As cores são elementos importantes quando o assunto é decoração

"cores na decoração de uma sala de estar com um sofá de cor neutra com almofadas, vaso e quadro na decoração com detalhes amarelos para compor

Composição de cores para cada ambiente da decoração

As cores expressam emoções e nos conectam com sentimentos e é assim também ao decorar uma casa. É preciso ter intencionalidade no que se deseja transmitir.

Quando o assunto é decoração, costumamos ver as tendências das cores em ambientes para o próximo ano. Independente de tendências, ao planejar a decoração é preciso levar em conta as preferências de cores do cliente.

Em uma residência, o ambiente precisa transmitir bem-estar acima de tudo. Portanto, ao decorar, cuidado para não misturar um monte de cores. Uma dica importante é manter cores mais neutras para mobiliários maiores e usar tons coloridos para objetos ou detalhes. Há uma infinidade de formas para compor.

As cores trazem certos significados no Feng Shui. Para a arquitetura de interiores não é diferente. Cores mais suaves transmitem tranquilidade, as vibrantes expressam mais energia. Saber dosar e, acima de tudo, aplicar, é o que vai trazer aquele toque especial.

Normalmente para os dormitórios, tons calmos são os mais pedidos. Na área social das casas, uma base neutra permite brincar com o colorido dos objetos de decoração.

Antes de sair decorando, faça um levantamento:

  • Quais as cores favoritas de seu cliente?
  • Quais ambientes cabe colocar uma cor?
  • Qual o estilo da decoração?
  • Em que contexto está inserido aquele apartamento, casa ou estabelecimento?
  • A cor será aplicada na parede? Ou já tem um painel em marcenaria?
  • Quais sentimentos o seu cliente deseja transmitir com aquele ambiente?
  • Que sensação deve trazer aquele espaço?
cores na decoração de um lounge de um escritório com mesas redondas e quatro cadeiras estofadas em volta, em estilo industrial com tons cinzas e detalhes em laranja

Cada projeto de decoração traz sua particularidade nas cores, embora haja cor em tudo. Na parede, nos móveis, nos tecidos, nos revestimentos, nos objetos. Mas então como devemos escolher a cor nos projetos?

É preciso ver como é o quarto, a sala, se o projeto tem composição com madeira na parede ou não, a distribuição do espaço. Tudo deve dialogar.

A cor precisa ser dosada, alinhada com as sensações que ela vai causar. Se você tem um ambiente muito colorido, às vezes incomoda ter muita cor ou desperta uma determinada sensação.

Além dos tons neutros para os móveis maiores, nas paredes gostamos de usar o off-white, que traz uma nuance amarelada ou acinzentada, a depender da mistura. Painéis em marcenaria podem ser uma opção para vestir o ambiente e trazer aconchego.

As nuances e variedades das cores são infinitas. Não há uma regra, mas é necessário sensibilidade para adequar os tons ao ambiente.

Se deseja um ambiente que desperte fome, use cores que ativem o paladar, como o vermelho. Um lugar agitado, amarelo.

Se quer estimular uma comunicação, aposte num laranja. Quer um ambiente calmo? Insira um azul. Quer sofisticação? A pedida é o preto ou tons amarronzados para um ambiente elegante e acolhedor.

Tudo vai depender do tipo do local: se é um espaço de gastronomia, uma empresa ou uma residência.

Vamos trazer por aqui uma série de aplicações e como planejamos as cores em cada canto do design de interiores.

Quais cores devem compor a decoração de uma casa?

Cores calmas com tons em azul, verde ou mesmo um vinho são ótimas pedidas para um residencial. Cada cor tem sua personalidade e usada com sensibilidade, fica perfeita em qualquer tom.

cores na decoração em uma sala de estar com sofá cinza claro a esquerda com uma almofada bordô, duas poltronas azuis a direita e duas mesas de centro em madeira escura sobrepostas

Nesse projeto usamos duas poltronas no azul marinho. Observe que as telas trazem toques de azul e um vinho em destaque. Vemos nuances de cor nas almofadas e nos objetos.

A neutralidade num tom acinzentado deu elegância e muito aconchego, como podemos ver nas paredes, no tapete e demais móveis. E o resultado ficou incrível.

cores na decoração de uma sala de estar com sofás e poltronas em cores claras e almofadas, vasos e quadros em tons de verde

Neste sofisticado apartamento, o tom neutro foi uma opção para priorizar os tons de verde e marrom.

O verde musgo do charmoso puff dialoga com as almofadas do sofá, com o vaso e o verde nas duas telas.

Cada detalhe foi muito bem pensado, como pode-se observar. O ocre no quadro se alinha com o tom amarronzado da marcenaria e do painel em pedra por trás.

cores na decoração de uma sala de estar com parede do fundo de tijolo branco, sofá e poltrona brancos, móveis em madeira a bambu e detalhes da decoração como almofadas e vasos em tons de amarelo, verde e laranja

Aqui temos uma casa de praia, onde permite cores mais alegres na decoração. Mas observe que a dinâmica é a mesma: uma base mais clara, para brincarmos com as cores vivas nas almofadas amarelas, que formam uma composição com os diferentes tons de marrom.

Por ser um ambiente de praia, usamos mais fibras, madeiras e as cores ficam mais fortes nos objetos e almofadas.

cores na decoração em sala de estar com painel de madeira em duas paredes, sofá cinza claro com almofadas cinzas e bordô, poltronas bordô (uma de cada lado), mesa de centro preta e porta de vidro aberta para integração com a varanda a direita

Olhe que interessante esse vinho das poltronas no mesmo tom de algumas almofadas. Ele jogou com os tons de cinza e o painel em marcenaria, deixando harmônico o ambiente.

Como a cor do mobiliário é mais leve, as artes também claras, temos um pouco da sensibilidade que mencionamos no início do texto, sem cair no exagero.

cores na decoração em sala de estar integrada com sala de jantar, painel de madeira e mesa de jantar com 8 cadeiras estofadas em cinza ao fundo, sofá cinza claro a esquerda, duas poltronas verdes a frente, tv em painel branco a direita e mesa de centro de vidro com pés de madeira

O branco e o preto nas artes junto ao painel de madeira trouxeram sofisticação para este living em tons mais neutros.

O tapete e móveis da televisão, também mais sóbrios, permitiram brincar com tons mais fortes.

O avermelhado meio fechado da manta casou com o verde das poltronas, do buffet e ainda coube introduzir uma cadeira com almofada vermelha.

cores na decoração em ambiente amplo com tons de azul, marrom e madeira

Nesse ambiente a parede azul entra em harmonia com o sofá.

O restante é um tom marrom meio castor, compondo uma neutralidade, desde as poltronas, cadeiras da mesa ao painel em marcenaria, dando aconchego para o ambiente.

cores na decoração em escritório com estilo industrial, cor predominante cinza com detalhes em laranja na divisão entre as mesas e plantas nas laterais

Deixamos para o final, um projeto conceitual de um ambiente corporativo, que de tão harmonioso e convidativo, você se sente em casa. Como eles têm um branding laranja e azul, seguimos por essa linha.

E combinou com a proposta da empresa, que é uma startup de tecnologia de investimentos, então trouxemos todo um conceito jovem e moderno para o empreendimento, que é um escritório de dois andares.

Na área de trabalho, o vibrante do laranja se destaca, mas está em equilíbrio. Também utilizamos plantas, deixando um ambiente gostoso no escritório.

cores na decoração de lounge de empresa, ambiente amplo com sofá, mesa de bilhar e jogos. Cor predominante cinza com detalhes em laranja e azul turquesa

Aqui é a área de descontração, mesclando o laranja, que estimula a socialização, e o azul, no piso e nas almofadas, trazendo calma e tranquilidade para o ambiente.

São projetos inspiradores com misturas de cores muito bem estudadas e planejadas.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Quer FAZER SEU projeto como A GENTE?

Conteúdos Relacionados

Projeto Casa Vila Madalena

Antes Depois FICHA TÉCNICA DO PROJETO LocalizaçãoVila Madalena – SP Tamanho500 m² O que foi feito: Projeto Gestão e acompanhamento dos fornecedores Compra de Mobiliário,

Leia mais

PROJETOS