Pedras e revestimentos inteligentes no design de interiores

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores

Hall em piso de smartstone com design customizado feito sob medida – desenho e projeto Marília Veiga

 

Taj Mahal – Um suntuoso monumento todo feito em mármore branco, considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno, contém em sua construção pedras semi preciosas incrustadas, como o lápis-lazuli, além de cúpula costurada com fios de ouro. Até hoje esta magnífica edificação é referência para todos os arquitetos e designers de todo o mundo em termos de pedras e revestimentos e é facilmente lembrada quando se trata de referência de luxo em termos de arquitetura e design.

Mas, você não precisa cobrir as paredes de sua casa de ouro e pedras preciosas para obter um resultado de qualidade e requinte no acabamento da sua obra. Vamos conhecer um pouco mais sobre as opções de revestimentos, desde o famoso mármore, até outras pedras inteligentes além de alternativas contemporâneas, práticas e mais ecologicamente viáveis. Tudo para fazer da sua casa ou apartamento uma verdadeira jóia.

Diferentes tipos de mármore e outras opções de pedras e revestimentos

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores-blog-marilia-veiga-9

Piso residencial em mármore travertino, projeto Marília Veiga – sofisticação atemporal

Há séculos o mármore encanta o mundo por sua beleza e variedade e é quase  impossível não se lembrar do famoso Carrara como matéria prima para esculturas de um dos maiores gênios da nossa civilização, Michelangelo. Diferentemente de outros minerais, o mármore possui coloração uniforme e marcas em forma de veias, o que faz com que cada peça seja única. Justamente por isso, ele vem sendo utilizado na arquitetura há tantos anos, adornando palácios e sendo referência e símbolo de nobreza e sofisticação desde a Grécia Antiga.

Dentre os tipos mais famosos podemos destacar o Branco Thassos, o Crema Marfil, o Travertino Romano, o Pigues, o Nero Marquina e tantos outros.

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores

Apartamento com piso em mármore com varanda e salas integradas | projeto Marília Veiga interiores

A partir do século passado, na construção civil, como forma de revestimento, o mármore vem sendo utilizado em pisos, banheiros e na construção de móveis e objetos de decoração.  

Como a extração do mármore é um processo de mineração extremamente custoso e agressivo ao meio-ambiente, o mercado de pedras e revestimentos teve que se reinventar na busca por alternativas que pudessem atender as demandas dos consumidores, cada vez mais exigentes e conscientes.

Hoje em dia, com a ajuda de um profissional de design experiente e que consiga captar a essência do desejo do morador, é possível encontrar no mercado, opções de pedras sintéticas que vão deixar a sua casa ou empreendimento com o resultado idêntico, ou até melhor com relação ao proporcionado por pedras naturais, um espetáculo!

É o caso deste banheiro todo feito em smartstone inspirado no mármore. “O que as pessoas geralmente apreciam no mármore é o seu aspecto requintado. Pedras grandes, cores uniformes e desenhos únicos, a ausência de perda de unidade ou rejuntes”, explica Marília Veiga.  E aqui é exatamente o efeito que temos na parede deste banheiro todo feito com pedras sintéticas. Com o detalhe desse nicho chique e funcional feito em dekton, um luxo!

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores

Quer saber como
transformamos apartamentos antigos?

A pedra é um dos materiais mais antigos utilizados pelo homem na arquitetura. São granitos, ardósias,arenitos,quartzitos e tantos outros tipos há muito sendo utilizados nos lares de todo o mundo como forma de revestimento.  

Mais recentemente na Indústria da construção civil, uma série de materiais foram criados que vão desde porcelanato que imita madeira, até materiais à prova de fogo, especialmente desenvolvidos para cozinhas e áreas gourmet. Da mesma forma, temos ainda: pisos desenvolvidos para áreas externas que não esquentam, antiderrapantes para “áreas molhadas”, revestimentos que inibem proliferação de fungos e bactérias, outros tantos  feitos a partir de material reciclado. Enfim, uma imensa variedade de pedras, pisos e revestimentos sintéticos de altíssimo padrão para atender todos os gostos e estilos.

Mas, não foi sempre assim. Até bem pouco tempo atrás, havia uma limitação grande quanto a opções em termos de pedras e revestimento. Apesar de a origem do azulejo, por exemplo, ser muito antiga e ter sido trazida para o Brasil por Portugal na época do Império, o alto custo inviabilizou sua popularização por muitos anos. Foi somente no século passado que este revestimento começou a “invadir” a casa do brasileiro.  

Via de regra, antigamente tínhamos basicamente a cerâmica, um material muito simples ou o mármore, já evidenciado como sendo um material que era de uso extremamente restrito. Até que chegamos a “Era do Porcelanato”. 

Desde que chegou ao mercado na década de 80, o porcelanato vem sendo amplamente utilizado por designers e arquitetos no mundo todo para os mais diversos fins, por vários motivos como: praticidade na instalação, alta durabilidade, versatilidade, além da possibilidade de combinar área interna com área externa, podendo ser utilizado em qualquer tipo e estilo de ambiente.

Os porcelanatos possuem outras inúmeras vantagens e hoje em dia temos uma imensa variedade de tamanhos e texturas. Eles acabaram surgindo como sendo um material intermediário entre a cerâmica, considerada “muito simples” até o mais sofisticado e quase inacessível mármore. Mas o mercado não parou de se reiventar…

Smartstones – As pedras e revestimentos inteligentes

Beleza, sustentabilidade,sofisticação, resistência e praticidade! Não é à toa que esses tipos de pedras e revestimentos sejam carinhosamente chamados por muitos arquitetos e designers de “smartstones” ou pedras inteligentes.

O ramo da construção civil, principalmente o mercado de acabamentos como pedras e revestimentos, atento às evoluções da sociedade e baseado em muitas pesquisas, notou certos padrões de preferência dos consumidores mais exigentes. Sabendo da finitude dos recursos naturais e buscando continuar a atender os altos padrões de qualidade, requinte e sofisticação, conseguiu criar um infinito número de materiais sintéticos que em nada deixa a desejar em termos de beleza e durabilidade para as pedras naturais. Em realidade, a maioria deles chega até a superá-las em muitos requisitos.

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

É o caso por exemplo do dekton, um tipo de pedra sintética obtida através de processo industrial proveniente das matérias-primas usadas para fabricar vidro, porcelana e superfícies de quartzo.

“Estamos usando cada vez mais esse material porque além de ele suportar temperaturas muito altas, ainda tem um acabamento impecável. Deixa qualquer cozinha, por exemplo, uma verdadeira cena de cinema. Lindo e sofisticado. Eu amo!” – Marília Veiga

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores

Projeto de lareira com acabamento em Limestone Marilia Veiga – para se aquecer sem se preocupar!

Pedras e revestimentos naturais X novas opções sintéticas

Sofisticadas – Quando se fala em pedras para revestimento, muitas podem ser as utilidades de uma smartstone. Algumas de tamanha beleza, poderiam ser emolduradas e colocadas em uma parede apenas para se apreciar, não é mesmo? Sim! E foi essa ideia e inspiração de Marília Veiga para algumas residências. Aprecie!

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores

Pedra para revestimento de parede – Projeto de terraço gourmet vira obra de arte sob o olhar de Marília Veiga

“Nesse projeto usamos duas smartstones principais com funções diferentes. Uma das pedras foi utilizada como revestimento de parede que acabou por transformar  o fundo da bancada desse terraço gourmet em uma verdadeira obra de arte”.

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores

Smartstone que remete a mármore usada como painel para TV de forma linda e criativa – Marília Veiga interiores

Práticas – No projeto abaixo, pode não parecer, mas esse grande painel ripado esconde os armários e o nicho em smartstone chega como um gran finale! “Espaço para guardar louças e utensílios, mas sem a cara de armário?” Marília Veiga diz “Sim!”. O nicho além de lindo, faz o papel de buffet além de trazer sofisticação ao móvel! Tudo muito leve, clean e contemporâneo.

Resistentes – As smartstones, em termos de utilização para design de interiores tem aplicações praticamente infinitas. Aos que podem estar se perguntando acerca da sua durabilidade e resistência, já vamos adiantando: uma smartstone, como o próprio nome já diz, é uma opção inteligente e vem sendo utilizada em  múltiplos segmentos de mercado, seja em espaços comerciais ou em espaços privados.

Sustentáveis – Como sabemos, as pessoas estão cada vez mais exigentes e conscientes quanto aos impactos ambientais do que consomem. Mais um ponto para as smartstones quando se fala em pedras e revestimentos. As pedras inteligentes são uma melhor opção em termos ecológicos, pois possuem 30 vezes menos impacto ambiental quando comparadas às pedras naturais.

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores

Na galeria desse apartamento no Morumbi o desafio foi esconder todas as portas e trazer um apelo artístico. Utilizamos um lindo painel de madeira ripado combinando com um piso em smartstone! A arte trouxe cor e muita identidade ao projeto. Um ambiente contemporâneo e sofisticado!

pedras-e-revestimentos-inteligentes-no-design-de-interiores

Detalhe de revestimento 3D – projeto Marília Veiga

Quais pedras e revestimentos usar em cada cômodo?

Não existe uma “receita de bolo” para essa pergunta, ou melhor, existem tantas receitas de bolo no mundo, não é mesmo? Cada uma delas para agradar cada um dos tantos tipos de paladares diferentes que existem no mundo. 

“Acredito que não devemos impor uma regra e ditar o que serve ou o que não serve para cada família ou morador, pois as pessoas são diferentes, suas preferências, vontades, necessidades.” completa Marília. 

Apesar de sabermos que existem opções de revestimentos e acabamentos ideais para cada tipo de ambiente – dificilmente você  faria o piso do seu banheiro de madeira, por exemplo- o importante é sempre captar a essência das pessoas que irão viver naquele ambiente, como é a vida delas, respeitar suas histórias e preferências e procurar no mercado, opções que venham ao encontro dos seus desejos. E, nesse sentido, opção é  o que não falta no mercado de pedras e revestimentos, como pudemos perceber.

E você?Já pensou em realizar o sonho de transformar sua casa ou apartamento em um verdadeiro palácio? Conte com a gente!

 

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. O atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso , afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes