Com a conscientização de cidades inteligentes e querer levar uma vida mais saudável, vemos a preferência por apartamentos com varandas, porque de alguma forma as pessoas se sentem mais próximas à natureza, seja pela vista que vão desfrutar do terraço ou então para que elas possam curtir um churrasco dentro do próprio apartamento.
A integração da varanda com o apartamento, vem como forma de ampliar o espaço, deixando o apartamento maior e possibilitando a pessoa transformar a varanda em um espaço gourmet, como se vivesse numa casa, criando um local de lazer para convívio da família e amigos.
A varanda integrada traz a sensação da área de lazer para dentro do apartamento
Com a onda de terraços gourmets, essa linha vem crescendo nas plantas de construtoras e ao planejarmos os designs de interiores, além do projeto em si, precisamos entender as necessidades e preferências do morador daquele apartamento.
Se gosta de receber amigos, cozinhar para a família, se sentir mais seguro em morar num apartamento e poder desfrutar de uma vista mais privilegiada. Enfim, é uma série de motivos que faz a varanda integrada ser a queridinha da vez.
Além da questão de segurança para quem vive nas grandes capitais, os novos empreendimentos têm voltado esse olhar para o lazer, com piscinas, espaços fitness, de jogos, play para as crianças, o que traduz essa preferência por apartamentos e esse conceito de varanda integrada chega com força.
Junto a isso, a possibilidade de ter o fechamento em vidro nos terraços, despertou o desejo das pessoas criarem estes espaços gourmets dentro de casa. Houve toda essa evolução no mercado, com os vidros retráteis e persianas automatizadas para controle da luz solar.
O que aumentou a procura por espaços integrados. As construtoras entenderam essa vontade do cliente querer integrar a varanda ao apartamento, então elas têm dado a opção de o comprador optar por uma varanda com caixilho ou sem. Se optar por não querer o caixilho, o piso já é entregue nivelado.
“A gente teve um movimento nos apartamentos, nos últimos 15 anos, ou até um pouquinho mais, onde a área íntima foi ficando menor, e a área social foi ficando maior. Logicamente que os apartamentos ficaram menores, o tamanho de hoje em dia do metro quadrado vale mais, mas você observa que ambientes com a cozinha, home theater, sala e, principalmente a varanda, ganharam uma grande importância”, ressalta Marília Veiga.
É bem sabido que um bom brasileiro é louco por churrasco. Marília destaca que com isso a varanda gourmet foi um dos conceitos que mais vendeu nos últimos anos nos imóveis.
Ter um grande terraço, com boa luminosidade, traz de certa forma uma sensação de estar próximo à natureza, por permitir uma vista mais abrangente da cidade. Tem apartamentos com o privilégio de ter a vista para um bosque, por exemplo.
O Mercado expande as opções conforme as necessidades
Esse hábito do churrasco no dia a dia das pessoas foi adquirindo novas necessidades e as incorporadoras foram trazendo mais opções para o jeito de morar. O mercado, atento a isso, facilitou essa ambientação já nas plantas dos projetos. Ao adquirir o imóvel, o cliente já pode optar por integrar ou não os ambientes, como optar por eliminar o caixilho.
A partir da possibilidade de fechamento em vidro dos terraços, as lâminas de vidro foram evoluindo a cada ano, o que contribuiu para a procura por terraços gourmets. “Hoje em dia, além do fechamento automatizado, você tem aquele fechamento com proteção acústica, mais resistente. Você fecha e o terraço acaba virando um ambiente fechado, mas tem opção de abrir”, acrescenta.
Com isso, o mercado entendeu a necessidade de as pessoas quererem mais espaço. A Marília Veiga Interiores traz uma série de projetos pensando nessa integração. Há diversas possibilidades, o importante é entender o que precisa cada cliente. Desde as condições para uma infra-acústica, mesa na varanda ou não, adega, integração com sala, cozinha etc.
Varanda integrada amplia o espaço e traz sensação de que as salas aumentaram de tamanho
Hoje em dia é comum, com a retirada dos caixilhos, nivelar o piso e não deixar nem o trilho. Como é o caso desse residencial.
Observe que a porta entre os espaços ficou suspensa para o teto, e isso é um grande diferencial de um de nossos projetos.
Aqui temos uma varanda totalmente integrada e o piso nivelado. Ficou um espaço bem amplo e agradável.
Este apartamento o piso também foi igualado, mas feito em madeira, dando um acolhimento ao ambiente.
Neste caso, temos um apartamento com dois terraços.
Aqui o piso foi nivelado, retiramos a porta integrando uma área de estar, onde foram colocadas poltronas e um sofá como extensão do living.
E aqui foi criado um espaço gourmet, com mesa, churrasqueira, toda a infraestrutura necessária para esse conceito, mas mantendo a porta.
Os estilos são diversos, conforme as prioridades de nossos clientes. Nessa varanda colocamos uma mesa de jantar bem ampla.
Aqui também, em outra proporção de tamanho, temos a mesa de jantar que veio para o terraço.
Uma adega nos terraços também tem sido uma solicitação, como no caso deste residencial.
Para Finalizar, um ambiente que manteve o trilho até uma parte, porém aproveitou o espaço usando toda a infraestrutura de automação dos vidros, persianas, integrando dois ambientes.