O desafio de transformar um ambiente de trabalho em espaço acolhedor

arquitetura de interior

A arquitetura de interior transforma os ambientes corporativos alinhando a necessidade do cliente com a filosofia da empresa e o resultado é surpreendente. Foi o caso de uma empresa mineira, que precisava de uma solução em suas instalações e procurou pela equipe de Marília Veiga para resolver um grande desafio.

Como solucionar espaço de trabalho com expansão da empresa?

Arquitetura de interior traz alternativa para o problema, criando ambientes modernos e mais humanizados

O grupo Gerencianet, uma fintech de Minas Gerais, conheceu o trabalho de Marília Veiga através de um projeto que desenvolveu para uma filial da empresa, na capital paulista. Satisfeitos com o resultado, decidiram chamar a equipe de Marília para fazer uma nova sede em Ouro Preto, que se expandia, e que fosse um ambiente moderno e contemporâneo, que abrigasse melhor a equipe e agregasse os valores da empresa.

Marília concebeu um projeto de arquitetura de interior que atendesse ao novo “workstyle” corporativo. A obra durou 5 meses e foi um sucesso. Entregue um pouco antes da pandemia, o projeto agradou tanto, que os funcionários não queriam sair da empresa, mesmo quando decretado o lockdown e é assim até hoje.

Da laje ao conforto – A Gerencianet tinha crescido demais e o CEO, Evanil de Paula, precisava de um espaço maior. Ele havia alugado duas lajes de 700 m2 cada e pediu para Marília desenvolver um projeto de arquitetura de interior naquele local, que traduzisse a filosofia e cultura da empresa: jovem, que lida com tecnologia e está sempre inovando.

O desafio foi transformar o lugar aberto, em condições precárias de instalações, num espaço aconchegante, acolhedor, que não tivesse uma cara de escritório e nem perdesse a referência de suas origens.

arquitetura de interior

O ponto de partida foi passar um briefing para entender a identidade da marca e os valores do cliente. “Num projeto corporativo é importante a gente marcar a identidade da empresa. No caso, a gente usou a cor laranja presente no logo, em quase todos os detalhes do escritório”, explica Marília Veiga.

Feito todo um estudo e planejamento, para uma área total de 1.400 m2, Marília buscou o que tem de tendência e arrojado no novo conceito de trabalho para trazer algo mais disruptivo e que fosse agradável para as pessoas.

“A Gerencianet é uma empresa que tem como filosofia cuidar do funcionário, eles oferecem aquele café da manhã bem mineiro, inclusive aderiu à forma de trabalho de 4 vezes na semana, estão planejando uma creche para que os funcionários possam ter onde deixar os filhos. É um conceito bem humanizado”, contextualiza.

Um ambiente mais humanizado – Para traduzir o estilo de trabalho do grupo, a solução foi humanizar os ambientes. Desconstruir a imagem de um ambiente clássico de escritório, com corredores estreitos, foi importante para que a integração dos espaços se desse de forma harmoniosa, com muitas plantas, salas amplas e divisórias de vidro, trazendo uma iluminação mais natural.

arquitetura de interior

“Como é um escritório muito grande, a gente colocou as plantas nos ambientes para as pessoas se sentirem mais em casa e, assim, humanizamos mais o local, trazendo uma sensação mais agradável durante o trabalho”, explica.

Um recurso de baixo custo e que traz modernidade ao projeto de arquitetura de interior, foi o rebaixamento do teto de gesso nas áreas de trabalho, transmitindo uma pegada mais industrial e atualizada.

As salas de reunião mais informais são bem abertas, além de plantas,trazem os gessos rebaixados em forma circular, proporcionando uma sensação gostosa e de movimento ao ambiente.

“Fizemos ambientes de descontração, com áreas criativas, que são tendência hoje nos escritórios, com espaço para relaxar, colocando grama para uma sensação mais prazerosa”, salienta Marília.

A cor presente em cada detalhe – O laranja está presente em cada detalhe. Desde as almofadas nos sofás, cadeiras à sinalização de corredores e nos detalhes das divisórias de vidro.

arquitetura de interior

Em ambientes mais formais e fechados, o cinza e o mármore dão um tom sofisticado ao ambiente, acompanhados por telas ou adesivos nas paredes que remetem a um pôr do sol. “Afinal de contas, você está dentro de um escritório fechado, então as plantas e essa imagem de um horizonte remetem à natureza”.

As paredes que transitam do azul turquesa para o laranja, ganharam obras de arte que acompanham o tom da empresa para compor os corredores e alguns espaços.

arquitetura de interior

Moderno e lúdico – Além dos espaços de descontração, para circular entre os corredores, funcionários e visitantes podem usufruir dos patinetes e se deparar com placas que remetem a algumas reflexões. A mesa de bilhar também foi personalizada, com a logo da Gerencianet estampada bem ao centro.

As salas de reunião ganharam quadros de vidro como lousas para que desse uma cara mais informal e remetesse a um ambiente mais criativo.

“Como todo local corporativo, temos a infraestrutura de TI. A nossa solução foi colocar os equipamentos dentro de um armário ventilado, de fácil manuseio. Ficou uma coisa moderna, atualizada e agradável. Eu, particularmente, gostei muito do resultado”, diz Marília.

Cliente satisfeito – E o cliente também! “Queremos agradecer a todo o time Marília Veiga, por todo o carinho. Por esse padrão de qualidade em suas instalações. Conhecemos o trabalho da Marília Veiga na concepção de nossa sede em São Paulo e lançamos o desafio de montar nossa sede em Ouro Preto e novamente fizemos um excelente trabalho, respeitando prazos, qualidade e valores combinados”, declara Evanil de Paula.

Para Edvaldo Florentino, assessor executivo da Gerencianet, foi um grande desafio, tanto pelo tamanho da obra como pela mobilização e gerenciamento da equipe.

“Foi tudo feito com muito carinho, o resultado foi surpreendente, atendeu as nossas expectativas, estamos bem satisfeitos com nossa casa nova”, comemora Florentino.

 

 

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. O atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso , afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes