fbpx
O que é um projeto de arquitetura de interiores

O QUE É UM PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES: CONHEÇA AS ETAPAS PARA TRANSFORMAR SEU IMÓVEL

Projeto de arquitetura de interiores

Primeiramente, esclarecemos que fazer um projeto de arquitetura de interiores é muito mais do que decorar um apartamento, casa ou escritório. Certamente, aqui na Marília Veiga nós também fazemos isso. Mas, na verdade, o nosso trabalho é realizar sonhos e é isso que fazemos há mais de 40 anos!

Por isso, vou dedicar o post de hoje a explicar melhor o que faz esse braço da arquitetura

Antes de mais nada, é preciso quebrar o estigma de que o arquiteto de interiores trata apenas da parte estética de um projeto. Na verdade, é nossa função pensar também na ergonomia, acústica, iluminação, climatização, circulação. Afinal, esses outros fatores impactam diretamente a qualidade de vida e a sua relação com aquele apartamento, casa ou escritório.  

Por isso, nesse post você saberá de forma detalhada o que significa e o que realizamos em cada uma das 6 etapas do projeto:

  • briefing;
  • layout;
  • orçamentos/ projeto executivo;
  • gerenciamento/ execução; 
  • produção;
  • pós-entrega.

Então, continue conosco para entender melhor cada um desses pontos!

1ª Etapa: o Briefing

Assim, a primeira etapa do projeto de arquitetura de interiores é o briefing. Em resumo, trata-se de uma coleta de informações bem completa, na qual vamos entender todos os seus gostos, desejos e necessidades

Aqui, prezamos por uma conversa completa com você, para entender os seus hábitos e comportamentos no dia-a-dia. Dessa forma, cada detalhe é pensado de forma a se moldar a tais hábitos, tornando seu imóvel um lar especificamente customizado. 

Por exemplo, pensando em um imóvel residencial: 

  • Quem são as pessoas que vão morar na casa?
  • Como é a rotina de cada morador? 
  • Trabalham em casa?
  • Têm pets? 
  • Costumam receber visitas?
  • Gostam de cozinhar? 
  • Possuem muitos livros? 
  • Tocam algum instrumento musical?
  • Terão funcionários dormindo no imóvel?  
  • Alguém possui o hábito de ler na cama? Ou prefere ler no sofá?

Além disso, depois de conhecer mais sobre seus gostos, também precisamos entender as suas expectativas relacionadas ao imóvel, especificamente. Nesse sentido, temos que mapear quais serão as alterações a serem realizadas na planta

A saber, geralmente fala-se sobre deslocamento ou remoção de paredes, integração e ampliação de ambientes. Bem como abertura ou fechamento de passagens e portas, retirada ou colocação de banheiras, etc. Mas, sem grandes alterações estruturais

A importância da ajuda especializada

Entretanto, se você não sabe ao certo o que espera como resultado do próprio projeto de arquitetura de interiores, saiba que isso não é um problema! Afinal, o briefing também é um momento de autodescoberta. Ou seja, é a hora em que desvendamos juntos os gostos e necessidades a serem atendidos. 

Assim, nessa etapa muitas vezes acabamos ajudando você a decifrar os próprios gostos e identificar os próprios hábitos. Dessa forma, poderemos moldar os ambientes perfeitos para cada um deles.

Aliás, você sequer precisa saber responder a todas essas questões. Por isso, temos um questionário de briefing, que nos guia na captação das informações e estimula a pensar sobre tudo isso. Muitas vezes, é por meio das nossas perguntas que você encontra referências que antes não achava relevantes ou que, de fato, não se lembraria de trazer para a conversa. 

Só para exemplificar, é importante sabermos detalhes. Por exemplo, se um dos moradores possui muitas bolsas e sapatos, se alguém é colecionador de relógios, entre outras coisas. Embora pareçam irrelevantes, essas informações são essenciais para que possamos desenhar um projeto realmente exclusivo e funcional

A saber, até a altura dos moradores pode influenciar! Por exemplo, no espaço destinado aos vestidos longos e camisas no closet.

