Não importa o motivo, seja aniversário, Natal, Páscoa, rever os amigos ou reunião de família, é na sala de jantar que o ponto alto de qualquer encontro acontece. Integradas ou separadas, elas têm um motivo de ser o espaço principal para qualquer ocasião: é na mesa que as pessoas gostam de ficar horas falando, comemorando ou apreciando uma maravilhosa refeição.
As salas de jantar são carregadas de histórias. Anteriormente eram projetadas para ter um cantinho só delas, verdadeiros convites para convivência, não podiam deixar de acompanhar essa tendência de integrar os pontos da casa onde fosse acontecer a reunião.
As salas de jantar integradas podem vir junto ao living, ao home theater, ao terraço gourmet ou integração total. Elas vão ganhar características conforme o ambiente em que fizerem parte. Mas a composição de qualquer sala de jantar sempre terá as peças principais para o decór: mesa, cadeira, buffet ou aparador e um pendente.
Esses pilares que compõem as salas de jantar evoluíram. Hoje as mesas, sejam elas retangulares, quadradas, redondas ou ovais, vão personalizar o ambiente para integrar a sala de jantar.
As cadeiras devem dialogar com as mesas e trazer conforto. Conforme o ambiente em que estiverem, podem ser com braço ou sem. Ganharam designs pensados em ergonomia e também para propiciar conforto na hora das refeições.
Buffet ou o aparador vão ser opções conforme o espaço ao redor. Os pendentes, que são os lustres, vão dialogar com o ambiente onde as mesas estiverem colocadas e proporcionar a iluminação própria para cada canto.
Os espaços devem ser respeitados
Espaço aberto ou fechado, a boa circulação é fundamental. Um ponto importantíssimo a ser levado em conta é a proporção dos móveis. “A disposição mobiliária é como se fosse uma roupa, ela não pode ficar nem muito larga nem muito justa”, brinca Marília Veiga.
As salas de jantar integradas acompanham o comportamento das pessoas. Se os moradores gostam de assistir uma televisão, elas serão integradas a um home theater ou num espaço gourmet com televisão por perto.
Onde quer que esteja presente, devemos pensar no dia a dia. Seja na função decorativa ou na parte prática, se o cliente gosta de algo personalizado, mesas com design e lustres dão o diferencial. Assim como nos revestimentos do mobiliário e pisos, que podem ser de pedras, porcelanato, madeira ou tapetes, tudo vai do estilo do morador.
Conheça nossas salas de jantar integradas
Nesta sala de jantar, uma estilosa divisória a separa do home theater.
O pendente que se assemelha a um móbile em formato geométrico dialoga com as partes vazadas da divisória, que ganharam um design bastante peculiar.
Uma mesa retangular com cantos arredondados tem a mesma linguagem do buffet, dando um formato bem contemporâneo.
O buffet, com gavetas e porta de armário respeitam o espaço para o movimento das gavetas, que também ganham notoriedade com o arredondado do encosto, como se fosse acolher a pessoa.
Aqui temos uma sala exclusivamente de jantar, com uma mesa enorme para doze lugares.
Charmosos painéis em marcenaria e uma porta de vidro de correr entre eles, separa os ambientes. Na iluminação, dois pendentes circulares compõem com estilo o lindo piso de mármore, que traz sofisticação e elegância.
Dois aparadores bem contemporâneos, com pequenas gavetas, servem como buffets.
Uma bonita mesa, com lindíssimas cadeiras de braço, que dão um toque bem confortável.
Nesta imagem, uma completa integração da sala de jantar com o living e o terraço.
Uma suntuosa adega personaliza o ambiente.
Um buffet feito em marcenaria, dá o alinhamento e proporção perfeita ao mobiliário.
A tendência de salas de jantar integradas ao terraço é uma opção ideal quando os donos gostam de cozinhar e receber, mas não tem tanto espaço na casa.
Esta mesa para 10 pessoas, cumpriu muito bem esta função, uma vez que no ambiente interno, comportaria uma mesa com metade do tamanho, além de privilegiar a vista externa.
Esta sala de jantar com uma mesa redonda toda diferenciada, para oito pessoas, é integrada às persianas. Ao abrir, você tem o terraço, mas internamente elas estão integradas ao living e a um home theater.
Um painel em marcenaria destaca o ambiente, personalizado por um buffet que tem o encaixe perfeito junto a uma linda adega.
Como ponto central, o lustre vem como uma peça decorativa e escultural na proposta do projeto.
Pendentes soltos dão um tom contemporâneo ao ambiente. Um lindo tampão de mármore dá suntuosidade à sala de jantar.
Cadeiras com um design arrojado equilibram o mármore, trazendo leveza e personalidade.
Este terraço cumpre o espaço de uma sala de jantar, com uma mesa que não caberia no interior do apartamento, e ao mesmo tempo para que os moradores possam desfrutar de uma linda vista.
O quadro que decora o ambiente serviu para esconder uma churrasqueira instalada atrás dele e dar um ar mais de sala ao espaço.
O gabinete pode atender a função da churrasqueira, como também fazer a função de buffet, com modernos gavetões em tons terrosos.
O lustre em tom acobreado e vidro envelhecido, dialogam com o tom do espaço.
Um lustre lindíssimo tem destaque no ambiente composto por um buffet em marcenaria, bem compartimentado. Uma mistura de laca com a madeira, conversa com a madeira das cadeiras.
Um painel dá a sensação de divisão do espaço, mas a sala de jantar está integrada ao living.
Uma mesa de jantar com tampo de mármore em tom mais escuro ao lado um buffet customizado em tom petróleo dão personalidade ao ambiente.
Uma mesa em madeira, traz um design bem diferente, com detalhes em marchetaria e canto sextavado. O pé da mesa que vai se afinando, entra em harmonia com os pés das cadeiras.
O buffet, que é uma peça bem coringa da sala de jantar, foi suspenso e customizado em madeira pau ferro. Os puxadores foram substituídos por cavas, deixando ainda mais sofisticado e muito bonito.
Nessa sala de jantar totalmente integrada ao living do apartamento temos a combinação de pedra e madeira.
Um aparador em tom creme substitui o buffet, trazendo leveza para o ambiente.
O branco predomina nesta sala de jantar, dando um ar bastante contemporâneo, acompanhado por um design diferente dos pendentes.
No ripado em marcenaria, temos uma porta para a cozinha.
Para aproveitar melhor o espaço, um nicho em pedra serve como buffet, com gavetas e armários embaixo.
Uma mesa quadrada com oito lugares, integra a sala com o living, o home theater, uma estante, um elevador e uma escada.
Entre a escada e a mesa, um buffet em tom mais beterraba traz cor e personalização.
A variedade de estilo de mesas é infinita. Aqui temos uma mesa grande composta por duas mesas.
Em cima, os pendentes em led dão um efeito interessante na luz que é projetada no ambiente.
É uma infinidade de possibilidades para salas de jantar integradas. Para encerrar, uma mesa redonda, com um pé bastante diferente, é refletida no piso de mármore em tom que puxa para um ocre, super bonito.
Um design mais tradicional das cadeiras casa com um lustre um pouco mais clássico.