fbpx
O que faz um designer de interiores

O QUE FAZ UM DESIGNER DE INTERIORES?

O que faz um designer de interioresMuitas pessoas têm dúvidas sobre o que exatamente faz um designer de interiores. Por exemplo, será que esse é o profissional responsável pela decoração de um imóvel? Sim, mas não apenas isso! Então, o post de hoje é para ajudá-lo a entender um pouquinho melhor o nosso trabalho e saber tudo o que podemos fazer por você! 

Primeiramente, é importante falar que o termo “designer de interiores” é relativamente novo. Afinal, antigamente apenas “decorador” era utilizado. Embora não esteja de todo errada, a palavra não traduz exatamente tudo o que esse profissional faz. Ou seja, a decoração é apenas uma parte de um projeto. Mas, a abrangência da atuação do designer é muito maior

Então, qual é a função de um designer de interiores?

A saber, o designer de interiores planeja toda a área interna de um imóvel: 

  • dormitórios;
  • suítes;
  • home office;
  • home theater;
  • cozinha;
  • brinquedoteca;
  • sala de jogos;
  • varanda gourmet;
  • adega;
  • e a integração entre ambientes.

Dessa forma, o designer de interiores pensa nesses espaços de maneira a atender as necessidades e desejos dos clientes. Porém, considerando o conforto, a segurança e a funcionalidade de cada um. Além disso, o profissional preza pela beleza de cada ambiente e a harmonia entre eles.

Para que isso seja realizado, esse profissional cria projetos de interiores, que compreendem cada detalhe do que será executado no imóvel. Isto é, desde a remoção ou deslocamento de paredes, até o detalhamento (por meio de plantas). Por exemplo, temos as plantas de:

  • pontos de elétrica e iluminação;
  • pontos de hidráulica;
  • forro de gesso;
  • pontos de ar condicionado;
  • detalhamento do piso;
  • detalhamento de áreas molhadas

Além disso, o designer também pode fazer o desenho de marcenaria personalizada e de outros mobiliários. Bem como, o estudo de cores, de materiais, metais e acabamentos

O que é um projeto de design de interiores?

Já que comecei a falar um pouco sobre o projeto de interiores, acho importante também detalhar as etapas de um projeto. Dessa forma, você ampliará um pouco mais a visão sobre a nossa importância na realização do sonho de ter uma casa ou apartamento dignos de revista

1. Briefing 

Antes de tudo, fazemos uma reunião com o cliente. Principalmente, para entender suas necessidades, prioridades e desejos em relação ao novo lar. Ademais, esclarecemos dúvidas e captamos o máximo de informações para que o projeto seja de fato desenhado. 

Assim, apresentamos referências e amostras de materiais, falamos sobre cores, gostos e estilos. De fato, fazemos muitas perguntas nessa etapa do processo! Mas, elas são fundamentais para que o designer de interiores consiga partir para a criação, propriamente dita.  

2. Opções de layout em 3D

Em seguida, pelo menos 1 mês depois dessa reunião, nós apresentamos ao cliente algumas opções de layout em 3D, considerando as informações extraídas do briefing. Dessa maneira, fica mais fácil para ele entender como ficará cada ambiente, com detalhamento e mais referências. Assim ele poderá compreender o conceito do projeto e conferir se está de acordo com o esperado

Certamente esse é um momento importante e muito gostoso. Afinal, é quando o sonho começa a se tornar mais real, palpável e próximo para o cliente, que participa ativamente! 

3. Projeto executivo e orçamentos

Uma vez que o layout está aprovado, o time de interiores pode partir para os projetos executivos, ou seja, aqueles que vão guiar a execução do projeto, como o próprio nome diz. 

Decerto você se lembra da lista de plantas que o designer cria para o projeto, sobre as quais falei no início do post. Então, é aqui que elas entram, na etapa do projeto executivo, as quais vão guiar todos os envolvidos no projeto, fornecedores e prestadores de serviço

Além disso, é com todos esses projetos em mãos que é possível determinar o orçamento total da obra e também o prazo de entrega

designer de interiores: projeto executivo e orçamento4. Gerenciamento

Em seguida, podemos iniciar a execução do projeto, com a obra civil e tudo mais que se fizer necessário. Assim, participamos de cada etapa e acompanhamos tudo de perto. De fato, garantindo que tudo saia conforme planejado

Dessa forma, quero reforçar a grande vantagem de se ter um profissional especializado nesse gerenciamento. Não só para interagir com os fornecedores, mas também para controlar o cronograma e manter o orçamento dentro do previsto. Além disso, o acompanhamento de perto nos permite manter o alto padrão de qualidade esperado. Sobretudo, através da supervisão às entregas, instalações e finalizações

5. Produção

Depois que tudo foi entregue e instalado, chega o momento da produção. Ou seja, a decoração propriamente dita. Em suma, é quando vamos dar os toques finais! Por exemplo, colocando quadros nas paredes, almofadas, tapetes, objetos decorativos, vasos e plantas. 

