Madeira traz aconchego e sofisticação em ambientes
Um casal com três filhos adquiriu um terreno com uma casa em um condomínio de alto padrão na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, São Paulo. A estrutura da casa estava levantada , mas eles precisavam de mais espaço. Eles procuraram pela Marília Veiga para desenvolver um projeto de arquitetura de interiores que atendesse as necessidades deles.
Como eles adoram receber muitos amigos, precisavam de uma casa maior, que fosse gostosa, aconchegante, que trouxesse sofisticação, mas que não perdesse as características de uma casa de campo e, ao mesmo tempo, que fosse contemporânea.
Inicialmente a casa tinha 4 dormitórios e se encontrava construída apenas a parte cinza. Além de mais dormitórios, o desejo do casal era ter ambientes internos integrados na área social, que fossem próximos à piscina e que pudessem aproveitar a luz natural e a paisagem.
Para trazer aconchego e personalidade ao espaço, a marcenaria em nogueira veio compor os ambientes. Como boa parte da área social é um grande “L” em caixilhos, fizemos uso de persianas motorizadas para trazer privacidade e controlar a luz ambiente.
O charme começa na entrada – Para o hall de entrada da casa, dando um ar mais descontraído, Marília fez um aparador em madeira, decorado com cestas e um jardim vertical.
Nos espaços internos e externos, a casa ganhou mais ampliação e integração dos ambientes.
Na área social, os espaços foram integrados com um grande estar, o home theater e a sala de jantar. Um dos desejos do cliente era ter bastante espaço na mesa de jantar.
Para isso, foi desenhada uma mesa com 18 lugares em madeira nogueira com espaço para duas cadeiras em cada cabeceira.
Com a proposta de integrar os ambientes e aproveitar a arquitetura da casa, colocamos um teto ripado nas claraboias, o que trouxe uma iluminação bonita e natural para a sala de jantar.
A cliente queria uma cozinha personalizada e funcional. O azul foi um pedido dos clientes, então usamos essa cor para os armários da cozinha, assim como em alguns detalhes da casa.
Para prover integração entre a cozinha e o jantar, fizemos o uso de portas de correr em madeira ripada, o que dá unidade com o forro do teto da sala de jantar, casando com os painéis.
Um buffet feito em marcenaria e desenhado por nossa equipe, foi colocado entre as duas portas, servindo como aparador.
Tendência e sofisticação – O home theater é um lugar convidativo. Compõe o espaço um delicioso sofá em “U”. Para algo mais funcional e decorativo, o projeto de arquitetura de interiores solucionou a fiação da TV com o painel em nogueira na parede. Nele, um smartstone sustenta a televisão, dando charme e sofisticação ao ambiente.
“A madeira é sempre um elemento que traz calor e aconchego e a pedra que acompanha a TV, que é o smartstone, é uma tendência bastante sofisticada”, salienta Marília Veiga.
Na parte do living, um espaço para relaxar. Dois sofás azuis com design bem contemporâneo e uma chaise fazem jogo com duas poltronas.
O destaque deste ambiente é uma grande estante para livros e objetos, angulada, também na madeira nogueira. Essa estante tem nichos, cada um deles virados para um lado e ela também tem uma iluminação de led.
“A estante é um trabalho em marcenaria customizada, nós planejamos o móvel e o marceneiro executa. Dá uma identidade pro projeto, porque são móveis sob medida, exclusivos, e é uma das coisas que a gente mais gosta de fazer”, explica Marília.
Nesse espaço tem também uma porta para o lavabo e um acesso para a área íntima.
Para trazer mais privacidade ao casal, o projeto de arquitetura de interiores planejou um segundo andar na casa, onde ficou o quarto do casal, com uma deliciosa varanda que dá para uma vista espetacular.
Na parte de baixo, além dos 4 dormitórios, foram feitos mais 2. No total, ficaram 7 suítes, uma para o casal, um quarto para cada filho e o restante para os hóspedes. Todos voltados para o jardim da casa.
Cada suíte foi planejada com painel e portas em nogueira e papel de parede personalizado com cores suaves. Já os banheiros ganharam tons terrosos mais quentes.
A família também queria televisão em vários cantos da casa. Entre os quartos, foi criada uma sala íntima que pudesse ver TV, mas de uma forma mais privada, pra quando chega a noite, não precisar ir até a sala.
O espaço mais desejado pela família – Para a área de lazer, a arquitetura de interiores integrou a sala com a piscina.
Nesta piscina tem um bar molhado, que permite curtir tanto quem está dentro como fora da piscina.
Foram criados dois espaços. De um lado, uma espécie de gazebo aberto, com revestimento de palha, bem bonito e natural para fazer a sombra, embaixo deles, uma espécie de estar, mas com móveis práticos que podem ser molhados.
“Nossos projetos têm essa preocupação com a praticidade, em fazer com que a casa seja não apenas bonita, mas usável. Tanto que no piso da casa utilizamos um antiderrapante, que permite as pessoas circularem entre os ambientes em segurança, e para dar uma característica mais rústica e charmosa, optamos por um tom de cinza escuro”, explica Marília.
Ao longo da piscina, acompanham espreguiçadeiras e alguns ombrelones.
Um dos espaços mais desejados pelo cliente – Ter um ambiente gourmet era um desejo da família. Esse espaço foi feito em estrutura metálica, todo envidraçado na maior parte, com muita incidência de luz natural e, dentro dele, tem três espaços.
Uma grande mesa de madeira natural muito bonita, de 14 lugares. Toda uma estrutura de cozinha com geladeira, cooktop, coifa, forno, para atender os dias que estão ao lado da piscina.
“De um lado você tem um pequeno estar e do outro lado você tem uma mesa menor para jogos e um balanço, que dá um charme e era o sonho da proprietária”, conta.
Esse espaço tem também um sistema de automação para iluminação e som, persianas motorizadas e ar-condicionado. No teto, um sistema que é uma espécie de cobertura retrátil, controlando a incidência de sol e calor.
“Eu estou muito emocionada com esse projeto, foi muito gostoso de fazer e ficou muito bonito. Queria muito agradecer a todas as pessoas que me ajudaram e à equipe Marília Veiga. É praticamente um filho que a gente faz”, registra Marília.