Niemeyer. Considerado um bairro alto padrão.
A Igreja Nossa Senhora Aparecida, a primeira igreja do estado de São Paulo, conserva as características do período inicial.
As mansões de um dos bairros mais icônicos da capital
Em termos de beleza e elegância o Jardim Europa é uma das regiões mais arborizadas da cidade, conserva suas lindas mansões.
Com uma importante vida cultural e gastronômica, o bairro é cercado pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), a Fundação Ema Klabin, o Museu da Casa Brasileira, além de importantes restaurantes e cafés. Sem contar o tradicional Esporte Clube Pinheiros e o Shopping Iguatemi.
Se originou nas várzeas da Marginal Pinheiros e pertence à região dos Jardins, como o Jardim América, Jardim Paulistano e Jardim Paulista. Cada região dos Jardins tem suas características, mas todas conservam traços nobres em suas residências.
Uma das características da região é a ciclovia que liga Moema até Pinheiros, por onde transita profissionais de empresas da região com patinetes e bicicletas.
Entre pequenas chácaras, uma se destacou, dando origem a um dos bairros mais charmosos de São Paulo
Das chácaras hortifrutigranjeiras da Fazenda Santa Maria que abasteciam a cidade de São Paulo, um lote em especial se desenvolveu e deu início ao bairro Vila Nova Conceição, que conserva sua tradição, em meio a muito verde.
Um dos metros quadrados mais caros da capital, seus prédios altos possuem vistas para o Parque Ibirapuera. Importantes empresários e famosos apresentadores de TV estão entre os moradores locais, que têm ao seu alcance o rápido acesso ao Museu Afro, Oca, Pavilhão Bienal, MAM e o Jardim Japonês. Outro Parque que fica próximo é o Parque do Povo.
Um bairro com restaurante e bares sofisticados, proporciona segurança, lazer ao ar livre, além de acesso aos luxuosos centros de compras, como o Shopping Vila Olimpia e JK Iguatemi.
Um dos destaques do bairro é a Praça Pereira Coutinho, com 6.200 m². Por lá os moradores passeiam com seus pets e fazem suas atividades ao ar livre, como andar de bicicleta.
Conheça mais o bairro: https://vilanovaconceicaosp.com.br/pertinho-da-vila/
Um bairro que vem despontando como uma das regiões mais luxuosas
O Brooklin era uma antiga Fazenda, chamada Casa Grande, pertencente a um casal alemão. É teoricamente um bairro novo, mas que vem conquistando os olhares por suas características. Já foi cenário do filme “Um Ensaio sobre a Cegueira” e de um episódio dos Simpsons. Um dos destaques da região é a Ponte Estaiada, do arquiteto João Valente Filho.
O nome veio como homenagem ao bairro norte-americano Brooklyn, em Nova York, que era referência em centro comercial. E, por coincidência, em ambos tem como cartão postal, a Ponte Estaiada.
A região era atravessada por uma companhia de trem que ligava o local ao centro de São Paulo e era pertencente a um engenheiro da Light, o qual nomeou o bairro.
Originalmente alemães e ingleses procuravam a região para morar, por ser bastante arborizada e pouco habitada. Essas residências de alto padrão ainda resistem à invasão do mercado imobiliário, e a maior parte se encontra no Brooklin Velho.
O Brooklin Novo vem ganhando espaço com luxuosos empreendimentos verticais e novos condomínios de casas, por ser uma região que vem se desenvolvendo a cada ano, abrigando conjuntos empresariais, situados em importante avenidas como Berrini e Roberto Marinho.
No entorno, famosos hotéis como Hyat e Hilton, comércio local, como o Morumbi Shopping e o Market Place e acesso a metrôs e linhas de trem, faz a região ser cada vez mais valorizada.
A capital São Paulo possui ainda muitos outros bairros charmosos, como Alto de Pinheiros, Pompeia, Vila Madalena, Vila Mariana, Morumbi, Tatuapé etc. Cada um traz seus próprios encantos, suas histórias, tradição e aquele algo em particular que vai ser a melhor a opção para aquele cantinho ser chamado de seu.