Comprei meu apartamento novo. E agora?

Após a escolha do apartamento é hora de pensar no projeto.
Saiba como se dá essa dinâmica e se planeje melhor para esse momento.

Quem compra casa, quer casa! Essa paráfrase do famoso ditado é uma realidade quando as pessoas adquirem um novo imóvel e não veem a hora de se mudarem. Mas da compra até a mudança existe um longo caminho a ser percorrido.

Se para escolher o seu apartamento ideal você precisa se guiar por diversas perguntas a respeito das suas necessidades, rotina, gostos e desejos, isso tudo fica ainda mais essencial na hora de projetar a concretização desse sonho.

Você escolheu um apartamento que lhe atende na localização, facilidades, espaço e agora é hora de deixá-lo de fato com a sua cara, nos mínimos detalhes. E é muito bom contar com profissionais capacitados nesse momento, que vão lhe orientar a fazer as melhores escolhas.

Mas quando o escritório de interiores deve ser acionado para criar o projeto? Quais são as etapas de um projeto e de quanto tempo cada uma delas necessita? Entender melhor esse processo é importante para que você consiga se organizar.

Para que você entenda melhor como isso tudo acontece, eu vou detalhar praticamente passo a passo as etapas do projeto.

Em primeiro lugar é importante saber a data da entrega das chaves que é quando as obras poderão ser iniciadas.

Briefing

Todo projeto precisa começar com um briefing, que significa coletar o máximo de informações para que possamos criar algo que lhe atenda em tudo que você precisa e deseja.

Precisamos entender as necessidades individuais e coletivas de todos os moradores, conhecer seus gostos e preferências em relação a materiais, texturas, cores e tipo de piso, por exemplo.

É neste momento que falamos sobre a configuração dos dormitórios, incluindo o tamanho das camas, dos banheiros, a colocação ou não de banheira, a integração da sala com o terraço, ampliação de espaços, criação de conceito aberto, tamanho de mobiliários como mesa de jantar, necessidade de home office, instalação de ar condicionado, iluminação, entre outros detalhes. Uma sugestão é que os moradores estejam bem alinhados com os gostos comuns e individuais da família.

Primeira visita

Briefing feito é hora de nossa equipe conhecer o imóvel, conferir as medidas e checar a viabilidade técnica de tudo que foi conversado para o projeto.

Saber se as paredes podem ser removidas, localização das colunas, se o nivelamento de piso do terraço com a sala é possível, se há lage técnica para ar condicionado, altura do pé direito e conhecer as regras do condomínio relacionadas a essas obras é fundamental antes que o projeto seja iniciado.

Quando o apartamento foi comprado na planta ou em construção e está em fase de finalização, a construtora permite que seja feita uma visita para as medições, da qual podem participar os principais fornecedores.

Se for um apartamento usado, essa visita pode ser acordada com o proprietário ou imobiliária enquanto corre a documentação, de forma que a gente já possa iniciar os trabalhos e ganhar tempo. Sem essa visita não é possível criar o projeto em si.

O acompanhamento de um engenheiro é importante, sempre levamos alguém da nossa confiança, quando se trata de um imóvel usado ou antigo, dos quais muitas vezes nem se tem as plantas técnicas. Nesses casos é interessante que o cliente tenha uma planta em DWG, mas se não tiver, nós indicamos a contratação uma empresa especializada em levantamento que fará esse documento conforme o imóvel está construído, uma planta DWG as built.

Uma vez finalizado o briefing e de posse das plantas e dados técnicos do imóvel, é hora de iniciar o projeto e fazer o orçamento.

Esse processo demora cerca de 30 dias, quando faremos um layout e um estudo em 3D e apresentaremos ao cliente.

3D

O desenho em 3D permite que o cliente veja de forma mais realista o conceito do seu projeto numa visão mais ampla, como ficarão os ambientes já integrados, a marcenaria personalizada e o mobiliário já posicionado.

Ele vai muito além da planta baixa e permite a visualização de detalhes, otimizando o processo de escolhas e decisões finais por parte do cliente e permitindo que ele se sinta em seu novo lar.

Geralmente os clientes solicitam alguns ajustes após esse contato inicial com os desenhos, o que pode levar mais 10 dias para ser concretizado, em média. Então podemos considerar 40 dias nessa primeira fase do projeto.

A apresentação do 3D pode ser feita de forma presencial ou remota.

Projeto executivo e orçamento

Assim que o cliente dá sua aprovação para o projeto 3D, partimos para a próxima fase que é o desenvolvimento do projeto executivo, aquele que contém todo o detalhamento técnico para a obra e todos os fornecedores.

São criadas diversas plantas: demolir e construir, pontos de elétrica e iluminação, pontos de hidráulica, paginação do piso, detalhamento do forro, automação entre outras. Essas plantas conferem um nível de detalhamento profundo e a partir delas é possível ter a noção precisa do orçamento total e dos prazos de cada fornecedor.

Como todos os orçamentos pronto, marcamos uma reunião. É neste momento que o cliente saberá exatamente quanto vai investir e em quanto tempo ele poderá se mudar, o que nós trabalhamos para que seja seguido à risca. Projeto e orçamentos aprovados, a obra pode ser iniciada.

A etapa de projeto executivo e orçamentos também leva cerca de 30 dias, ou seja, só a fase de projetos consome 60, 70 dias. Já o tempo da obra pode variar de acordo com as demandas de cada projeto.

Planejamento e antecedência

Por tudo que foi falado hoje, acredito que você já tenha percebido que quanto antes nos procurar, melhor. Então voltando à pergunta do início, se existe uma antecedência ideal para procurar o escritório de interiores, podemos dizer que com 6 meses é o ideal, para que você tenha mais calma para fazer suas escolhas e tomar as decisões necessárias.

Com 5 meses de antecedência ou até 4 meses antes da entrega do imóvel temos um bom prazo para trabalhar.

Quando podemos dispor de mais tempo, é possível visitar showrooms para que você conheça in loco as opções de revestimentos, pisos, planejados e até consiga comparar melhor as diversas opções que o mercado oferece.

Caso a agenda esteja mais apertada, vamos apresentar diversas amostras a você, responder suas dúvidas e orientar essa escolha até que cheguemos no seu ideal.

Comprar um novo apartamento e contar com um time de profissionais para decorá-lo faz parte da realização de um sonho, de viver o melhor e oferecer o melhor para a sua família, então curta cada etapa desse processo.

Deseja conhecer nossos projetos?