Sem dúvida, essa é a cereja do bolo e o sinal de que a entrega está próxima!

6. Pós-entrega 

Logo após a entrega do projeto para os clientes, disponibilizamos uma relação completa de fornecedores que atuaram no projeto. A saber, além de todos os contatos, são encaminhadas as garantia de tudo. Além disso, nós da Marília Veiga Interiores damos 90 dias de assistência para qualquer eventualidade, um diferencial que deixa os clientes mais seguros

Quer saber como
transformamos apartamentos antigos?

Qual a diferença entre decorador e designer de interiores?

Enfim, qual a diferença entre decorador e designer de interiores? Então, depois de tudo que eu falei, será que você consegue responder a essa pergunta? 

Apesar de serem termos muito parecidos e que até podem se confundir, eu acredito que o termo designer de interiores é o que melhor define o profissional que cria os espaços internos de um imóvel. A saber, esse profissional tem uma visão mais macro, não focada apenas na estética

Assim, o projeto de um designer de interiores abrange alguns pontos importantes. Por exemplo, ergonomia, circulação de ar, luminosidade, distribuição dos ambientes, proporção do mobiliário. Bem como harmonia de cores, acústica, segurança, conforto térmico e muito mais. 

Além disso, nosso trabalho abraça todas as etapas de um projeto, do planejamento à execução, de forma que você pode ter a tranquilidade de receber exatamente o que foi contratado ao final de tudo. Ou seja, sem ter a preocupação de cuidar pessoalmente de tantas coisas. 

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

Sonhar e realizar: projetos de design de interiores feitos pela MV

Com o propósito de realizar os sonhos dos nossos clientes, nós transformamos imóveis em lares, lajes comerciais em belas sedes de empresas e isso é o que nos move! A saber, são mais de 40 anos aliando praticidade a estilo e sofisticação, em projetos no Brasil e também no exterior

Assim, acreditamos também na transformação de vidas, promovendo bem-estar e melhora na qualidade de vida de nossos clientes e de outras pessoas que, de alguma forma, poderão desfrutar de nosso projeto. 

E é por isso que quero compartilhar agora alguns projetos do nosso portfólio, nos quais atuamos em todas as etapas. Isto é, do planejamento à entrega das chaves, com o imóvel lindamente decorado. 

Apartamento na Vila Mariana

Em primeiro lugar, um apartamento na Vila Mariana, em São Paulo, com 250m2, que chegou para nós no contrapiso e se tornou o lar dos sonhos dos nossos clientes. Além de muita sofisticação, o projeto contou com um altíssimo padrão em móveis, marcenaria e acabamentos, bem como o diferencial dos sistemas de ar condicionado, iluminação e TV totalmente automatizados, podendo ser controlados via celular. 

Ainda mais, a paleta escolhida prioriza tons neutros, o que permitiu a inserção de muitos pontos de cor em objetos decorativos em cores sóbrias, que trouxeram vida aos ambientes. Com efeito, sem abrir mão da sofisticação desejada por nossos clientes. 

Casa na Vila Madalena

Em segundo lugar, o destaque vai para uma linda casa que fizemos na Vila Madalena, na qual fizemos: 

  • o projeto de interiores;
  • gestão e acompanhamento de fornecedores, incluindo reforma civil;
  • escolha de acabamentos;
  • iluminação;
  • compra de mobiliário, cortinas e tapetes;
  • especificação de marcenaria;
  • produção e decoração final. 

Assim, de acordo com o desejo dos clientes, o projeto privilegiou a iluminação natural, com a integração da área social e abertura para um delicioso jardim. Além disso, a decoração da casa é contemporânea, com o uso de madeira, linho e tons de cinza e branco

Enfim, são dois projetos de estilos bem diferentes, um de apartamento e outro de casa. Mas, espero que ambos inspirem você a também realizar um lindo projeto com a gente! Então, entre em contato com o nosso time e venha realizar seu sonho!

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego! Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. Além disso, o atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso. Afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes