Semana do design de Milão 2022 – O maior evento de design do mundo

Salone del Mobile.Milano - Semana do design de Milão 2022

fonte: https://www.instagram.com/isaloniofficial/

 

O Salone del Mobile.Milano faz 60 anos e são muitos os motivos para comemorar. Após dois anos de pandemia, o maior e mais aguardado evento de design do mundo que acontece anualmente em Milão – Itália, está de volta com força total.

Como não poderia deixar de ser, Marília Veiga está lá acompanhando tudo de perto e conta um pouco do que podemos esperar para este ano emblemático da semana de design de Milão e tudo o que acontece dentro e fora do Salone Internazionale del Mobile.

Ciao, Milano!
Começa a Semana de Design de Milão, a maior manifestação de design mundial: a Milan Design Week (MDW)!

Marília Veiga na Semana do design de Milão 2022

De 07 a 12 de junho, Milão abriga a mundialmente celebrada e mais aguardada feira de design e mobiliário. Durante uma semana, a belíssima cidade italiana respira arte, cultura e inovação, inspirando arquitetos e designers do mundo todo e antecipando o que podemos esperar do setor moveleiro, entre outros. O tema deste ano coloca em discussão a consciência ambiental na produção de móveis: “Design with Nature”. Ao todo serão mais de 2000 marcas expositoras de mais de 30 países dentro dos pavilhões do Fiera Rho, onde acontece o evento principal, I Salone del Mobile.Milano

Mas, a cidade como um todo se transforma e vira palco para que importantes marcas e designers possam apresentar as principais tendências do setor para o mundo. O chamado Fuorisalone é como se chama tudo o que acontece fora dos pavilhões principais do Fiera Rho, considerado o evento oficial.

Nas ruas dos principais bairros como Tortona, Brera e Ventura Lambrate, vários showrooms das marcas mais conhecidas apresentam ao público e profissionais do setor seus novos lançamentos e dão o tom do que se pode esperar do setor moveleiro em geral.

Fuorisalone | Semana do design de Milão 2022

fonte: www.fuorisalone.it

Salão de Design de Milão 2022: as novidades e o que esperar do maior e mais importante evento de design do mundo

Após dois anos de pandemia, o clima é de expectativa total, como não poderia deixar de ser. Embora a edição 2021 já tenha trazido otimismo graças à criatividade dos organizadores da feira que expuseram os produtos nas paredes como forma de adaptação do evento às normas internacionais de higiene e segurança, a edição que comemora o sexagésimo aniversário do Salone del Mobile promete ser um marco e vai misturar os temas sustentabilidade e inovação de formas nunca antes vistas. 

Os estandes estão de volta ao formato convencional este ano e, muito mais do que um espaço de exposição de produtos, novidades e tendências, a presidente do Salão de Milão, Maria Porro, em coletiva realizada em março deste ano, disse  que a feira é também um catalisador de criatividade, positividade e energia, dando uma ideia do que os visitantes podem esperar da temática deste ano do evento: sustentabilidade. “Não podemos ficar parados, na verdade temos o dever de avançar ainda mais rápido na direção de soluções de design, produção e distribuição que sejam o mais sustentável ​​possível – o que precisamos hoje é uma abordagem ética ao design”.

É praticamente impossível conseguir ver tudo e estar em tantos lugares ao mesmo tempo. Pensando nisso e também para servir como guia para os visitantes e expositores e ajudar a estreitar o relacionamento entre os mesmos, um aplicativo para smartphones (tanto Android quanto IOS) foi especialmente desenvolvido para a Feira.

Vista panorâmica da feira da Semana do design de Milão 2022

Dentro do Salone Internazionale del Mobile acontecerão ainda exposições muito importantes e que são aguardadas por arquitetos e designers com muita expectativa: A Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário, o Workspace 3.0 além da bienal EuroCucina, a Exposição Internacional de banheiros e o evento colateral FTK ( Technology For the Kitchen).

 

Quer saber como
transformamos apartamentos antigos?

I Salone ou Salone del Mobile – Fiera Rho

A edição histórica de 60 anos do Salone Internazionale del Mobile, conta com mais de  200 mil metros quadrados e 24 pavilhões para 2000 expositores do mundo todo.

“Uma das atrações mais aguardadas para mim é a EuroCucina, que acontece a cada dois anos”, diz Marília Veiga. “EuroLuce e EuroCucina são exposições que se revezam, ano a ano, sendo que a Euroluce é um evento voltado ao setor de iluminação e o EuroCucina, focado em cozinhas. Para mim é um momento de inspiração total.”  E ainda dá dicas: “A Feira em si apesar do seu tamanho gigantesco, é muito bem organizada e você consegue se locomover facilmente por Milão, tem um metrô que te leva praticamente para dentro do evento, lá você vai encontrar vários locais para comer, tem praças de alimentação muito boas” e completa: “Para mim, os momentos de maior expectativa são os de visitar os estandes das marcas italianas  Poliform, B&B italia, Flexform, Capellini, Edra, Kartell, Cassina, Poltrona Frau, Tom Dixon, Moroso, Gervasoni, Rimadesio, Minotti, Molteni &C, Porro e Vitra.”

 

EuroCucina na Feira de Design de Milão

Após quatro anos, ela está de volta! Como disse, as exposições EuroCucina e Euroluce se intercalam e acontecem bienalmente durante a Feira de Milão. A última edição da EuroCucina foi em 2018, e era esperado que a próxima tivesse acontecido em 2020, justamente durante a pandemia, o que levou os organizadores do evento a adiarem o mesmo. Logo, um evento mais do que aguardado por arquitetos e designers do mundo todo é justamente este. 

Com destaque para marcas brasileiras que estarão presentes e que ditarão as tendências para design de cozinhas de agora em diante e que veremos em breve nos showrooms do mundo todo.”Muita expectativa para o EuroCucina deste ano, gente!” vibra Marília Veiga.

“Tenho notado que ano após ano só tem aumentado a quantidade de marcas brasileiras como expositoras nos estandes do I Salone e isso é motivo de muito orgulho para nós brasileiros” completa Marília. Um estande brasileiro que já está na minha lista e com certeza marcarei presença é o da Ornare.

Stand da Ornare na Semana do design de Milão 2022

Linha Round assinada por Ricardo Bello Dias para Ornare | fonte: designweekend.com.br

 

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

Tradição e Vanguarda dão as mãos em prol do extraordinário

Uma das atrações de grande expectativa é uma instalação projetada pelo arquiteto italiano Mário Cucinella no pavilhão 15 da Fiera Rho que conta com a intervenção de 600 jovens designers que foram convidados a pensar “o futuro vivendo em casa”.  E, por falar em vanguarda, olhos e ouvidos bem abertos para não perder nenhum lance do Salone Satellite.

Instalação projetada pelo arquiteto italiano Mário Cucinella na Semana do design de Milão 2022

Design by Nature por Mario Cucinella | fonte: wallpaper.com

Salone Satellite – Olhar para o futuro, incorporando a consciência ambiental

Uma ponte ao futuro! O Salone Satellite já é conhecido por ser um celeiro de novos talentos e tendências do mundo do design, e esse ano não poderia ser diferente. O evento ocorre concomitantemente ao I Saloni e tem como propósito apresentar ao mundo as mentes criativas de jovens profissionais ( com menos de 35 anos), e o que há de mais disruptivo em termos de produção de móveis, interiores e arte. Muitas novidades são aguardadas para este momento com grande entusiasmo devido ao tema deste ano: “Design with Nature”.

 

Fuorisalone

Devemos nos lembrar que Milão inteira respira a Milan Design Week e toda a cidade está fervilhando sem parar, durante o dia e durante a noite, isso significa que você também pode encontrar showrooms incríveis espalhados pela cidade, então… “Andiamo!”

Um lugar sem dúvidas que vale a pena conhecer é a zona Tortona, um dos bairros mais criativos e dinâmicos da cidade, já conhecido por designers e arquitetos que costumam estar presentes na Semana de Design de Milão. Olha só quanta coisa interessante aqui. Pensando bem uma semana só é muito pouco!

Zona Tortona | Semana do design de Milão 2022

fonte: designweekend.com.br

E vale lembrar que Milão, além de capital mundial do design, também é considerada capital da moda, para você que já vai estar por aqui, não deixe de visitar a loja Hermes e o teatro Armani. “Já aproveita e inclui no seu roteiro uma parada obrigatória: Praça da Duomo onde fica a Catedral de Milão – que eu particularmente sou apaixonada e vou todos os anos – e, estando por ali, não perca a Galeria Vittorio Emanuele II, a via Durini e a oportunidade de conhecer de perto marcas famosas que ficam ali pertinho como B&B.

A semana está só começando e há muito o que ver, ouvir, absorver e viver por aqui. 

Acompanhe tudo nas minhas redes sociais e também o resumo dos melhores que eu prometo que trarei aqui para vocês assim que eu terminar de organizar minhas melhores fotos – que já são muitas. 

“Ciao, bello!”

 

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. O atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso , afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes