fbpx
Como saber quando eu preciso contratar um arquiteto de interiores?

COMO SABER QUANDO EU PRECISO CONTRATAR UM ARQUITETO DE INTERIORES?

Quando contratar um arquiteto de interiores

Acima de tudo, na arquitetura de interiores, fazemos o planejamento dos espaços. Para isso, pensamos na estética e, principalmente, na funcionalidade e o conforto desses locais. Por isso, é uma enorme vantagem contratar um arquiteto de interiores para realizar a reforma do seu imóvel residencial ou comercial.

Então, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre:

  • diferentes tamanhos de reforma;
  • o que é um projeto de interiores;
  • quando contratar um arquiteto de interiores
  • benefícios em ter um profissional cuidando de tudo para você. 

Portanto, continue conosco para entender um pouco mais sobre o que faz um arquiteto de interiores e como esse profissional pode ajudar a realizar seus sonhos!

Reformas: diferentes tamanhos, muitas possibilidades 

Primeiramente, quando falamos em reformar um imóvel, podemos dividir em dois grupos: reformas completas e reformas de imóveis recém entregues pela construtora. Assim, fica mais fácil compreender o tamanho da reforma. Bem como a quantidade de obras necessárias, de profissionais envolvidos e fornecedores a serem contratados. 

Por exemplo, apartamentos recém entregues pela construtora possuem geralmente apenas revestimento nas áreas molhadas. Inclusive, que nem sempre agradam e precisam ser trocados. Além disso, em muitos casos há possibilidade de integrar ambientes com pequenas alterações na planta

Então, podemos considerar nessas obras:

  • a troca dos revestimentos originais;
  • a colocação de pisos;
  • possível remoção de paredes,
  • colocação de forro de gesso;
  • iluminação e automação;
  • pintura e papel de parede;
  • marcenaria;
  • decoração

Por isso, esse tipo de obra é mais rápida se comparada a uma reforma completa em um imóvel antigo. Afinal, nesses casos muitas vezes há problemas no sistema elétrico e hidráulico. Além disso, há mais alterações a serem feitas na planta, pois costumam ser imóveis mais compartimentados

Dessa forma, atualizar um imóvel de 20, 30 anos ou mais é perfeitamente possível. Embora, muitas vezes, sejam obras que exigem um investimento maior de tempo e recursos

Seja como for, é importante contratar um arquiteto de interiores para fazer um projeto que atenda suas necessidades. Afinal, você espera que ele esteja alinhado com seus desejos e de acordo com todas as normas de segurança e ergonomia. Aliás, vale a pena ressaltar que é preciso ter muito cuidado ao contratar profissionais para realizar obras civis sem orientação de arquiteto ou engenheiro.

Mas, o que é um projeto de interiores? 

Primeiramente, é preciso saber que um projeto de interiores feito pela Marília Veiga Interiores é dividido em 6 etapas. A saber:

  • briefing;
  • anteprojeto;
  • orçamentos/ projeto executivo;
  • gerenciamento/ execução; 
  • produção;
  • pós-entrega.

O início do projeto

Antes de mais nada, é feita uma reunião com os clientes (briefing). Dessa forma, saberemos o que eles têm em mente para o projeto, conheceremos suas necessidades e gostos. Enfim, o que sonham para seu lar.

Em seguida, depois de cerca de 1 mês, apresentamos aos clientes um anteprojeto. A saber, ele traz uma imagem em 3D ou plantas baixas que ajudam a ter uma visão mais realista de como tudo ficará após a conclusão do projeto

Logo, a partir da aprovação desse anteprojeto, podemos partir para o projeto executivo. Assim sendo, ele inclui todas as informações necessárias para a execução do que foi criado, bem como todas as plantas:

  • demolição e construção (alvenaria);
  • pontos de elétrica;
  • pontos de hidráulica;
  • piso;
  • detalhamento de áreas molhadas;
  • pontos de ar condicionado;
  • marcenaria.

Execução, gerenciamento e produção do projeto

Sobretudo, esse é o momento em que fechamos os orçamentos. Não só dos serviços dos fornecedores, mas também dos pisos, revestimentos, metais, etc. Assim, com mais de 30 anos de experiência, podemos contar com fornecedores selecionados que podem ser indicados. 

Da mesma maneira, temos expertise para realizar a contratação e a gestão dos fornecedores. Sem dúvida, isso evita desgastes desnecessários para os clientes. Uma vez que nós avaliamos e gerenciamos a obra do começo ao fim.

Decerto, essa é a fase de gerenciamento e execução. Isto é, quando as obras são iniciadas e a marcenaria é contratada e já podemos escolher o mobiliário e itens que irão compor a decoração dos ambientes na próxima etapa, que é a produção.

Além disso, nós visitamos as lojas e showrooms com os clientes. Dessa forma, garantimos que as compras sejam assertivas e que os móveis escolhidos possam ser utilizados por muito tempo. Aliás, nós entregamos os projetos finalizados, prontos para a mudança, com quadros nas paredes e plantas nos vasos. 

Ainda mais, entregamos aos clientes a relação completa de fornecedores e todas as garantias de produtos e serviços utilizados. Assim, sempre pode recorrer a eles, caso seja necessário. Porém, oferecemos ainda aos clientes um atendimento pós-obra de 90 dias, para eventuais ajustes. 

Seja como for, tanto um imóvel novo quanto um antigo passam pelas mesmas etapas na realização de um projeto. Por isso, a contratação de um profissional de interiores é absolutamente necessária em qualquer um dos cenários.

Quer saber como
transformamos apartamentos antigos?

Em que momento contratar um arquiteto de interiores?

A saber, o momento exato de se contratar um arquiteto de interiores é uma das principais dúvidas relacionadas aos projetos. Certamente, conhecer as etapas e saber quanto tempo é necessário para o cumprimento de cada uma, facilita a sua programação

Então, quando se trata de um apartamento novo, o ideal é contratar o escritório de interiores na reta final da construção. Isto é, cerca de 4 a 6 meses antes da entrega das chaves. Assim, poderemos acompanhar os clientes na vistoria final e dar o start nas obras quando as chaves forem liberadas. Dessa forma, eles não precisarão esperar muito tempo até concretizar a mudança

Entretanto, há casos de construtoras que demandam um tempo um pouco maior para concluir o projeto. Com efeito, isso varia conforme a complexidade e os detalhes do mesmo. Por isso, em alguns projetos a contratação pode requerer uma antecedência maior.

Em resumo, quanto antes for realizada, melhor! Afinal, você garante que seu projeto dos sonhos tome forma no melhor tempo.

Contudo, já no caso dos imóveis usados, esse momento vai depender se o imóvel está ocupado ou não. Por exemplo, se é a sua residência atual ou um local recém adquirido. Ou seja, você pode continuar morando no imóvel enquanto criamos e aprovamos o projeto e sair apenas no momento em que as obras forem iniciadas. Aliás, o tempo da obra, nesses casos, só poderá ser determinado quando o projeto for aprovado. 

Decerto ninguém quer estar em meio a uma obra, com poeira e entra e sai de funcionários. Além disso, temos o barulho, gerenciamento de problemas e todas as implicações que uma reforma traz. Então, imagine só passar por tudo isso sem orientação profissional? Sem dúvida, o processo pode ser bem mais leve!

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

Benefícios de se contratar um arquiteto de interiores

Cumprimento de prazos e orçamentos 

Com uma empresa especializada em arquitetura de interiores cuidando do seu projeto, você pode ter a certeza de que tudo será executado conforme o contratado. Ou seja, respeitando os prazos estipulados e o orçamento aprovado por você. Dessa forma, você não terá surpresas e nem precisará se envolver nos pormenores da obra. 

Além disso, com a orientação de profissionais especializados, não há desperdício de material e outros recursos. Isto é, contar com auxílio especializado significa valorizar o seu dinheiro e também o seu tempo

Ademais, é essencial manter um cronograma e saber quando poderá mudar definitivamente. Aliás, esse fator é especialmente importante quando há expectativa por um casamento, lua de mel ou a chegada de um bebê

Harmonia, conforto e funcionalidade

Além disso, muitos clientes não têm conhecimento sobre todas as possibilidades e soluções existentes no mercado. Não só em termos de materiais, produtos, cores, tecnologias, mas também em tudo mais que pode compor o projeto dos seus sonhos

Aliás, como disse antes, pensar na funcionalidade dos espaços é uma das nossas tarefas na execução de um projeto. Assim, o cliente vai falar o que espera e necessita e sobre a rotina dos moradores. Com isso, nós iremos projetar cada ambiente de forma a atender a essas demandas, privilegiando a estética que mais tem a ver com o seu estilo. 

Assim, seja por comodidade, otimização de tempo e recursos ou praticidade, vale a pena contratar um escritório especializado para realizar o seu sonho. Dessa forma, você terá acesso ao que há de melhor em termos de qualidade e as marcas mais renomadas no seu novo imóvel.

Otimização de espaços

Da mesma forma, o projeto de interiores é capaz de melhorar e ampliar espaços, integrando ambientes que antes eram divididos ou mesmo utilizando recursos decorativos. Por exemplo, como o uso de espelhos, que dão amplitude aos ambientes, além de sofisticação

Igualmente, a iluminação natural e também artificial, quando bem projetadas, tornam os ambientes mais aconchegantes e confortáveis. Ainda mais quando aliadas a uma decoração harmoniosa.

Além disso, se entre os moradores do imóvel há pets, um projeto personalizado pode prever um espaço diferenciado para eles. Isto é, indicar os materiais mais resistentes para que eles possam viver felizes na nova casa. 

Assim também para bebês, idosos ou pessoas com necessidades especiais. Afinal, nesses casos a mobilidade é um fator importante. Portanto, é importante pensar em mobiliários que não ofereçam riscos de acidentes ou interfiram na circulação pelos ambientes. 

Enfim, ter um imóvel assinado por um arquiteto de interiores torna todo o processo muito mais leve. Em outras palavras, você poderá curtir tudo sem estresse. Sem dúvida, no final terá a certeza de que terá a casa ou apartamento com o qual sempre sonhou e até melhor do que em seus sonhos

Então, conte com a gente! Entre em contato e venha fazer seu projeto com a Marília Veiga Interiores! 

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Assim, através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego! Ou seja, nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. Além disso, o atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso. Afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes