fbpx
reforma completa

Quero fazer uma reforma completa: por onde começar?

Sem dúvida, muita gente “treme na base” só de pensar em fazer uma reforma completa. Principalmente, se for em um imóvel mais antigo. Afinal, é provável que você escute muitas coisas negativas a respeito desse assunto. Por exemplo:

  • reformas assim têm começo, mas não têm fim;
  • o orçamento sempre estoura;
  • o projeto muda até o final;
  • é uma surpresa atrás da outra.

reforma completa

 

Enfim, hoje eu quero falar para você que é possível fazer uma reforma completa sem desespero! Decerto, muitos desses medos são reais e eu não vou invalidar nenhum deles. Entretanto, quero mostrar que com uma equipe especializada cuidando de tudo para você, não só é possível reformar totalmente um imóvel, mas também é uma ótima opção.

Aliás, você sabia que reformas completas são a nossa expertise? Não só de imóveis recém entregues pela construtora, mas também de casas e apartamentos usados. Assim, é como se tivéssemos uma tela em branco nas mãos, pronta para se tornar o lar ideal para nossos clientes. Então, se você deseja saber melhor por onde começar a pensar na sua reforma, continue lendo este post!

Quando fazer uma reforma completa? 

Primeiramente, existem basicamente duas situações nas quais uma reforma se faz necessária:

  • imóveis recém entregues pela construtora;
  • imóveis usados ou antigos.

Visto que as construtoras geralmente entregam os apartamentos “pelados”, essa é uma necessidade. Ou seja, como o apartamento novo vem no contrapiso, apenas com as áreas molhadas e terraços revestidos, a reforma é necessária para torná-lo habitável. Mas, em geral, não há muito o que demolir nesses casos. Então, tratam-se apenas algumas remoções ou deslocamento de paredes para integrar ambientes.

Por outro lado, em um imóvel antigo, além dessa demolição para ampliar ambientes, que são sempre bem-vindas, é preciso retirar azulejos, pisos e marcenaria antiga. Além disso, pelo caminho você pode se deparar com questões de hidráulica e elétrica que precisam de reparo ou mesmo substituição total. Assim, na grande maioria dos casos, é realmente uma obra maior.

Então, pense que em imóveis novos vamos mais construir do que demolir. Enquanto nos imóveis antigos temos que derrubar tudo e começar o projeto do zero. Mas, eu não estou falando isso para assustar você! Afinal, existem diversos benefícios em se reformar um imóvel.

 

reforma completa

Mas, como saber se o imóvel precisa de reforma?

De fato, quando se fala em um apartamento novo, as obras necessárias são muito claras, como eu disse há pouco. Mas, sem dúvida, essa é uma questão importante quando se fala em imóveis antigos.

Afinal, muitas vezes, as pessoas se incomodam com algumas coisas em um imóvel, mas não sabem dizer exatamente o que está ruim. Por exemplo, acham um determinado ambiente muito escuro. Entretanto, não conseguem identificar o que poderia ser feito para melhorar: se uma alteração na iluminação artificial ou natural, com a troca das janelas.

Então, é nesse momento que você deve contar com o trabalho de um profissional de interiores. Afinal, ele saberá captar seus desejos e necessidades. Dessa forma, poderá criar um projeto de interiores que traduza tudo isso para que você saiba exatamente o que é possível ser feito para melhoria do imóvel.

Benefícios da reforma

Aliás, comprar uma casa ou apartamento antigo e fazer uma reforma completa pode ser mesmo uma boa opção para quem sonha com uma casa do seu jeito. Isto é, há a possibilidade de adquirir esse imóvel em um bairro nobre e mais tradicional e atualizá-lo, deixando-o mais novo e moderno.

Assim, com um projeto personalizado, você pode customizar os mínimos detalhes. Isto é, escolher do piso às cores da marcenaria, o tamanho dos ambientes, a integração entre eles e muito mais. Principalmente, se for uma casa. Nesse caso, as regras quanto à fachada e áreas externas, por exemplo, são bem mais flexíveis se compararmos com um apartamento.

Certamente uma reforma completa é capaz de trazer para 2021 um imóvel construído nos anos 60 ou 70. Por exemplo, que ainda tenha os mesmos azulejos floridos e piso de tacos! Ou seja, é possível trocar os revestimentos e o piso e fazer uma atualização do imóvel. Por outro lado, se a ideia é praticamente colocar tudo abaixo, estamos falando de uma obra maior, uma verdadeira transformação.

Seja como for, independentemente do tamanho da obra, ela representa a realização do seu sonho de morar em uma ótima localização, em um local 100% a sua cara.

 

Tamanho da reforma 

Assim, diante de tudo que já foi dito neste post, acredito que esteja claro que há uma diferença fundamental no tamanho da reforma a ser feita. Seja em um imóvel novo ou em um imóvel usado. Além disso, é preciso levar em conta o investimento a ser feito neste grande sonho.

Por exemplo, quando se fala em reforma completa em um apartamento usado, significa retirar tudo e refazer, do piso ao teto. Não só todos os revestimentos e azulejos, mas também a pintura e marcenaria. Ou seja, é como pegar uma tela já pintada, apagar tudo e pintar novamente.

Por outro lado, quando se fala em reformar um apartamento novo, a tela está apenas desenhada. Ou seja, não há muito o que retirar, a maior parte da reforma diz respeito a colocar. Por exemplo, os pisos, revestimentos e tudo mais que o projeto contemplar.

Então, pode-se dizer que a principal diferença entre reformas completas em imóveis novos e usados é o tamanho da reforma. Certamente, em imóveis antigos ela é maior e, consequentemente, mais demorada. Inclusive, pode até ser mais cara, dependendo dos acabamentos escolhidos. Aliás, sugiro que você leia o nosso artigo que responde se vale a pena reformar um apartamento antigo. Sem dúvida ele vai ajudar você a tomar essa decisão, se for o caso.

De qualquer forma, o designer de interiores saberá identificar as necessidades do imóvel e, principalmente, dos clientes, as quais serão contempladas no projeto. Assim, tanto em um apartamento novo quanto em um usado, a reforma completa é a oportunidade de deixar esse lar exatamente como você sonha e precisa.

reforma completa

Quer saber como uma
reforma completa transforma seu apartamento?

Inspirações de reforma completa 

Nesse sentido, aqui na Marília Veiga Interiores as reformas completas são nossa expertise, tanto de imóveis recém entregues quanto de usados. Mas, hoje eu quero que você veja dois projetos muito especiais: dois apartamentos antigos que ajudamos a trazer para a atualidade!

Em primeiro lugar, temos um apartamento em Moema, um bairro tradicional de São Paulo. A saber, a região é repleta de imóveis incríveis e antigos, que merecem uma atualização! Portanto, foi exatamente isso que nós fizemos neste projeto.

Certamente, o apartamento de 160m2, construído há mais de 20 anos, precisava de algumas mudanças. Então, nós fizemos um projeto de reforma completa, por meio da qual os revestimentos foram atualizados. Além disso, a área social foi integrada com a cozinha e o terraço, um conceito que nem existia na época em que foi construído, mas que era o sonho dos clientes. E ficou lindo! Confira:

 

reforma completa

reforma completa

Uma reforma completa leva
sofisticação para seu apartamento

Em segundo lugar, temos um apartamento de 190m2 em Perdizes, novamente um bairro tradicional da capital. Sobretudo, os clientes desejavam um apartamento atual e aconchegante. Por isso, o projeto de reforma completa incluiu não só a troca de todos os revestimentos, como também a integração de ambientes. Além disso, a opção por uma paleta de cores mais sóbria, deixou o apartamento clássico, moderno e iluminado. Então, veja as fotos a seguir:

 

reforma completa

reforma completa

Assim, você não precisa se mudar de um imóvel com localização privilegiada, apenas por conta dos acabamentos antigos ou porque a planta é muito compartimentada. Enfim, com um projeto exclusivo, você pode aliar o que já tem ao que está faltando, por meio de uma reforma. Gostou das inspirações? Então, confira mais em nosso pinterest.

 

Etapas para uma reforma completa 

Antes de mais nada, todo projeto tem um ponto de partida, a sua motivação. Seja ela a atualização de um imóvel antigo ou aquela reforma inicial de um novo e recém entregue.

Em segundo lugar, é importante que você tenha em mente as necessidades da família. Afinal, eles serão os moradores deste imóvel. Por isso, detalhes da rotinagostoshobbies e outras informações pessoais são importantes para que o projeto seja de fato personalizado.

Entretanto, pode ser que você não tenha a menor noção dessas coisas, isso é normal! Mas, não se preocupe. Afinal, a nossa equipe sabe como guiar você nesse caminho de descobertas e identificação de gostos e preferências.

Além disso, contar com um time especializado torna essa jornada mais leve. Sem dúvida, porque você poderá ficar tranquilo de que nós iremos gerenciar a obra e fazer a gestão de fornecedores, de entregas e, claro, do seu orçamento. Isso sem que você precise se envolver em tudo isso diretamente.

Então, se você tem um imóvel que precisa de uma pequena atualização ou mesmo de uma grande reforma, conte com a gente!

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Afinal, através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. Além disso, o atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferencias, proporcionado resultados de sucesso. Afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes