Design de interiores que traz soluções para as mães do século XXI

design-de-interiores-que-traz-solucoes-para-as-maes-do-seculo-XXI-e-suas-varias-fases-marilia-veiga-15

Uma notícia que chega, de maneira esperada ou não que vai mudar para sempre uma mulher e sua forma de pensar, olhar e agir. A partir do momento em que uma mulher descobre que será mãe, não é só o seu corpo que vai passar por transformações. Em questão de segundos, ali de posse daquele resultado de gravidez, ela sente um misto de emoções até então inimagináveis; frio na barriga, vontade de rir e chorar, preocupação e alegria… Consegue ainda imaginar várias possibilidades, situações, cenários e até mesmo fazer até planos. “Agora tudo mudou”.

E muda mesmo! Muda o corpo, muda a mente, as vontades e as necessidades. Seu ventre agora abriga uma vida… É um lar! E enquanto aquela vida é gerada ali dentro, tudo parece mais seguro. Qual a mãe que nunca quis poder colocar o filho de volta na barriga, pois ali sim ele estava protegido contra tudo e contra todos? E qual de nós, muitas vezes não quis voltar para lá?

Aí então vem a constatação de que tudo no mundo “aqui fora” precisa ser diferente também, talvez melhorado, repensado, remanejado, reestruturado. Talvez seja até preciso começar tudo novo, do zero, em outro lugar.

A mulher olha para a sua casa e tudo à sua volta de um jeito diferente; cada cômodo, cada canto, cada móvel, cada fresta, cada vão e pensa: “Será seguro o suficiente?”, “Será confortável?”, “Não está muito alto? “Não está muito baixo?” “Não tem luz demais?” “Acho que está muito escuro” “Aqui me parece muito quente”, “Aqui está muito frio” “Será prático no dia a dia?” “E quando crescer?” “Será que esse espaço é suficiente?” “Onde eu vou guardar tudo isso?”

Não importa se um filho foi planejado, sonhado e esperado por muitos anos e tudo tenha sido previamente escolhido e literalmente desenhado com muita antecedência ou se a mãe foi “pega de surpresa” e constate que tem apenas poucos meses para fazer tudo o que é necessário: pensar num quarto novo e seu design de interiores, comprar móveis, roupas, brinquedos, acessórios, ou até reformar a casa toda… Talvez até comprar uma nova casa.

É fato que as mães, assim como a maioria das pessoas que procura um arquiteto ou designer de interiores não sabe quais soluções exatamente irão resolver a tantos problemas e atender as mais variadas e personalizadas necessidades de uma família. Tudo pode surgir a partir de um simples pedido como o de “ganhar espaço para guardar utensílios”, “iluminar e deixar mais aconchegante o ambiente” ou “(re)pensar todo um espaço para receber um novo integrante”.

O importante é escolher o profissional a quem se possa confiar essa missão tão especial que é o de pensar uma casa com filhos. Uma casa de mãe!

 

Cada mãe, um universo

Ao longo da sua carreira, Marília Veiga se deparou com os inúmeros desejos e necessidades das mais diversas fases de vários tipos de mães e diz que cada projeto é único:

“A mãe de hoje em dia tem necessidades diferentes das mães de antigamente. Ela trabalha, estuda, está conectada e antenada, algumas têm vida social intensa e não vivem apenas para o marido e filhos… Muitas vezes, ela não toma decisões sozinha, os homens, por exemplo, têm assumido cada vez mais o protagonismo das cozinhas, os filhos crescidinhos têm (e muita) voz ativa! A forma de se construir e a distribuição dos cômodos mudou, temos à mão uma infinidade de materiais e soluções tecnológicas sendo incorporadas à arquitetura e ao design de interiores. Como não poderia deixar de ser; é óbvio que as mães queiram agora ter à sua mão essas soluções dentro de casa, para uma vida mais prática, segura e confortável – elementos essenciais para se viver bem”

Uma casa abriga e deve atender às várias mães que compõem uma única mãe em diferentes momentos. Uma mulher que é mãe de um bebê ou filho pequeno, é um tipo de mãe. Quando esse filho cresce e vira adolescente, a mesma mulher já é uma outra mãe. Temos ainda a mãe de fim de semana – quando os filhos vão pra faculdade, isso sem falar da mãe que virou avó.

Para todas essas e outras mães, não podemos esquecer da mulher que ainda “habita esse corpo”!

Marília Veiga ainda completa: “Dentro dessa mãe há outros desejos e necessidades: o de se cuidar, de ser esposa, de ser amiga e receber os amigos em casa, para beber, comer e confraternizar. Uma mulher que quer ler, se exercitar, relaxar, meditar. A mãe não deixa de ser MULHER! E como tal, precisa muitas vezes dos seus momentos de “desmaternizar”. Cada uma dessas muitas mulheres vêm hoje a arquitetura e o design de interiores como aliados, é preciso entender que uma casa precisa sim trazer essa modernidade e praticidade para o cotidiano”

Veja agora alguns projetos que acompanharam a maternidade e “desmaternização” dos ambientes pensados para acolher os anseios de algumas mães com quem trabalhamos aqui.

 

“It’s a … Boy!”

Prateleira de quarto de criança com girafa colorida em cima

Qual a memória mais antiga de que se recorda? Estudos mostram que a maioria das pessoas é capaz de relatar recordações da primeira infância. Momentos especiais vividos ou até rotinas marcantes de quando ainda éramos bebês. Uma cor, um cheiro, uma estampa de lençol ou cortina e obviamente um brinquedo especial.

Pensar no primeiro quarto de um bebê é uma missão muito especial e de grande responsabilidade. Ali serão construídas muitas memórias que impactarão a vida de um ser humano para sempre.

 

Design de interiores funcional, bonito e contemporâneo

Quando Marília Veiga recebeu o pedido dessa família do Itaim, foi “duplamente emocionante”, ela se lembra, pois era de uma mãe de primeira viagem. “Começamos a idealização do projeto a partir do design e da marcenaria do berço. Optei por um berço mais contemporâneo, com um design mais moderno de cantos arredondados e tons claros, bem atual. O tapete, de algodão e sisal, vem para combinar com as paredes em tons igualmente pastéis, porém com esse detalhe dos pequenos desenhos geométricos desse papel de parede mais lúdico, que é uma graça e traz o acolhimento e o aconchego de mãe que a gente queria.”

Como é um quarto de criança, então não precisa ser tudo assim tão nude. Marília decidiu então trazer a cor azul de uma forma mais descontraída e em diferentes tonalidades para as almofadas e brinquedos, que fazem parte do design de interiores que acompanha o restante da marcenaria do quarto.

Um dos pedidos da mãe era que o quarto fosse funcional e sem muitos elementos que pudessem deixar o quarto “muito carregado e cheio de informação”. Essa cômoda, que também é um trocador, em conjunto com os nichos de madeira também azuis, acabam por atender todos os pedidos ao mesmo tempo. “Não poderia faltar o azul do baby boy, mas também não poderia ser um tom que fosse sair da neutralidade que buscávamos, então escolhemos esse tom de petróleo-claro que é atemporal. Eu fiquei apaixonada!”

 

Crescidinhos com um design de interiores de muito estilo

A gente reconhece de longe uma criança de personalidade forte e que sabe o que quer. E não foi diferente com este quarto em que a mãe resolveu deixar o filho se expressar.

12 anos e um verdadeiro fã de carros e automobilismo em geral. Já tinha até uma mini-coleção considerável com vários modelos, da qual ele se orgulhava muito.

Acho que você já deve ter imaginado qual seria o “carro-chefe” do design de interiores e da decoração temática que veio à mente da Marília, certo?

Com a questão do tema já resolvida, Marília Veiga passou a projetar o espaço para esse jovenzinho “acelerado” e que, com certeza não esperaria nada menos do que algo no mínimo inovador. “Então partimos para o projeto de marcenaria principal: a cama e a escrivaninha. Foi pensando no dia-a-dia das famílias, das crianças de hoje em dia e nesse menino que já tinha conquistado meu coração que me veio a ideia: ‘E por que não uma marcenaria única? Comecei então a projetar uma cama integrada à escrivaninha.

E foi assim que surgiu essa marcenaria integrada e única; que é ao mesmo tempo cama, escrivaninha e que continua ao fazer a volta e já virar um gabinete em tons de cinza e amarelo que remetem também às cores de pista e sai um pouco do óbvio e tradicional e esperado azul “ de menino”. Um verdadeiro circuito!

Vale lembrar que toda a marcenaria para o design de interiores desse quarto foi idealizada e projetada pessoalmente pela Marília Veiga, desde essa cama-escrivaninha-balcão, tudo customizado, até mesmo a cabeceira e o nicho abaixo dos quadros, em frente à cama.

Pensando ainda nos materiais que compõem os carros, suas variações e todo o universo no qual está inserido, Marília Veiga resolveu trazer ainda uma estante em alumínio que pode abrigar livros e… ainda mais carrinhos.

Agora, esse pendente certamente encanta até os menos apaixonados por carros. Só que ali, naquele contexto, se a gente reparar bem, não é que realmente lembra uma pista de corrida? Acho que era o sonho de criança de muitos pilotos ter esse quarto, desse jeitinho! Olhem só para o primeiro lugar no pódio do coração dos mais aficionados por História dos carros: Quatro quadros que mostram a evolução de todos os carros da marca Porshe. Tudo sobre um fundo desse papel de parede com tema tijolos brancos, que traz movimento e também vai se compor com o piso que é feito de madeira de demolição. Personalidade pura o design de interiores desse quarto, não?

“Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
– Que amor, que sonhos, que flores…” (Casimiro de Abreu)

 

Que toda menina, quando bem pequenininha já quis um quarto rosa, a gente já sabe. E uma casa de bonecas, então? E uma casa de bonecas “gigante”? Aqui, vamos nós embarcar no projeto de design de interiores desse quarto para uma linda bonequinha de 5 anos. Brincar de casinha é um convite a visitar a própria infância para muitas mães e não só para essa cliente que queria um quarto para a filha poder deixar a imaginação correr solta, ter bastante espaço para guardar roupas e brinquedos e um “último desejo”: poder trazer as amiguinhas para uma festa do pijama. Ah, “E se a mãe da minha amiga deixar, ter uma cama para ela dormir no meu quarto”.

“Bibbidi Bobbidi Boo !” e “Abracadabra” – A fada madrinha Marília Veiga transformou mais esses desejos em realidade!

Um quarto extremamente lúdico, mas sem cair na mesmice de sempre dos quartos de criança mais tradicionais. Absolutamente toda a marcenaria e os tons de rosa acompanham a fantasia de menina e o universo infantil. O armário tem um bom pedaço das portas que trocam de cor e assumem o formato de casa para se integrar com a cama, que é o elemento principal desse quarto, que traz exatamente essa proposta: nessa fase viver é brincar… e sonhar. E ainda vem com a bicama para receber a amiguinha. A mesinha e as cadeiras em formato de borboleta e flor não poderiam ser mais fofas!

Todos os rosas pensados e projetados pela Marília, apesar de aparecerem em vários momentos; marcenaria: cama, mesa, cadeiras, tapete e persiana, não cansam a visão nem enjoam, graças a combinação dos tons mais nudes com os mais queimados. Tudo pensado com a delicadeza e cuidado que essa proposta de design de interiores pedia, as cores mais fortes mais uma vez aparecem nos detalhes da decoração como quadros e brinquedos.

Os pendentes de led, tem formas geométricas, o que é bem lúdico, com o detalhe que eles iluminam para cima, não cansam e dão um efeito maravilhoso.

Quer saber como
transformamos apartamentos antigos?

 

E quando começam a dizer que não são mais criança? Pois bem … “A mãe que lute!”

A adolescência é aquela fase em que, dentre outros desafios, os filhos e filhas começam a clamar por mais privacidade. Os jovens de hoje em dia estão expostos a muito mais informações do que todos os outros jovens de outras épocas. De um modo geral não querem ser um clichê e têm um aparente senso crítico muito maior também.

No design de interiores do quarto dessa adolescente, como não havia muito espaço, investimos muito na criatividade com o design da marcenaria e combinação de cores. Procuramos mesclar os tons de rosa e azul na escrivaninha e nichos, assim como na composição das almofadas e roupa de cama e cabeceira, para não ficar muito carregado.

Nada é em vão e tudo serve à vários propósitos por aqui. A escolha da paleta das paredes e do papel de parede bem sutil e bem clarinho vêm em união como o espelho na porta de correr do roupeiro, que além de ser palco de várias selfies para o look do dia dessa nossa musa teen, também chega para trazer a impressão de um espaço maior, que era o desafio desse projeto.

O movimento desse design de interiores vem ainda com essa leve assimetria dos nichos com relação aos armários aéreos e a escolha da persiana e piso.

Quarto para uma adolescente com cama, escrivaninha e nichos

 

Mãe momento Mulher, hora de “desmaternizar”…

Banheiro branco com banheira oval

Vida de mãe não é fácil, precisa ter momento de desconectar, de relaxar, precisa se “desmaternizar” às vezes.

Pensando nisso, muitas mulheres têm pedido seus espaços para poderem viver um pouco seus momentos. Como é o caso dessa sala de banho. E olha só esse espetáculo de sala de banho!

Nesse design de interiores, além da banheira que é de fato a grande protagonista, temos ainda um box com chuveiro, mas vamos olhar mais atentamente para essas paredes. O revestimento é todo feito com pedras de grande formato que tem essa característica de lembrar o mármore, só que muito mais “inteligentes”, chamadas também de smart stones, mais atuais e mais resistentes. Os nichos na parede são um must have para cosméticos em geral (não vivemos sem eles!)

Acima dessa bancada “mais elegante impossível”, temos o necessário espelho de aumento para favorecer o auto-cuidado com a pele do rosto e para a make nossa de cada dia. Temos um gabinete logo abaixo e cuidadosamente integrado. E espaço, muito espaço para guardar tudo que as mulheres amam. Mas, não é só onde você está vendo, não! O espelho aqui é de fecho-toque, atrás dele tem muito mais espaço para cremes, hidratantes, perfumes, maquiagem…

Tudo isso com o máximo de branco possível para deixar a mãe que precisa do merecido descanso se sentir literalmente nas nuvens!

 

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

 

Design de interiores aconchegante e repousante!

design-de-interiores-que-traz-solucoes-para-as-maes-do-seculo-XXI-e-suas-varias-fases-marilia-veiga-10

Acredito que o design de interiores desse quarto agrada 10 entre 10 mulheres que eu conheço. Ele literalmente arranca suspiros quando mostro tanto os seus inúmeros detalhes quanto apresento a integração dele com o closet – que num primeiro momento você nem percebe que está ali.

“Um bom lugar pra ler um livro…”

Para mães e mulheres que adoram ler e nem precisam de um dia frio, porque esse pórtico é um convite à imersão em uma boa literatura, com muito aconchego e luminosidade na medida. A peça idealizada é uma marcenaria feita sob medida, que acabou por criar um banco, ao mesmo tempo que trouxe gavetões que podem ser usados para diversos fins como guardar roupas de cama. Ao lado, aproveitamos para colocar os nichos em madeira num tom mais claro para o contraste com o rosa queimado da decoração e combinando com a roupa de cama.

A iluminação superelegante e contemporânea fica por conta desse plafon que parece ter saído de uma coleção de joias de última moda e do trilho com spot direcionado, digno de uma mulher que não anda, desfila!

A cama tem a combinação de uma madeira ripada – super contemporâneo – com cabeceira estofada, tudo, como sempre, sob medida e devidamente customizado combinando com o taco palito com colocação em espinha de peixe para trazer o aconchego solicitado.

Do lado oposto da janela, um armário para bolsas de vidro refletente bronze e ao lado temos uma parede com painel ripado, certo? Olhe novamente! Ali totalmente camuflada temos uma porta que vai para um outro ambiente em sequência: home office, depois banheiro e finalmente o closet, que está exatamente atrás do painel da TV. Já vamos te mostrar!

E se você também amou esse projeto, mas pensou que não conseguiria jamais deixar tudo assim tão lindo e organizado, calma! O escritório da Marília Veiga possui parceria com personal organizers que vão te ajudar com esse trabalho.

 

Espaços Beauty para mulheres de todos os estilos e idades que gostam de se cuidar

Nem que seja um espaço num canto do quarto ou do banheiro. Sim! É nosso sonho, é nosso direito.

Um detalhe desse espaço beauty (foto da esquerda) é o chão, que vem num tom mais escuro pensando nas mulheres (e homens, risos…) que têm pavor de ficar olhando para cabelos caídos pelo chão.

Esse espaço beauty perfeito com espelho desembaçante (foto da direita), porque a mãe precisa se cuidar, mas não pode perder tempo. Momento de divar! Camarins de grandes estrelas podem se inspirar nesse espaço, fiquem à vontade.

 

Ah e o que a mãe mais gosta? Ter a família reunida!

E assim veio nasceu esse home theater, espaço que é justamente para isso: ficar todo mundo juntinho e maratonar. Marcenaria atual, combinando madeira com gaveteiro laqueado. Esse cômodo especificamente traz tudo o que existe de mais atual em termos de automação e conta ainda com caixas de som no teto ( isso é que é surround!). O sofá conta com a tecnologia que ao apertar um botão, é transformado em um assento de primeira classe, quase como uma cama. Atrás dele temos uma divisória em marcenaria que separa a sala de uma sala de jantar e que deixa a luz natural entrar, mas que também pode ter o blackout acionado sempre que quiser deixar o ambiente ainda mais exclusivo ou com efeito de cinema.

Mas se precisar trabalhar em casa, as vezes precisa de concentração. Mas, nós sabemos que a mãe não pode tirar o olho totalmente da cria por muito tempo. Essa sala íntima traz isso, um espaço reservado, mas sem a mãe se separar totalmente da família.

 

Cada mãe é única assim como toda mulher com seus desejos, seus sonhos e suas famílias com suas particularidades.

Esperamos que vocês possam ter se inspirado, sonhado e suspirado com o design de interiores das casas dessas outras mães que assim como você (ou sua mãe ou esposa) merecem tudo o que há de melhor que a vida tem para oferecer.

 

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. O atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso , afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes