fbpx
reforma de apartamento

6 problemas da reforma: os erros mais comuns que podem fazer sua reforma dar errado

problemas da reforma

Certamente, só de pensar em reformar, muita gente já sente dor de cabeça. E de fato, muitos podem ser os problemas da reforma de uma casa ou apartamento. Porém, a grande maioria deles poderia ser evitada, como você verá no post de hoje. 

Eventualmente, podem surgir contratempos em uma obra, mas quando se tem um profissional de interiores à frente do projeto, com conhecimento de todas as etapas, fornecedores confiáveis e um bom planejamento, isso pode ser minimizado. Inclusive, nós já tivemos casos de obras que foram entregues bem antes do prazo. Então é possível realizar seu sonho sem estresse e do jeitinho que você deseja! 

Para isso, hoje você vai conhecer os 6 erros mais comuns que levam aos problemas da reforma.

1. Problemas da reforma: Falta de planejamento 

Conforme dito agora a pouco, a falta de planejamento é um grande problema em uma reforma, na verdade é o maior deles. Decerto, um bom planejamento é o ponto de partida, é o organizar de todas as ideias, ordenar e coordenar a execução de tudo que consta no projeto. Aliás, é um grande erro realizar uma reforma sem ter um projeto completo já criado. Sem dúvida, ele é quem dá a visão do todo e guia a execução de cada item, cada etapa. 

Por isso, é importante dizer que a pressa é realmente inimiga da perfeição quando o assunto é obra. Muitas vezes, a pessoa acredita que está ganhando tempo ao começar pelo deslocamento de uma parede, ou seja, derrubando-a e construindo em outro local. Mas, não considera, por exemplo, as alterações de elétrica que isso acarreta e o momento em que ela precisa acontecer. 

Para exemplificar, imagine só, ter que quebrar a parede recém feita, porque não se pensou nos pontos de elétrica ou e hidráulica. Certamente isso é um desperdício de tempo e de recursos

Por isso, é fundamental que se tenha um projeto executivo bem detalhado e bem planejado para que sua reforma seja um sucesso. 

 

2. Problemas da reforma: Falta de um planejamento financeiro

Não apenas o planejamento executivo, como também o planejamento financeiro da reforma deve ser pré-requisito para dar início às obras. Aliás, estourar o orçamento é um dos maiores medos que as pessoas têm ao reformar. Por isso, na nossa prática diária, sabemos da importância de se fechar o orçamento a partir do planejamento executivo. Ou seja, quando já temos discriminado tudo que será realizado, os materiais que precisam ser comprados e os fornecedores a serem contratados. 

Porém, o que também pode acontecer é se fazer um orçamento estimado e impreciso, não exatamente realista ou em conformidade com o que foi projetado. Assim, no meio do caminho, a pessoa poderá descobrir que não tem mais dinheiro para executar o restante do projeto ou tudo que ela desejaria e se frustra.

Por isso, nós submetemos o orçamento à aprovação do cliente, após a criação dos projetos executivos, para só depois começar a obra. Assim, saberemos com precisão, por exemplo, quantos metros de piso serão necessários, qual o tipo de argamassa indicada para determinado revestimento. Bem como qual marca nos atende para instalação do sistema de iluminação automatizado que o cliente deseja, também dentro da estética que escolhemos para o projeto, entre muitos outros fatores. 

Aliás, é sob esse mesmo pensamento que evitamos desperdício de materiais e de recursos também. Afinal, cada detalhe importa na hora de definir o orçamento total do projeto. 

3. Problemas da reforma: Mão de obra desqualificada

Em terceiro lugar, temos como problema de uma reforma a contratação de mão de obra desqualificada. De fato, isso é muito sério quando se fala em construção civil. Provavelmente, você conhece a história de um amigo que foi construir ou reformar e teve muita dificuldade com pedreiros ou até mesmo pessoas que se diziam empreiteiros, mas que, na verdade, não eram. 

Infelizmente, isso é bastante comum. Principalmente, se você não conta com o suporte especializado de um arquiteto de interiores. Afinal, nós trabalhamos em parceria com construtoras, empresas sérias, reconhecidas no mercado, profissionais capacitados e especializados em suas áreas de atuação, todos cuidadosamente escolhidos. Dessa maneira, não colocamos a sua obra em risco e, principalmente, a sua segurança após a entrega final. Assim, a máxima que de “o barato sai caro” é totalmente aplicável a esse item. 

Da mesma forma, é fundamental que se tenha um engenheiro responsável por uma obra civil. Ou seja, não é simplesmente derrubar uma parede para ampliar a sala, por exemplo. Pelo contrário, é preciso que se conheça a planta do imóvel e os impactos de qualquer mudança estrutural, o que é estudado por um engenheiro. Igualmente importante é contar com profissionais cuidadosos, pois estarão lidando com materiais de alto custo, pedras que, muitas vezes, não são facilmente encontradas e com as quais é preciso lidar com cautela. 

Obviamente, incidentes podem acontecer. Mas, quanto mais qualificada é a mão de obra, menores são as chances dessas intercorrências, assim como o desperdício de materiais e dos atrasos, que são outro problema da reforma.

4. Problemas da reforma: Não ter um cronograma 

Assim, em quarto lugar, vem o cronograma, outro dos dos grandes temores das pessoas que pensam em fazer uma reforma. Para que isso não seja um problema, voltamos ao primeiro item da lista: o planejamento. 

Então, quando a gente faz o projeto e fecha o orçamento com o construtor que vai executar as obras civis, fechamos também um cronograma. Aqui, já considerando a possibilidade de algum atraso, o qual é seguido fielmente. Além disso, nós também alinhamos com o nosso cliente as expectativas em relação ao prazo de entrega final. A saber, tanto para conhecer suas necessidades, quanto para que ele reconheça a realidade dos prazos. 

Por essa razão, a reunião de briefing é tão importante para o projeto como um todo. De fato, este é o momento em que você vai nos dizer quando precisará se mudar, quanto pretende investir e tudo mais que constará no projeto. 

5. Problemas da reforma: Fazer mudanças após a obra ter começado

Em quinto lugar: as mudanças no meio do processo. Sem dúvida, muitas delas podem impactar o orçamento e o cronograma. Então, aqui vale a pena a gente falar sobre quais são as etapas de um projeto

  1. briefing;
  2. apresentação de layouts em 3D;
  3. projetos executivos, orçamento e cronograma;
  4. execução e gerenciamento; 
  5. produção final;
  6. pós-entrega.

Então, é claro que você pode solicitar mudanças no projeto que apresentamos, afinal é a realização do seu sonho. Mas é importante que isso aconteça antes dos projetos executivos, quando apresentarmos as opções de layout. Pois as mudanças que acontecem já na fase de execução, vão acarretar mais custos e, provavelmente, atrasar a entrega. 

Quer saber como
transformamos apartamentos antigos?

6. Problemas da reforma: Falta de gestão 

Por fim, o último item da nossa lista de problemas da reforma é a falta de um acompanhamento e de gestão. Ou seja, é importantíssimo que o escritório responsável pelo seu projeto tenha um profissional na obra, acompanhando tudo de perto, coordenando os serviços e gerenciando quaisquer questões que possam surgir pelo caminho. 

Por exemplo, a montagem da marcenaria acontece, geralmente, após a pintura, que pode ser danificada nesse processo. Então, com um profissional de nosso time acompanhando de perto a obra, ele poderá solicitar os devidos retoques ao pintor, sem que isso cause um atraso na entrega. Assim, nós realizamos essa gestão de perto, fazendo valer o cronograma e o orçamento que fechamos com você na etapa 3 do projeto. 

Porém, vale lembrar, que muitas coisas acontecem de forma simultânea em uma obra. Então, esta é mais uma razão para que se tenha um profissional que conheça profundamente o projeto e o cronograma das entregas e instalações, para manter tudo nos trilhos. 

De fato, uma obra dá muito trabalho, é um grande empreendimento! Portanto, recomendamos fortemente que você não execute um projeto dessa magnitude sozinho, mas conte com a gente para isso! Afinal, para nós, esse não é só um trabalho, mas é uma alegria ver sonhos sendo construídos e fazer parte disso. Certamente, com mais de 40 anos de experiência na criação de projetos residenciais e corporativos, temos bagagem para poder executar aquilo que você deseja. Então, se você quer reformar o seu imóvel ou adquirir um novo apartamento, uma casa de praia ou no interior, conte com a gente! Clique aqui e fale com o nosso time!

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. Além disso, atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferenciais, proporcionado resultados de sucesso. Afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes