fbpx

Integração de ambientes: quais as vantagens?

Apartamentos decorados de luxo

Já faz tempo que a integração de ambientes deixou de ser uma tendência para se tornar uma prática na maioria esmagadora dos projetos residenciais aqui no Brasil.

Assim, esse formato norte americano tanto conquistou seu espaço por aqui, seja em apartamentos ou em casas. Tanto é que algumas construtoras já oferecem opções para personalização das plantas, com integração de ambientes ainda durante a construção dos imóveis. 

Então, hoje você vai conhecer as vantagens da integração de ambientes e entender porque vale a pena cogitar isso também para a sua casa, tornando-a um ambiente muito mais agradável. Vamos lá!

O que é integração de ambientes?

Também chamada de conceito aberto por algumas pessoas, a integração de ambientes nada mais é do que a união entre dois ou mais espaços, sem existência de paredes ou outro tipo de divisórias. Assim, aquele conceito tradicional, com os cômodos todos repartidos e bem definidos, com sala de jantar, cozinha e sala de estar, cada uma no seu quadrado, tem caído em desuso. 

Desta forma, a demarcação de cada ambiente, se é que podemos falar assim, fica a cargo da decoração. Ou seja, através de tapetes, mobiliário ou de algum projeto personalizado de marcenaria, por exemplo. Com isso, todas as pessoas que estiverem nos espaços integrados estarão, na verdade, compartilhando aqueles ambientes, podendo interagir livremente.

Aliás, essa é uma ótima opção para quem gosta de receber os amigos! Dessa forma você poderá cozinhar enquanto participa da conversa do grupo. Ou, ainda, deixar as crianças assistindo TV enquanto interage com os amigos à mesa. Todos podem se olhar e conversar, participando juntos do momento!

A sensação de amplitude da integração de ambientes

Inicialmente, a integração de ambientes se mostrou uma boa solução para imóveis de menor metragem, pois cria uma sensação de amplitude, de mais espaço. Dessa maneira, a circulação entre os espaços flui melhor, tornando o imóvel como um todo mais aconchegante, ventilado e com um aproveitamento maior da luz natural e da vista. 

Entretanto, imóveis de grandes metragens também podem se beneficiar muito do conceito aberto, especialmente quando pensamos no aproveitamento da iluminação natural. Em conjunto, evita-se a saturação do ambiente com o excesso de móveis ou com um mobiliário mais volumoso, permitindo maior liberdade de escolhas para cada espaço.

Além disso, a integração de ambientes é uma opção para que a família passe um tempo junta ao final do dia, quando todos retornam do trabalho, da escola e das demais atividades externas. E esse é um desejo que todos temos, não é mesmo? Então, a integração de ambientes com certeza é uma aliada que favorece a convivência familiar

Quais ambientes podem ser integrados?

As primeiras integrações que começamos a ver por aqui eram, na verdade, uma extensão do living, abrindo-se mão da parede um dormitório e, consequentemente, deste ambiente. Porém, integração é quando o ambiente em si continua existindo, apenas sem paredes e divisórias. 

Assim, a integração pode ser maior ou menor em um projeto, dependendo da escolha do cliente. Em geral, ela ocorre nas áreas sociais da residência, assegurando a privacidade da área íntima (suítes, dormitórios, banheiros). 

Certamente, as integrações de ambiente mais comuns são entre: 

  • as salas de estar e de jantar;
  • sala de estar, de jantar e terraço;
  • sala de estar e cozinha;
  • cozinha, sala de estar e terraço;
  • terraço gourmet e cozinha;
  • sala de jantar e cozinha;
  • todos esses ambientes juntos;
  • quartos e terraços. 

Aliás, anteriormente à pandemia, muitas pessoas optavam por integrar o home office ao living. Mas, agora, com a família toda em casa e a necessidade de mais privacidade, a área de trabalho e estudo tem migrado para o dormitório ou mesmo se mantido como um espaço isolado do restante da casa. 

Ademais, a integração com áreas externas traz um pouco do exterior para dentro da casa ou do apartamento. Por exemplo, uma casa com um lindo paisagismo traz para dentro o frescor da natureza, assim como um apartamento que se abre completamente para ver e viver uma linda vista do pôr do sol no final da tarde. Em ambos os casos, há uma sensação de bem-estar que pode ser desfrutada todos os dias pelos moradores daquele lar.

A importância de ter um projeto profissional

 

Para que a integração de ambientes atenda às suas necessidades e corresponda ao seu sonho, é preciso contar com a expertise de um profissional de decoração de interiores na realização do projeto. 

Em primeiro lugar, as questões técnicas da obra, relacionadas à remoção das paredes e alterações na parte elétrica e hidráulica, serão tratadas com toda a segurança e realizada por empresas especializadas. 

Em segundo lugar, a decoração dos espaços em si também precisa ser cuidada com olhar profissional, para que não sejam cometidos erros que comprometam a fluidez que a integração pede. Afinal, ao invés da parede, será a decoração o elemento que dará identidade aos espaços.

Então, isso vai desde a paleta de cores definida para o projeto até a escolha de móveis com o tamanho adequado. Também inclui a sugestão de projetos personalizados, como uma marcenaria diferenciada para o home theater ou jantar, por exemplo. 

Inclusive, outro ponto positivo de ter ambientes integrados é poder expor suas obras de arte de forma que todos possam desfrutar delas! Com menos paredes disponíveis, além dos quadros podemos optar por esculturas, sem falar em móveis assinados e outras peças de design exclusivas, que são verdadeiras obras de arte!

Inspirações Marília Veiga para integração de ambientes

Conforme falei no começo, a integração de ambientes está presente na grande maioria dos projetos de interiores atualmente. Então, selecionei algumas inspirações de projetos que realizamos, para você sentir um pouquinho da atmosfera criada!

Área social integrada: terraços por toda a casa

O primeiro deles é um apartamento no Arts Ibirapuera, no qual o conceito aberto deu o tom de todo o projeto.

Assim, os terraços que circundam o apartamento foram integrados às áreas internas. Um deles ao living e área de jantar, outro se tornou área para bar e adega e uma outra área ficou reservada para a churrasqueira. Sem dúvida, esse projeto é uma inspiração para quem gosta de receber bem e com muito conforto os amigos e familiares.

Projeto Apartamento Arts Ibirapuera

Cozinha americana para receber com conforto e exclusividade

Outro projeto que quero destacar é o de um apartamento de 170m2 no empreendimento Jardins do Brasil, em Osasco. 

Neste caso, fizemos uma cozinha americana, em cores bem vibrantes, integrada com o living, o jantar e o home theater. Ela também foi integrada ao terraço gourmet e, assim, o apartamento ficou super iluminado, amplo, moderno e sofisticado

A mesma ideia de cozinha aberta foi utilizada no Sax Itaim, mas com uma paleta mais sóbria, reservando as cores mais fortes para itens decorativos.

Home theater e home office: para relaxar com sofisticação

Também no Itaim, temos o projeto que fizemos no Edifício Monreale, no qual o home office foi integrado ao home theater

Aqui tivemos a criação de uma marcenaria personalizada unificando o ambiente, o qual pode ser isolado por meio de uma linda porta de correr ou ser mantido integrado ao living.

Projeto no Edifício Monreale

Casa aberta para a natureza

Além disso, quero destacar também o projeto de uma casa no Condomínio Laranjeiras, que fica na região de Paraty – SP, um exemplo de como é bom trazer a natureza do paisagismo para dentro de casa. 

Então, este projeto valoriza demais essa integração do living, do jantar e da área gourmet com o verde: a casa toda se abre para o exterior por meio de portas de correr em vidro. A vista é incrível e, para aproveitá-la ao máximo, criamos ambientes externos relaxantes e sofisticados, dignos dos melhores resorts!

Inspire-se e venha realizar o seu sonho!

Acredito que agora ideias e inspirações não faltam, certo? Aqui na Marília Veiga o seu sonho de ter uma casa ou apartamento integrado, amplo, bonito e sofisticado é possível! Então, entre em contato com o nosso time e tenha um projeto exclusivo na sua residência também! Clique aqui.

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Afinal, através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego! Assim, nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. Além disso, atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferenciais, proporcionado resultados de sucesso. Afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes