O desafio de transformar um ambiente de trabalho em espaço acolhedor

A arquitetura de interior transforma os ambientes corporativos alinhando a necessidade do cliente com a filosofia da empresa e o resultado é surpreendente. Foi o caso de uma empresa mineira, que precisava de uma solução em suas instalações e procurou pela equipe de Marília Veiga para resolver um grande desafio.

Como solucionar espaço de trabalho com expansão da empresa?

Arquitetura de interior traz alternativa para o problema, criando ambientes modernos e mais humanizados

O grupo Gerencianet, uma fintech de Minas Gerais, conheceu o trabalho de Marília Veiga através de um projeto que desenvolveu para uma filial da empresa, na capital paulista. Satisfeitos com o resultado, decidiram chamar a equipe de Marília para fazer uma nova sede em Ouro Preto, que se expandia, e que fosse um ambiente moderno e contemporâneo, que abrigasse melhor a equipe e agregasse os valores da empresa.

Marília concebeu um projeto de arquitetura de interior que atendesse ao novo “workstyle” corporativo. A obra durou 5 meses e foi um sucesso. Entregue um pouco antes da pandemia, o projeto agradou tanto, que os funcionários não queriam sair da empresa, mesmo quando decretado o lockdown e é assim até hoje.

Da laje ao conforto – A Gerencianet tinha crescido demais e o CEO, Evanil de Paula, precisava de um espaço maior. Ele havia alugado duas lajes de 700 m2 cada e pediu para Marília desenvolver um projeto de arquitetura de interior naquele local, que traduzisse a filosofia e cultura da empresa: jovem, que lida com tecnologia e está sempre inovando.

O desafio foi transformar o lugar aberto, em condições precárias de instalações, num espaço aconchegante, acolhedor, que não tivesse uma cara de escritório e nem perdesse a referência de suas origens.

ambiente da empresa vazio antes da reforma

O ponto de partida foi passar um briefing para entender a identidade da marca e os valores do cliente. “Num projeto corporativo é importante a gente marcar a identidade da empresa. No caso, a gente usou a cor laranja presente no logo, em quase todos os detalhes do escritório”, explica Marília Veiga.

Feito todo um estudo e planejamento, para uma área total de 1.400 m2, Marília buscou o que tem de tendência e arrojado no novo conceito de trabalho para trazer algo mais disruptivo e que fosse agradável para as pessoas.

“A Gerencianet é uma empresa que tem como filosofia cuidar do funcionário, eles oferecem aquele café da manhã bem mineiro, inclusive aderiu à forma de trabalho de 4 vezes na semana, estão planejando uma creche para que os funcionários possam ter onde deixar os filhos. É um conceito bem humanizado”, contextualiza.

Um ambiente mais humanizado – Para traduzir o estilo de trabalho do grupo, a solução foi humanizar os ambientes. Desconstruir a imagem de um ambiente clássico de escritório, com corredores estreitos, foi importante para que a integração dos espaços se desse de forma harmoniosa, com muitas plantas, salas amplas e divisórias de vidro, trazendo uma iluminação mais natural.

“Como é um escritório muito grande, a gente colocou as plantas nos ambientes para as pessoas se sentirem mais em casa e, assim, humanizamos mais o local, trazendo uma sensação mais agradável durante o trabalho”, explica.

Um recurso de baixo custo e que traz modernidade ao projeto de arquitetura de interior, foi o rebaixamento do teto de gesso nas áreas de trabalho, transmitindo uma pegada mais industrial e atualizada.

As salas de reunião mais informais são bem abertas, além de plantas,trazem os gessos rebaixados em forma circular, proporcionando uma sensação gostosa e de movimento ao ambiente.

“Fizemos ambientes de descontração, com áreas criativas, que são tendência hoje nos escritórios, com espaço para relaxar, colocando grama para uma sensação mais prazerosa”, salienta Marília.

A cor presente em cada detalhe – O laranja está presente em cada detalhe. Desde as almofadas nos sofás, cadeiras à sinalização de corredores e nos detalhes das divisórias de vidro.

Em ambientes mais formais e fechados, o cinza e o mármore dão um tom sofisticado ao ambiente, acompanhados por telas ou adesivos nas paredes que remetem a um pôr do sol. “Afinal de contas, você está dentro de um escritório fechado, então as plantas e essa imagem de um horizonte remetem à natureza”.

As paredes que transitam do azul turquesa para o laranja, ganharam obras de arte que acompanham o tom da empresa para compor os corredores e alguns espaços.

Moderno e lúdico – Além dos espaços de descontração, para circular entre os corredores, funcionários e visitantes podem usufruir dos patinetes e se deparar com placas que remetem a algumas reflexões. A mesa de bilhar também foi personalizada, com a logo da Gerencianet estampada bem ao centro.

As salas de reunião ganharam quadros de vidro como lousas para que desse uma cara mais informal e remetesse a um ambiente mais criativo.

“Como todo local corporativo, temos a infraestrutura de TI. A nossa solução foi colocar os equipamentos dentro de um armário ventilado, de fácil manuseio. Ficou uma coisa moderna, atualizada e agradável. Eu, particularmente, gostei muito do resultado”, diz Marília.

Cliente satisfeito – E o cliente também! “Queremos agradecer a todo o time Marília Veiga, por todo o carinho. Por esse padrão de qualidade em suas instalações. Conhecemos o trabalho da Marília Veiga na concepção de nossa sede em São Paulo e lançamos o desafio de montar nossa sede em Ouro Preto e novamente fizemos um excelente trabalho, respeitando prazos, qualidade e valores combinados”, declara Evanil de Paula.

Para Edvaldo Florentino, assessor executivo da Gerencianet, foi um grande desafio, tanto pelo tamanho da obra como pela mobilização e gerenciamento da equipe.

“Foi tudo feito com muito carinho, o resultado foi surpreendente, atendeu as nossas expectativas, estamos bem satisfeitos com nossa casa nova”, comemora Florentino.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Quer FAZER SEU projeto como A GENTE?

Conteúdos Relacionados

Projeto Casa Vila Madalena

Antes Depois FICHA TÉCNICA DO PROJETO LocalizaçãoVila Madalena – SP Tamanho500 m² O que foi feito: Projeto Gestão e acompanhamento dos fornecedores Compra de Mobiliário,

Leia mais

PROJETOS