Projeto de arquitetura de interiores: do briefing à entrega final

Cada casa deve ser preenchida com histórias. Mas antes dela existir, existe a história de concepção de seu projeto, que é movido por um desejo. Para entender toda a fase de um projeto de arquitetura de interiores, vamos trazer um projeto personalizado de um charmoso apartamento de 320 m2 no condomínio The Singular, no Paraíso, um bairro ainda arborizado de São Paulo.

No momento em que um cliente nos procura, ele está em busca de alguém que dê formas a um sonho dele. Por isso, ao iniciarmos um projeto de arquitetura de interiores, começamos por levantar todo um briefing minucioso para entender o que o cliente precisa e podermos transformar em sensações tudo o que ele sonhou para cada canto daquele projeto.

No caso do casal que nos procurou para o projeto que trouxemos para este blogpost – os dois na faixa de 60 anos – queriam um apartamento para receber os filhos que já não moram mais com os pais. Que fosse voltado para acessibilidade e que as áreas de lazer fossem muito bem aproveitadas, com destaque para um sport bar na varanda gourmet, que fosse concebida uma adega para armazenar a coleção de rótulos de vinhos e que tivesse um umidor de charuto.

“É gostoso ter um apartamento customizado ao gosto do cliente, principalmente o apartamento que tem tanta área de lazer, com uma função de uso, onde você une toda a parte do projeto, de design, mas com a praticidade do dia a dia, e que seja prático”, destaca Marília Veiga.

A sensação a ser gerada varia muito do estilo e objetivo de cada projeto. Tudo vai depender da preferência de cada um.

Pode ser moderno, elegante, clean, aconchegante, cada execução é única e o que mais importa é que saia do jeitinho que o cliente nos pediu e que, ao ser entregue, a sensação seja ainda mais encantadora.

A importância de um projeto de arquitetura de interiores em seguir cada detalhe de um briefing

O casal queria algo muito especial. O sonho deles era ter uma casa para moldada à vida deles, mas que também fosse uma casa que eles pudessem, receber os filhos. E uma das coisas que eles mais gostam de fazer, principalmente de final de semana, é curtir um churrasco e assistir jogo de futebol e esportes em geral. 

Por ser uma família que gosta de se reunir e privilegia a área de lazer, era preciso ter toda a estrutura na varanda com gavetas refrigeradas, um cooktop numa altura que fosse de fácil manuseio para a esposa, que é cadeirante e adora cozinhar, e pediu que toda a casa tivesse uma livre circulação para a cadeira de rodas.

Como o terraço é muito grande, sugerimos para o outro lado um espaço de estar, que tivesse uma espécie de um coquetel table, um tipo de mesa baixinha com poltronas, um ambiente convidativo para degustar vinho ou um aperitivo.

A tendência de espaços cleans integrados e portas camufladas

Na parte social, o desejo do casal era ter uma grande mesa de jantar de 8 lugares, e um home theater integrado com um living. Para trazer elegância ao ambiente, colocamos um charmoso buffet no tom branco que faz jogo com um armário para taças e acompanha uma adega, que pode ser aberta por quem está na sala de jantar ou no espaço gourmet.

Nesse living home, um dos destaques do projeto de interiores é a marcenaria. Fizemos uma caixa em marcenaria com a função de camuflar todas as portas, a que dá para a área social, a de entrada do apartamento, do lavabo, da cozinha e até mesmo a porta para a área gourmet.

No móvel de home theater, uma combinação em mosaicos de pedra com a marcenaria deu um efeito muito interessante.

A composição das cores dá o tom e a decoração a sensação para cada ambiente

O projeto, por ter esse grande terraço, faz muito uso de luz natural. É uma casa sempre bem iluminada durante o dia e na parte da noite tem todo um projeto de iluminação ligada na automação com diversas possibilidades, por todo o apartamento. Desde a luz, som, cortinas ao ar-condicionado, tudo comandado por esse sistema de automação.

O balanço no terraço traz um romantismo para a decoração e dá um ar mais lúdico para o espaço. 

Priorizamos por uma sofisticação na decoração, trazendo uma base mais neutra, onde os móveis maiores têm tons mais neutros e a cor fica para os objetos, nas almofadas, na arte, nos vasos, o que dá para o projeto uma característica bem dinâmica.

No caso dessa cozinha, um painel de fotografia com detalhe de uma mão abrindo uma massa, cria uma memória afetiva convidando a uma gostosa experiência.

Para o quarto de casal escolhemos um tom verde azulado para compor um ar mais acolhedor. O espaço foi bem aproveitado integrando o terraço e um closet.

Um pedido especial, foi transformar um dos dormitórios em home office e que fossem criados um banheiro senhor e um banheiro senhora, além de um outro dormitório para receber os hóspedes.

Pegamos este projeto do zero e alinhamos com o casal todo o lifestyle, personalidade e dinâmica da casa para então chegar nos ambientes e o que ia compor cada espaço. O resultado foi surpreendente! O que achou?

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Quer FAZER SEU projeto como A GENTE?

Conteúdos Relacionados

Projeto Casa Vila Madalena

Antes Depois FICHA TÉCNICA DO PROJETO LocalizaçãoVila Madalena – SP Tamanho500 m² O que foi feito: Projeto Gestão e acompanhamento dos fornecedores Compra de Mobiliário,

Leia mais

PROJETOS