Como deixar um ambiente acolhedor com pé direito duplo

Apartamento no Alto da Lapa integra ambientes e investe em marcenaria para dar personalidade e aconchego

Este apartamento de 350 m² no Duo Alto da Lapa, com pé direito duplo na área social, foi inteiro reformado para receber os novos moradores. Um casal com dois filhos adolescentes procurava por um espaço maior para receber familiares e amigos.

A amplitude proporcionada por este pé direito duplo, situado na área social, atraiu a família, que poderia desfrutar de uma vista incrível desde a sala deste apartamento, que fica acima do vigésimo andar do edifício.

O apartamento já tinha sido habitado, foi preciso reformá-lo inteiro para transformar em um apartamento que, além de sofisticado, tivesse um ambiente aconchegante e contemporâneo e que o espaço da varanda fosse bem explorado.

“Quando compramos o novo apartamento, queríamos uma reforma que contemplasse todos os anseios da família, incluindo os desejos de nossos filhos, já adolescentes. Na busca pelo profissional ideal pela internet, deparamo-nos com o estilo Marília Veiga”, comenta o proprietário.

No projeto de arquitetura de interiores, decidimos que o piso da sala, que já tinha uma qualidade muito boa, em mármore branco thassos, fosse aproveitado e restaurado. No restante do apartamento, todos os revestimentos foram substituídos. O trabalho em marcenaria é bastante presente nesse projeto, trazendo charme e acolhimento.

“Na reunião inicial, a empatia foi imediata, Marília e sua equipe foram extremamente gentis, e altamente esclarecedores quanto ao desenrolar da obra que seria grande. Posteriormente, nova satisfação com a apresentação do belíssimo projeto, superando nossas expectativas. Tudo transcorreu conforme orientado, com uma equipe sensacional de engenheiros e arquitetos”, completa a proprietária.

Living e sala de jantar com pé direito duplo

Integração dos espaços – Para os moradores contemplarem ainda mais a vista, entre a área social e o terraço, os caixilhos das portas, que eram estreitos, foram substituídos por portas camarão de vidro, o que integrou o ambiente. A porta quando fechada também dá a possibilidade de isolar essas duas áreas, dando privacidade aos adolescentes pra ficarem no terraço, curtindo os amigos, e os adultos ficarem na parte interna da casa.

O terraço foi pensado para trazer um ambiente completo e funcional. Fizemos três espaços, a parte da churrasqueira, totalmente reformulada, traz uma bancada, com gavetões para guardar utensílios. Acompanha essa área, um cooktop e frigobar, uma grande mesa de jantar e um outro espaço com televisão para o lazer da família.

“Esse apartamento tem uma característica muito diferente, ele tem duas mesas de jantar, porque eles costumam receber muitas pessoas. Uma mesa de jantar no living, que é a parte social para oito pessoas e no terraço tem uma mesa de jantar maior, com doze lugares”, destaca Marília Veiga.

Para trazer um acolhimento no living com o pé direito duplo, colocamos um painel em madeira à meia altura na parede, o que proporcionou um ambiente mais aconchegante.

Na sala de jantar de oito lugares, um lindo buffet serve como peça de apoio. Para diferenciar uma sala de jantar da outra, que acabam ficando muito próximas, fizemos os lustres em formatos diferentes conversando, um em palito, outro em arco, o que deu toque ainda mais especial.

Aliado a esse espaço, foi criada uma espécie de divisória em madeira Itapuã que separa a sala de jantar e o home theater.

“Fizemos o desenho deste móvel que serve como uma divisória. Alguns lugares você tem a madeira, em outros pontos espelho e algumas partes vazadas, o que dá um efeito bem interessante de integração”, comenta Marília.

Essa divisória deu um movimento interessante, com um toque escultural.

Aliado a esse espaço, colocamos um gostoso home theater e ao lado dele, uma estante com nichos assimétricos, compondo o ambiente. A luz de led entre os nichos propiciou uma iluminação indireta ao ambiente, que ficou encantador.

O sofá automático, permite que se levante os pés para assistir televisão com mais conforto.

Uma caixa em marcenaria customizada com uma fita de led, corre todo o forro da galeria de entrada e desce até o painel, dando um ar contemporâneo ao espaço.

Nessa mesma galeria, um painel em marcenaria camufla as quatro portas na parede, que são a do lavabo, de acesso à cozinha, a porta de entrada e a porta que vai para a parte íntima.

O lavabo tem uma concepção especial em nosso projeto de arquitetura de interiores, porque é um ambiente bastante frequentado pelas visitas e precisa trazer sofisticação e beleza.

O espelho ganhou uma iluminação indireta, a pintura da parede tem um efeito marmorizado, uma das especialidades da Marília Veiga interiores, que torna o ambiente muito charmoso, e uma cuba esculpida na própria pedra de mármore. “Ficou um banheiro diferente, sofisticado, com tudo desenhado e feito sob medida”, diz Marília.

A cozinha ganhou uma nova concepção – Essa parte precisou ser toda repensada. No planejamento de arquitetura de interiores para este ambiente, pensamos em uma copa integrada com armários feitos em marcenaria, com gavetões práticos para abrir e ótimos para guardar panelas. Acima dos armários, foi planejada uma torre com um cooktop e micro-ondas, o que dá mais espaço para o ambiente.

“Para quem usa muito a cozinha, gosta de cozinhar, essa torre tem sido muito pedida pelos clientes”, salienta Marília.

A bancada em forma de mesa que compõe a cozinha traz um ar de sofisticação combinando com as cores dos armários, de um tom mais quente, trazendo um aquecimento e personalidade para a cozinha.

Em cada canto, um detalhe conceitual – O apartamento tem 4 suítes, uma master para o casal, uma para cada filho e outra de hóspedes.

Na suíte de casal, o diferencial é o banheiro com um espaço bem amplo, onde pudemos fazer um grande box, e colocar uma banheira dentro, com chuveirinhos ao lado.

Um chuveiro foi instalado dentro do box, sem integrar a banheira, de forma que a pessoa não precise entrar na banheira para tomar banho. Acompanha a parede do chuveiro um nicho de pedra para colocar shampoos e sabonetes, dispensando o uso de prateleiras, trazendo elegância e sofisticação.

As pedras usadas são as smart stones, que são os novos porcelanatos, com o mesmo desenho das pedras naturais, mas que trazem mais resistência e aderência.

Em outra suíte, uma mesa de estudo com um nicho em cima compõe um quarto jovial, com uma cama um pouco mais larga, gostosa de dormir, com um delicado pendente que vem do teto.

Os quartos e ambientes de TV são em cortinas de tecido, para proporcionar um ambiente acolhedor.

No espaço entre os dormitórios foi planejada uma sala íntima, com um pequeno home theater, sem precisar ir até a sala para assistir alguma coisa. Além de um espaço home office para ser usado por toda a família.

O apartamento foi todo automatizado. O som ambiente acompanha todos os cantos da casa, que tem automação também na iluminação e nas cortinas do home theater externo e do pé direito duplo.

Cada ambiente foi muito bem planejado e elaborado. “Eu e meu marido apenas ‘passeávamos’ na obra, observando ansiosamente cada evolução do projeto, o que é algo bastante acalentador para uma reforma como foi a nossa. Tivemos a entrega de um apartamento maravilhoso, impecável e de extremo bom gosto, que agradou a todos… filhos, parentes e amigos! Além de um apartamento sensacional. Particularmente, ganhei, também, uma querida amiga, Marilia Veiga!”, declara a proprietária.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Quer FAZER SEU projeto como A GENTE?

Conteúdos Relacionados

Projeto Casa Vila Madalena

Antes Depois FICHA TÉCNICA DO PROJETO LocalizaçãoVila Madalena – SP Tamanho500 m² O que foi feito: Projeto Gestão e acompanhamento dos fornecedores Compra de Mobiliário,

Leia mais

PROJETOS