Enfim, quanto mais detalhado e completo for o briefing, mais acertado será o layout 3D. Inclusive, ele é parte de um anteprojeto, que é nossa próxima etapa. 

Embora pareça um processo cansativo, é o briefing que permite que todo o projeto se desenvolva com a perfeição você merece. Isto é, ele garante que os imóveis residenciais ofereçam mais do que funcionalidade, mas o conforto e experiências incríveis de um lar. 

Projetos corporativos

Da mesma forma, para reformas corporativas, o briefing é uma etapa fundamental. Afinal, acreditamos que o seu local de trabalho deve ser transformado de forma que você se sinta confortável e bem onde está e onde, provavelmente, passa a maior parte dos dias. Então, é o briefing que permite que essa transformação comece a tomar forma.

2ª Etapa: o Anteprojeto

Em seguida à reunião de briefing, normalmente após um mês, é hora de apresentarmos um anteprojeto. Isto é, mostrar para os clientes os primeiros estudos com algumas opções de layout

Por certo, esta é a primeira planta do projeto de arquitetura de interiores. Aqui,  é demonstrada a disposição dos móveis dentro dos espaços, já considerando as alterações na planta original. Além disso, leva-se em conta as informações sobre cores e revestimentos levantadas no briefing. 

Então, caso o cliente deseje alterar alguma sugestão dada no projeto, esse é o momento ideal. 

Vídeo em 3D – Projeto de arquitetura de interiores

Inclusive, para que sua experiência seja a melhor possível, apresentamos uma perspectiva em 3D, no formato de vídeo. Dessa forma, será possível analisar detalhes importantes, além de referências fotográficas com o conceito do projeto. Sem dúvida, essa ferramenta facilita muito a visualização

Principalmente, esse é o momento em que o cliente realmente consegue ter uma conexão maior com o projeto. Isto é, pode ver o seu sonho tomando forma.

Quer saber como
transformamos apartamentos antigos?

3ª Etapa: Projeto executivo, cronograma e orçamentos 

Em seguida, a gente faz o projeto executivoA saber, ele tem esse nome porque é relacionado com a execução de tudo. De fato, um bom projeto executivo é fundamental para um levantamento preciso do orçamento do seu projeto de arquitetura de interiores. 

Portanto, fazer um orçamento fiel é importante para que o cliente saiba exatamente quanto vai investir em todo o projeto, antes dele começar. 

Então, que plantas constam neste projeto executivo? 

  • alvenaria (demolir e construir);
  • pontos de elétrica;
  • forro e iluminação;
  • piso;
  • pontos de hidráulica;
  • detalhamento de áreas molhadas;
  • marcenaria;
  • pontos de ar condicionado.

Sem dúvida, são muitos detalhes, não é? Porém, quanto mais detalhado, menores são as possibilidades de alguma coisa sair errado. Ademais, são muitos prestadores de serviço diferentes, cada um executando a sua parte do projeto. Inclusive de forma simultânea, muitas vezes. 

Por isso, nas plantas do projeto executivo constam detalhes como: 

  • posição das tomadas e interruptores;
  • pontos de rede e telefonia;
  • automação;
  • pontos de iluminação e tipo de circuito;
  • posição das caixas de som embutidas;
  • saídas de ar condicionado e localização das condensadoras;
  • molduras de gesso, sancas, etc;
  • paginação dos pisos;
  • desenho das marcenarias;
  • e muito mais.

Projeto executivo: projeto de arquitetura de interioresPor exemplo, eu quero destacar a importância da paginação dos pisos e revestimentos. Afinal, essa definição é importante para que se saiba a quantidade exata de material que será necessária. Bem como para que sejam feitos o orçamento deste produto e do serviço de instalação também. 

Aliás, é no momento de apresentação do projeto executivo e do orçamento que o cronograma de execução também é apresentado. 

Uma vez que os projetos executivos estão prontos e os orçamentos aprovados, partimos para a execução, ou seja, o gerenciamento da obra. 

Um projeto de arquitetura de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

4ª Etapa: Gerenciamento 

Portanto, com o projeto, o cronograma e o orçamento em mãos, é hora de dar início ao projeto. Assim, aqui nossa equipe se encarrega de acompanhar o cronograma e fazer a gestão dos fornecedores. Aliás, esse é um dos nossos papéis na fase de execução: garantir que tudo seja feito conforme os projetos, dentro do prazo estipulado e com o orçamento acordado.

Não só isso, mas também manter os problemas longe dos clientes! Portanto, nesse sentido, ressaltamos que essa é uma das grandes vantagens em se contratar ajuda profissional para o seu projeto de arquitetura de interiores. Sem dúvida, é uma tranquilidade enorme não precisar gerenciar: reforma, instalações, entrega de materiais, montagem de móveis, todos os fornecedores e prestadores de serviço envolvidos e, claro, qualquer percalço que apareça pelo caminho. 

A saber, existe uma ordem lógica no cronograma. Por exemplo, é fechada primeiro a obra, os revestimentos e a marcenaria, que costuma demorar cerca de 60 dias para ser entregue. Nesse ínterim, a gente vai levando o cliente às lojas e apresentando amostras para escolher o mobiliário, acessórios de banheiro, cortinas e coisas mais específicas de cada projeto. Por exemplo, os eletrodomésticos, uma adega, um lustre ou mesa de sinuca, entre outros. 

5ª Etapa: Produção 

Finalmente, quando a obra vai chegando ao fim, é hora de colocar a cereja no bolo e produzir o imóvel, vestir a casa. Ou seja, é hora da decoração! Então, com a obra finalizada, é feita a limpeza pós-obra do imóvel. Em seguida, com tudo higienizado, a equipe de decoração pode começar seu trabalho.

Para isso, além do mobiliário já entregue, colocamos objetos decorativos, obras de arte: tanto do acervo do cliente, quanto recém comprados. Inclusive, alguns consignados. Assim, o cliente só precisa chegar, pois os quadros já estarão nas paredes e até os vasos com flores

6ª Etapa: Pós-entrega

A saber, a pós-entrega é mais uma tranquilidade para o cliente que opta realizar tudo isso com uma equipe especializada em projetos de arquitetura de interiores. Uma vez que tudo foi entregue e o cliente passa a usar seu novo espaço, seja um imóvel residencial ou comercial, alguns ajustes podem se fazer necessários. 

Portanto, o Marília Veiga Interiores fornece 90 dias de assistência depois da mudança, para que tudo esteja em perfeito funcionamento. Além disso, o cliente recebe uma relação completa dos fornecedores envolvidos, contatos e as respectivas garantias

Projeto de arquitetura de interiores: sala de estar e jantarO seu projeto de arquitetura de interiores

Enfim, acreditamos que tenha ficado mais claro tudo que você tem a ganhar ao contratar um time especializado para fazer o seu projeto de arquitetura de interiores

Antes de mais nada, vamos conhecer você, tudo que quer, o que precisa, do que gosta. Dessa forma, poderemos entregar o apartamento dos sonhos: a casa com a qual você sempre sonhou. Acima de tudo, um local que seja funcional, aconchegante e confortável, onde queira estar e receber. Afinal, boa parte do seu tempo você passará nesse local!

Então, se você já se decidiu por fazer um projeto ou se ainda tem dúvidas dos benefícios de contar com o especialista, entre em contato com o nosso time! Certamente, nós teremos o maior prazer em apresentar nosso trabalho a você e, principalmente, em executar o seu projeto e tirar o seu sonho do papel.

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. Além disso, o atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso. Afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes