fbpx
reforma de apartamento

REFORMA DE APARTAMENTO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

reforma de apartamento

 

Em primeiro lugar, quando se pensa em uma reforma de apartamento, muitas dúvidas e até alguns medos podem surgir. De fato, esse é um mundo desconhecido da maioria dos nossos clientes e isso pode assustar. Afinal, o que se ouve falar a respeito de reformas é: que o orçamento sempre estoura, que nunca termina no prazo e que nunca acontece conforme planejado.

Na verdade, é para isso que estamos aqui, para que você possa reformar o seu apartamento novo ou usado, respeitando o projeto, os prazos e o orçamento. A saber, essa é a nossa expertise, nosso dia a dia há tantos anos. Por isso, hoje quero falar a respeito da reforma de apartamento. 

Realmente, as principais questões são o prazo e o orçamento. Mas, é fundamental entender melhor cada etapa de um projeto e tudo que uma reforma demanda. Dessa forma, você terá mais segurança em contratar uma equipe especializada para realizar o seu sonho

Como se preparar para começar a reforma de apartamento? 

Em primeiro lugar, lembre-se que tudo começa com um planejamento. Ou seja, você precisa ter em mente alguns detalhes. Por exemplo: 

  • seu budget, ou seja, quanto quer investir na reforma;
  • além disso, o prazo do qual você pode dispor;
  • e enfim, se irá gerenciar tudo por conta própria ou se contará com ajuda especializada

Entretanto, aqui acho importante fazer uma diferenciação, entre reformar um apartamento novo e um usado

 

reforma de apartamento

Reforma de apartamento novo 

Em geral, um apartamento novo, recém entregue pela construtora, não possui a maioria dos revestimentos. Assim, apenas em áreas molhadas normalmente são revestidas. Mas, geralmente é entregue sem piso, sem forro de gesso e outras coisas que o tornam habitável. Portanto, não estou nem falando em beleza, mas sim em condições de receber moradores. 

Então, nesses casos é necessário realizar alguns serviços. Por exemplo: 

  • instalar os pisos
  • instalar revestimentos e/ou trocar os que foram deixados pela construtora, mas que não agradam os clientes;
  • fazer a pintura;
  • colocar papel de parede;
  • trocar os metais;
  • instalar toda a marcenaria;
  • fazer a adequação dos pontos de iluminação;
  • fazer remoção ou deslocamento de paredes para ampliação e integração de ambientes. 

 

Reforma de apartamento usado 

Por outro lado, no caso de um imóvel usado, construído há 10, 20, 30 anos ou mais há outras demandas. Ou seja, ele necessita de atualizações que vão além da arquitetura, dos acabamentos e da decoração. Por exemplo, alguns deles podem envolver a parte elétrica e também a hidráulica

Mas, antes de tudo, é preciso lembrar que imóveis não são descartáveis. Isto é, se você mora em um apartamento que está antiquado e precisa ser trazido para o século XXI, vale a pena cogitar uma reforma e não pensar diretamente na troca do imóvel

Acima de tudo, essa decisão precisa considerar outros fatores. Por exemplo, a localização e a infraestrutura do bairro. Além disso, veja se ele atende as necessidades de sua família em outros quesitos, como no deslocamento para as atividades regulares.

Por que ter ajuda especializada na minha reforma de apartamento?

Aliás, quando eu falo em contar com ajuda especializada, significa que você terá profissionais gerenciando sua obra. Isto é, administrando também seu orçamento e fazendo de tudo para que o prazo seja cumprido. Assim, você pode esperar tranquilamente o momento da entrega do projeto. 

Dessa forma, você fica livre de ter que contratar fornecedores, fazer as compras de todos os materiais e acompanhar as entregas dos produtos. Além disso, não se preocupa com a execução dos serviços e, claro, em gerenciar eventualidades que geralmente surgem no meio do caminho.

Então, saiba que se você optar por fazer tudo por conta própria, precisará orçar e contratar diretamente:

  • a equipe da reforma civil (pedreiros ou empreiteiros);
  • eletricistas e empresas de automação;
  • encanadores;
  • gesseiros;
  • pintores;
  • marceneiros;
  • entre outros. 

Além disso, você terá que comprar todos os materiais indicados por cada um desses fornecedores. A saber, precisará ainda gerenciar os prazos e tudo mais, como eu já disse. 

Entretanto, apesar de alguns clientes preferirem receber o apartamento pronto para a mudança, outros gostam de se envolver de forma mais direta e efetiva nos processos. Por isso, ainda que conte com o nosso suporte, a escolha dos materiais é feita por você, sempre direcionada pelo nosso conhecimento.

Assim, nós vamos juntos visitar fornecedores, showrooms e lojas, de forma que a sua casa dos sonhos tenha também a sua assinatura

Quer saber como
transformamos apartamentos?

Os principais erros em reformas de apartamento 

Provavelmente os principais medos das pessoas em reformar estão relacionados aos principais erros que cometem. Ou seja, esses erros levam a problemas que geram os medos.

 

reforma de apartamento

 

Não planejar sua reforma de apartamento

Dessa forma, o maior de todos os erros em uma reforma é: não ter um planejamento. Inclusive, existe uma frase, atribuída a Benjamin Franklin, que diz: “Se você falha em planejar, está planejando falhar”. 

Nesse sentido, podemos incluir aqui também o gerenciamento do orçamento. Ou seja, você precisa ter em mente quanto quer e pode investir nessa reforma. Assim, será possível manter essa meta. 

Comprar ou contratar tudo separado

Primeiramente, um erro muito comum é a ideia de reformar cada ambiente da casa de uma vez. Bem como comprar materiais e contratar serviços um a um, tudo separado. Entretanto, dessa forma não só o seu prazo pode sofrer um forte impacto. Mas, principalmente, o seu orçamento

Além disso, o gerenciamento de uma obra feita dessa forma pode gerar uma enorme dor de cabeça. Afinal, são muitos fornecedores, cada um com seu prazo, cada entrega feita em um momento diferente. 

Assim, o ideal é contratar tudo de uma vez, com início, meio e fim. Inclusive, de preferência sob a orientação de um profissional de interiores, que vai gerir todo o processo para você. 

 

reforma de apartamento

 

Economizar com materiais e fornecedores

Em segundo lugar, há o erro de querer economizar na reforma, comprando materiais de qualidade inferior ou em menor quantidade. Obviamente, não vamos esbanjar material. Mas, considerar a qualidade é importante para que você não tenha problemas futuros. Por exemplo, dessa forma você pode precisar de uma nova reforma em um curto prazo de tempo. 

Então, essa é mais uma vantagem de contratar um escritório de interiores especializado em reformas que vai fazer um projeto personalizado. De fato, você poderá ter a segurança de que a quantidade de material adquirida será condizente com o projeto. 

Ademais, os fornecedores indicados têm qualidade em seus produtos e serviços, fornecem garantias e executarão sua parte do projeto sob supervisão. Assim, você terá a garantia de que tudo será feito conforme contratado, sem desperdício de recursos.

Por falar nisso, o gerenciamento ou a supervisão da reforma é indispensável para que tudo funcione de acordo com o projeto e dentro do prazo

 

Não ter atenção às regras do condomínio 

Com certeza esse é um erro que pode trazer muita dor de cabeça para qualquer proprietário. Uma vez que pode repercutir em reclamações dos vizinhos e/ou multas. Afinal, cada prédio ou condomínio tem as suas regras e também há legislações que precisam ser observadas 

Principalmente agora na pandemia, quando muitos locais estão restringindo a circulação de pessoas, os horários de trabalho e exigindo ainda mais equipamentos de segurança (EPIs). Por isso, antes de iniciar a obra, é fundamental conhecer todas as normas e regras. Não só isso, mas também ter as devidas autorizações para que tudo transcorra da melhor forma possível. 

Entretanto, se você contar com o nosso suporte profissional, não precisará se preocupar com isso! 

 

reforma de apartamento

 

Escolher mobiliário e itens de decoração em tamanhos e cores inadequados

Além disso, outra certeza que você pode ter quando contrata um arquiteto de interiores é que os móveis planejados ou comprados terão os tamanhos e cores adequados aos espaços e ao projeto aprovado por você. Afinal, um erro muito comum de quem faz obras ou decoração por conta própria é a aquisição de mobiliário, quadros, tapetes e cortinas em tamanhos inadequados. 

A saber, acima de tudo, inclusive da estética, precisa estar a funcionalidade do ambiente. Em primeiro lugar, para que haja um bom espaço para circulação. Em segundo lugar, para que todos os itens que compõem a decoração estejam em harmonia, tanto em seu tamanho, quanto nos materiais e cores.

Ainda mais, é importante tomar cuidado com tendências datadas para itens muito duráveisPor exemplo, os revestimentos, porque elas podem passar rapidamente e tornar o seu novo apartamento obsoleto. Dessa forma, muito em breve você precisará de uma nova reforma.

Assim, uma forma melhor de inserir as tendências no projeto seria por meio da pintura, papel de parede, mobiliário e itens decorativos. Afinal, esses itens são mais fáceis de serem trocados.

Um projeto de interiores leva
sofisticação para seu apartamento

Reformas de apartamento de alto padrão 

Embora todo projeto tenha características muito similares, quando se fala em um apartamento de alto padrão alguns fatores merecem atenção especial. Principalmente porque impactam diretamente nos prazos. 

Em primeiro lugar, quero destacar a contratação de prestadores de serviço e fornecedores renomados no mercado. A saber, são empresas conhecidas em âmbito nacional e também internacional, idôneas e de altíssima qualidade. Assim, podemos ter a segurança de que os materiais utilizados serão de primeira linha e extremamente duráveis. 

Nesse sentido, é importante prestar atenção aos prazos de entrega do mobiliário, eletrodomésticos e outros itens importados. Afinal, muitos deles precisam ser encomendados. Além disso, neste momento, esse processo pode ser afetado pela pandemia de alguma forma.

Todavia, é possível encontrar, principalmente em São Paulo, fornecedores das melhores marcas globais. Inclusive, boa parte delas vindas da Europa, especialmente da Itália. Assim, a escolha desses itens pode ser feita in loco, diretamente na loja, observando-se bem todas as opções disponíveis e possibilitando até personalizações.  

 

reforma de apartamento

 

Inspirações de Reforma de Apartamento Marília Veiga 

Por fim, acho interessante compartilhar um apartamento que nós trabalhamos criando o projeto e fazendo todo o gerenciamento da obra. Assim, no fim entregamos um imóvel completamente diferente aos clientes.

Afinal, é um apartamento maravilhoso que fizemos no ACL Morumbi, com 1.200m2, um pé direito incrível e muita luz natural. Nesse caso, pegamos o imóvel no contrapiso e fizemos tudo. A saber:

  • Projeto;
  • Automação;
  • Gestão e acompanhamento dos fornecedores, inclusive da reforma civil;
  • Escolha dos acabamentos;
  • Iluminação;
  • Compra de mobiliário, cortinas e tapetes;
  • Especificação de marcenaria;
  • Produção final com objetos decorativos.

Então, confira as fotos:

 

reforma de apartamento

reforma de apartamento

reforma de apartamento

reforma de apartamento

reforma de apartamento

reforma de apartamento

reforma de apartamento

 

Enfim, agora que você já sabe tudo o que precisa a respeito de uma reforma de apartamento, chegou a hora de conhecer os nossos serviços! Com certeza podemos ajudar a realizar o seu sonho, poupando você de estresse! Então, preencha o formulário e aguarde nossa equipe entrar em contato com você! 

Quer conhecer mais projetos
residenciais da Marília Veiga interiores?

Marília Veiga Interiores

Reformar Apartamento Antigo com Marília Veiga

Olá eu sou Marília Veiga, há mais de 40 anos trabalhamos com projeto e acompanhamento de reformas e decorações voltadas para imóveis de alto padrão, sejam residenciais ou corporativos.

Transformar é a nossa missão! Afinal, através dos nossos projetos trazemos mais qualidade de vida para nossos clientes!

Temos um conceito contemporâneo, com linhas neutras, sempre alinhando o designaconchego Nosso foco é no uso dos ambientes e não somente na estética. Além disso, o atendimento personalizado e o processo de trabalho são os nossos grandes diferenciais, proporcionado resultados de sucesso. Afinal possuímos 4 décadas de experiência com um amplo portfólio de trabalhos realizados no Brasil e no exterior.

Projetos Recentes